fbpx

Norwegian não voará mais para o Rio de Janeiro

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Norwegian publicou em seu site o fim de algumas rotas operadas no período pré-pandemia. Entre essas rotas, está a única que a companhia operava para o Brasil, que conectava Londres ao Rio de Janeiro.

Norwegian Rio de Janeiro

Com a decisão, todos os voos de longa distância deixarão de ser operados. A Norwegian optará por oferecer voos curtos em rotas dentro da Europa. “A rede de curta distância sempre foi a espinha dorsal da Norwegian e formará a base de um futuro modelo de negócios resiliente”, disse Jacob Schram, CEO da Norwegian, em uma nota publicada no site da companhia.

Segundo dito pela empresa, o plano atual é atender a esses mercados com cerca de 50 aeronaves de corpo estreito (narrow-body) em operação para o ano de 2021 e aumentar esse número para cerca de 70 aeronaves em 2022. “Tenho o prazer de apresentar hoje um plano de negócios robusto, que proporcionará um novo começo para a empresa. Ao focar nossa operação em uma rede de curta distância, pretendemos atrair investidores existentes e novos, atender nossos clientes e apoiar a infraestrutura mais ampla e a indústria de viagens na Noruega, nos países nórdicos e na Europa”, disse Schram.

O Boeing 787 Dreamliner que a companhia usava em rotas mais longas, não deverá ter mais funcionalidade na empresa. Contudo, nada foi falado sobre um possível adeus às aeronaves do modelo.


Corte de gastos

A Norwegian tem como objetivo reduzir a dívida para cerca de 20 bilhões de NOKs, e levantar 4-5 bilhões em novo capital por meio de uma combinação de emissão de direitos aos acionistas atuais, colocação privada entre outros acordos. A empresa também voltou a dialogar com o governo norueguês sobre a possível participação do Estado no novo plano de negócios.

“Nosso foco é reconstruir uma Norwegian forte e lucrativa para que possamos proteger o máximo de empregos possível. Não esperamos que a demanda dos clientes no setor de longa distância se recupere no futuro próximo, e nosso foco será no desenvolvimento de nossa rede de curta distância à medida que emergirmos do processo de reorganização”, disse Schram. A decisão também coloca em jogo alguns empregos, “devemos aceitar que isso terá um impacto sobre colegas dedicados de toda a empresa. Gostaria de agradecer a cada um de nossos colegas afetados por sua dedicação e contribuição incansável para a Norwegian ao longo dos anos”.


Norwegian no Brasil

Conforme dito anteriormente, a Norwegian operou brevemente para o Brasil na rota Rio de Janeiro (GIG) x Londres/Gatwick (LGW) no período pré-pandemia. O Lorenzo, em 2019, iniciou sua Volta ao Mundo através dessa rota e relatou sua experiência nesse post.


Comentário

A decisão da Norwegian em cortar gastos com voos de longa distância, se limitando apenas ao continente europeu, é compreensível – contudo, não deixa de ser triste acompanhar companhias aéreas cortando operações (principalmente quando é de/para o Brasil).

Alguém chegou a voar com a Norwegian enquanto ela operou para o Rio de Janeiro?

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.