A LATAM anunciou recentemente aos seus passageiros a suspensão de duas rotas com destino ao Nordeste: Rio de Janeiro (GIG) para Natal (NAT) e São Luís (SLZ) para Teresina (THE). Confira mais detalhes na matéria!
Suspensão das rotas da LATAM
A partir do dia 30 de março de 2025, a LATAM vai suspender a operação de duas rotas. São elas:
Rio de Janeiro (GIG) – Natal (NAT)
- LA 3894
- LA 3895
São Luís do Maranhão (SLZ) – Teresina (THE)
- LA 3498
- LA 3499
A companhia afirma que a suspensão se deu por necessidades comerciais, e de que ainda não há previsão de retorno das atividades destas rotas.
Alternativas para os passageiros afetados
De acordo com publicação no LATAM Trade, a companhia está oferecendo outras opções de rotas para os passageiros afetados pela suspensão. Para aqueles que tinham voos marcados na rota Rio de Janeiro (GIG) e Natal (NAT), a companhia oferece a mudança de conexão para aos aeroportos de Guarulhos (GRU), Congonhas (CGH) e Brasília (BSB).
Já para os passageiros afetados pelo cancelamento da rota São Luís do Maranhão (SLZ) – Teresina (THE), a companhia oferece novas conexões, mas desta vez para os aeroportos de Brasília (BSB) ou Fortaleza (FOR). A LATAM também afirma que caso as novas sugestões de proteção não sejam ideais para os passageiros, há também a possibilidade de utilizas as flexibilidades definidas pela companhia de acordo com estes termos.
Meu voo foi cancelado. E agora?
Se seu voo foi cancelado, antes de tudo, mantenha a calma. Nestes momentos em que a emoção vai à flor da pele, é importante manter a calma ao exigir os seus direitos como passageiro, pois, legalmente, você não estará desamparado. Os direitos dos passageiros aéreos são reconhecidos por uma série de regulamentos e leis, sendo que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é quem regulamenta todas as questões relacionadas aos voos no Brasil.
Como passageiro, uma das resoluções mais importantes da ANAC a ter conhecimento é a Resolução 400, que, dentre tantas coisas, trata sobre os seus direitos. É justamente ela que te dará todo amparo legal caso seu voo seja cancelado – ou em outros momentos em que se sinta prejudicado pela companhia aérea.
Para mais informações, acesse esta matéria.
Comentário
Má notícia para os passageiros das rotas que serão suspensas pela LATAM. Se você possuía voos na rota, sugerimos entrar em contato com a companhia para entender como proceder. Vale ressaltar que você tem seus direitos como passageiro em casos assim, através da resolução da ANAC.
Para mais informações, acesse o site da LATAM.