A LATAM anunciou a suspensão dos voos entre Fortaleza (FOR) e Miami (MIA). A medida entrará em vigor a partir de 26 de outubro, com retorno de voos previsto para abril de 2026 — início da alta temporada do hemisfério norte. O comunicado está disponível site da companhia.
Suspensão da rota entre Fortaleza e Miami
A LATAM informou que os voos LA 8188 e LA 8189 serão suspensos a partir de 26 de outubro de 2025. Aos passageiros afetados, a companhia propõe realocá-los em voos com conexão via Aeroporto de Guarulhos ou Congonhas, este último, com troca de aeroporto.
Além disso, a reemissão será realizada de forma involuntária, mantendo a Fare basis e a construção tarifária originais.
Os passageiros que não aceitarem a proteção proposta poderão se beneficiar das flexibilidades definidas no capítulo de Remarcações Involuntárias.
Meu voo foi cancelado. E agora?
Se seu voo foi cancelado, antes de tudo, mantenha a calma. Nestes momentos em que a emoção vai à flor da pele, é importante manter a calma ao exigir os seus direitos como passageiro, pois, legalmente, você não estará desamparado. Os direitos dos passageiros aéreos são reconhecidos por uma série de regulamentos e leis, sendo que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é quem regulamenta todas as questões relacionadas aos voos no Brasil.
Como passageiro, uma das resoluções mais importantes da ANAC a ter conhecimento é a Resolução 400, que, dentre tantas coisas, trata sobre os seus direitos. É justamente ela que te dará todo amparo legal caso seu voo seja cancelado – ou em outros momentos em que se sinta prejudicado pela companhia aérea.
Para mais informações, acesse este post.
Comentário
Em contato com o PP, a Secretaria de Turismo do Estado do Ceará informou que a suspensão da rota entre Fortaleza e Miami ocorreu porque a LATAM está utilizando as aeronaves nessa mesma base para ampliar a operação entre Fortaleza e Lisboa, que seguirá reforçada até o fim de março de 2026. A previsão da companhia é retomar os voos para Miami a partir de abril de 2026. Caso você tenha passagens nessa rota, recomendamos entrar em contato diretamente com a LATAM para verificar as opções disponíveis. Vale ressaltar que você tem seus direitos como passageiro em casos assim, através da resolução da ANAC.
Para mais informações, acesse o site da LATAM.