Devido a atual situação com o coronavírus, as três companhias aéreas nacionais – Azul, GOL e LATAM – tiveram que ajustar suas malhas em função da queda da demanda. Para atender o passageiro que precisa voar durante este período, as companhias disponibilizaram páginas específicas em seus sites com os voos domésticos que serão operados durante o mês que vem. Neste post você confere um resumo dessas páginas.
Azul
A companhia disponibiliza em seu site a lista de voos com a possibilidade de filtrar pela origem desejada. A lista é referente aos voos a partir de 01/04.
- Para acessar as informações de voos da Azul, clique aqui.
Nós entramos em contato com a assessoria de imprensa da companhia, que nos mandou a seguinte nota:
Atualmente, em sua malha doméstica, a companhia está operando em:
Belém, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Cuiabá, Campo Grande, Curitiba, Fernando de Noronha, Florianópolis, Goiânia, Juazeiro do Norte, Manaus, Montes Claros, Palmas, Petrolina, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro – Santos Dumont, São Luís, Salvador, Tefé, Tabatinga, Uberlândia, Vitória.
Na operação internacional, a Azul tem mantido um voo semanal de Campinas para Fort Lauderdale, Orlando e Lisboa.
A partir de 23 de abril, companhia volta a voar em Boa Vista (RR), Santarém (PA), Altamira (PA) e Macapá (AP) e, em 04 de maio, nas cidades de Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Marabá (PA) e Fortaleza (CE). Chapecó (SC), Teresina (PI), São José do Rio Preto (SP) e Sinop (MT) voltam a receber aeronaves da companhia em 11 de maio. Ainda não há previsão para a retomada dos voos nas demais bases.
Além disso, a companhia destaca que segue reforçando a limpeza de todas as aeronaves a cada voo e à noite, de acordo com os processos recomendados pelas autoridades competentes, além de orientar os Tripulantes para se atentarem as medidas de higiene recomendadas pelo Ministério da Saúde. Kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido abastecem os aviões a cada novo voo e estão à disposição para uso dos Clientes e dos Tripulantes da Azul, quando necessário. A companhia tem usado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina o vírus da COVID-19 em 99,99% dos casos. Com o produto e a limpeza dupla nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores, a Azul vem atendendo todas as normas de procedimento de limpeza, desinfecção e contaminação determinadas pela Anvisa.
GOL
Após anunciar que só irá operar para as capitais, a companhia disponibiliza em seu site a lista de voos com a possibilidade de filtrar, além da origem desejada, o mês das operações, mostrando as informações tanto de abril quanto de maio.
- Para acessar as informações de voos da GOL, clique aqui.
Exemplo:
LATAM
A companhia disponibiliza em seu site a lista de voos que estão sendo operados, porém sem a possibilidade de filtrar as cidades. Recomendamos que utilize a ferramenta de busca de palavras de seu navegador.
- Para acessar as informações de voos da LATAM, clique aqui.
Exemplo:
Malha aérea essencial
Diante do impacto causado pela pandemia (COVID-19), a ANAC, CADE, Ministérios da Economia e da Infraestrutura coordenaram com as companhias aéreas com voos domésticos a malha aérea nacional essencial que valem até o final de abril, de modo a integrar as capitais e principais cidades do país pelo serviço aéreo. Além das capitais dos 26 estados e o Distrito Federal, outras 19 cidades do país serão atendidas.
Consulte a lista de cidades e as companhias que estão operando para cada uma delas aqui.
Transporte gratuito para profissionais da saúde
Além disso, as três principais companhias aéreas que atuam no Brasil estão oferecendo o transporte gratuito para os profissionais da saúde atuando no combate ao COVID-19. Saiba mais nos links abaixo:
- Azul – clique aqui
- GOL – clique aqui
- LATAM – clique aqui
Você chegou a voar durante este delicado período que a aviação está passando?
Conte sua experiência abaixo!