A Lufthansa anunciou, nesta sexta-feira (17), a incorporação da ITA Airways no grupo de companhias aéreas cuja a companhia alemã é dona. A incorporação é resultado de uma aquisição de 41% do grupo alemão nas participações da companhia aérea italiana. O restante continuará, por enquanto, sob controle do Ministério da Economia e das Finanças da Itália (MEF).
Incorporação da ITA Airways pela Lufthansa
A compra dos 41% da participação da ITA Airways pelo Grupo Lufthansa foi anunciado em 2023. Há época, as partes esperavam apenas aprovação do Conselho de Aviação Europeu para fechar negócio.
A finalização do acordo se deu após meses de conversas e autorização das autoridades competentes, sendo elas o Tribunal de Contas da Itália e à Direção-Geral de Concorrência da União Europeia.
Por fazer parte do Grupo Lufthansa, a ITA continuará sendo uma companhia autônoma e com a sua própria administração em linha com as estratégias do grupo.
A companhia se beneficiará da sinergia do grupo, tendo acesso à rede de parceiros, gerenciamento de receita e uso dos demais canais globais de venda, tornando-se a oitava empresa operadora do grupo, que hoje conta com: Austrian Airlines, Eurowings, AirDolomiti, Edelweiss, Discover Airlines e SWISS.
O anúncio da chegada da ITA Airways no Grupo Lufthansa foi publicado nas redes sociais. Confira:
O que podemos esperar?
Em julho do ano passado, a companhia aérea italiana anunciou a troca de alianças, saindo da SkyTeam para incorporar o grupo de companhias Star Alliance – na qual a Lufthansa é uma das fundadoras.
Com a chegada da ITA Airways no Grupo Lufthansa, podemos esperar novidades, principalmente nos segmentos de passageiro frequente, uma vez que a companhia italiana fará parte da Star Alliance.
Deste modo, o passageiro poderá utilizar milhas na Lufthansa, TAP, United, entre outras companhias que fazem parte da aliança para resgatar voos com a ITA Airways.
Vale ressaltar que a companhia está operando para 64 destinos, sendo eles 21 rotas domésticas e 33 internacionais, inclusive tendo uma operação diária para São Paulo e para o Rio de Janeiro.
Conheça a Star Alliance
A Star Alliance é uma aliança aérea mundial criada em 1997 por cinco companhias: Air Canada, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Thai Airways e United Airlines. De forma pioneira, essas empresas se juntaram com objetivo de trabalhar em conjunto para oferecer aos clientes em todo o mundo uma experiência de viagem aperfeiçoada.
Atualmente, a Star Alliance compreende 26 companhias aéreas, cada uma com sua própria cultura e estilo de serviço distintos. Os membros da aliança se reúnem em mais de 50 hubs pelo mundo para oferecer conexões sem problemas através de uma rede global líder mundial. Com sua rede, a Star Alliance consegue conectar 98% dos países do mundo.
Vale lembrar que neste ano a aliança venceu novamente o prêmio de “Melhor Aliança de Companhias Aéreas” da Skytrax, o Oscar da aviação.
Quais são os membros da Star Alliance?
A Star Alliance tem como membros as seguintes companhias aéreas: Aegean Airlines, Air Canada, Air China, Air India, Air New Zealand, ANA – All Nippon Airways, Asiana Airlines, Austrian, avianca, Brussels Airlines, Copa Airlines, Croatia Airlines, Egyptair, Ethiopian Airlines, EVA Air, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, SWISS, TAP Air Portugal, Thai Airways, Turkish Airlines e United.
Para saber mais sobre a aliança, leia essa matéria sobre o assunto.