A Azul informou novas mudanças em seu programa de fidelidade, que entrarão em vigor a partir do dia 1° de abril. Entre elas, estão os novos prazos na validade dos pontos, pontuação em voos Azul, número de beneficiários por nível e teto máximo de resgate. Elas seguem as demais alterações anunciadas entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Confira!
☞ pular para…
- Mudanças no Azul Fidelidade
- Validade dos Pontos Azul
- Acúmulo de pontos por voos Azul
- Teto máximo de resgate para voos domésticos
- Número de beneficiários e alteração no tempo de carência
- Comentário
Mudanças no Azul Fidelidade
Antes de tudo, em fevereiro deste ano, a Azul anunciou aos membros do seu programa de fidelidade, agora oficialmente Azul Fidelidade, uma série de novidades que serão implementadas a partir de 1º de abril. As principais mudanças ocorrem nos critérios de qualificação para categoria no programa, que, além de novos requisitos, passam a contar também com Trechos Qualificáveis para subir de nível. De acordo com a empresa, as mudanças têm como objetivo tornar o programa mais recompensador para o viajante que prioriza a companhia aérea, além de fácil de usar.
Confira todos os detalhes no vídeo a seguir:
No entanto, no momento da divulgação, alguns detalhes ainda não tinham sido revelados, tais como validade dos pontos Azul. Hoje (14), contudo, o programa divulgou mais novidades em seu site oficial, as quais vamos explorar nesta matéria.
Validade dos pontos Azul
No primeiro anúncio oficial, a Azul já tinha adiantado que haveria novidades em relação à validade dos Pontos Azul. Atualmente, o prazo de validade dos pontos é o mesmo para todos os membros, independente do seu nível de status. No entanto, o programa oferece condições de validade diferenciadas para membros do Clube Azul e portadores dos cartões Azul Itaú da seguinte forma:
Pontos acumulados no Azul Fidelidade
- Todos os membros – 2 anos.
Para membros assinantes do Clube Tudo Azul
- Clubes 1.000, 3.000 e 5.000 – 3 anos;
- Clubes 10.000 e 20.000 – não expiram.
Para portadores dos cartões Azul Itaú
- Cartões Azul Itaú categorias Internacional e Gold – 2 anos;
- Cartão Azul Itaú categoria Platinum – 3 anos;
- Cartão Azul Itaú Visa Infinite – não expiram.
A partir de 1º de abril, todavia, as regras mudarão. O tempo de validade dos pontos vai alterar dependendo tão somente do nível em que ele faz parte. Confira:
- Nível Básico: 2 anos;
- Nível Topázio: 3 anos;
- Nível Safira: 4 anos;
- Nível Diamante: 5 anos.
Vale ressaltar, no entanto, que nada muda em relação aos assinantes do Clube 10.000, 20.000 e portadores do cartão Azul Visa Infinite. Para todos, os pontos não expiram.
Acúmulo de pontos por voos Azul
Outra mudança que a Azul anunciou foi no acúmulo de pontos por voos Azul, o qual é calculado a cada real que o cliente gasta comprando passagens na Azul. Nos dias de hoje, esse acúmulo funciona da seguinte forma:
- Nível Básico: 1 ponto por real gasto em qualquer tarifa;
- Nível Topázio: 1 ponto por real gasto na Tarifa Imperdível; 1,5 ponto na Tarifa Azul; 1,5 pontos nos voos EUA/Europa e 3 pontos na Tarifa Mais Azul;
- Nível Safira: 1 ponto por real gasto na Tarifa Imperdível, 2 pontos na Tarifa Azul e em voos EUA/Europa e 4 pontos na Tarifa Mais Azul;
- Nível Diamante: 1 ponto por real gasto na Tarifa Imperdível, 3 pontos na Tarifa Azul e em voos EUA/Europa e 6 pontos na Tarifa Mais Azul.
No entanto, a partir de abril a Azul vai excluir o cálculo de pontos baseados em tarifas, passando a ser calculado deste modo:
- Nível Básico: 1 ponto por real gasto em qualquer tarifa, incluindo voos nos EUA/Europa;
- Nível Topázio: 2 pontos por real gasto em qualquer tarifa, incluindo voos nos EUA/Europa;
- Nível Safira: 3 pontos por real gasto em qualquer tarifa, incluindo voos nos EUA/Europa;
- Nível Diamante: 4 pontos por real gasto em qualquer tarifa, incluindo voos nos EUA/Europa.
Atenção: o novo cálculo de acúmulo de pontos por voos Azul não abrange os pontos qualificáveis. Eles seguem sendo 1 ponto por cada R$ gasto, conforme anunciado em fevereiro.
Teto máximo de resgate para voos domésticos
Em contrapartida, haverá também mudança na precificação máxima para resgates de voos domésticos com pontos Azul. Atualmente, todos os níveis têm um teto de 90 mil pontos, ou seja, o cliente jamais pagará mais do que este valor para resgatar um voo dentro do Brasil.
Contudo, a partir de abril, o teto vai variar conforme os níveis no programa. Veja a seguir:
- Nível Básico: 130 mil pontos Azul;
- Nível Topázio: 120 mil pontos Azul;
- Nível Safira: 110 mil pontos Azul;
- Nível Diamante: mantém 90 mil pontos Azul.
Número de beneficiários e alteração no tempo de carência
A Azul também vai atualizar o número de beneficiários por nível no seu programa, além de abaixar o tempo de carência no caso de alterações desses beneficiários. Atualmente, é possível cadastrar até 5 beneficiários para resgate de passagens com pontos, independente de seu nível no programa. Mas a partir de 1° de abril esse número varia conforme o nível do cliente:
- Nível Básico: até 5 beneficiários;
- Nível Topázio: até 6 beneficiários;
- Nível Safira: até 7 beneficiários;
- Nível Diamante: até 8 beneficiários.
O tempo de carência para caso de alterações de beneficiários também vai mudar, passando de 60 para 30 dias.
Comentário
No geral, as mudanças foram positivas no Azul Fidelidade. Principalmente no que diz respeito ao número de beneficiários, que agora será de até 8 cadastrados, além de menor tempo de carência para a mudança do CPF. Ainda, destaca-se a validade dos pontos, que passará a ser maior dependendo do nível do cliente por lá. Dessa forma, a notícia que menos agrada é a mudança nos valores do teto de resgate em voos domésticos, que aumentou para todos os níveis, exceto para os clientes Diamante.
De toda forma, vale ressaltar que as alterações só entram em vigor a partir de 1° de abril de 2024. Neste sentido, recomendamos a leitura do nosso texto “Promoções com o Azul Fidelidade – vale a pena aproveitá-las antes das mudanças de abril?“, em que exploramos o porquê de aproveitar as campanhas vigentes tendo em vista o nível Diamante e, também, o resgate da passagem cortesia para bilhetes emitidos com pontos.
O que achou dessas novas mudanças no Azul Fidelidade? Para mais informações, acesse o site da Azul.