Acredito que este Trip REport seja um dos mais esperados aqui no Passageiro de Primeira, já que muitos já haviam me pedido para poder fazer e relatar para vocês: a nova classe executiva do novo Boeing 767-300ER da TAM (que vieram da LAN). Para quem não sabe a TAM aposentou os velhos B767 que tinha e incorporou aeronaves mais novas da chilena LAN.
Meu check-in em Brasilia foi ótimo, a funcionária Simone um doce de pessoa, super gentil e competente, e em menos de 1 minuto já estava com o bilhete de embarque em mãos e pronto para embarcar.
Todos os vôos no aeroporto de BSB estão saindo de uma ala aonde não há nenhuma sala VIP, portanto nem compensa chegar cedo ao aeroporto para poder aproveitar pois até terminarem o píer Norte você precisa esperar na sala de embarque.
Vôo TAM Airlines JJ8042– 11/06/2014
Brasilia (BSB) ✈ Miami (MIA)
Assento: 5D – Classe Executiva
Partida: 11:32 / Chegada: 18:32 / Duração: 7h55
Aeronave: Boeing 767-300ER
Bom, como já mencionado a TAM recebeu vários B767-300ER que vieram da LAN com a executiva de novo modelo, onde todas as poltronas são flatbed, oferecendo um nível superior de conforto ao passageiro.
O layout da aeronave é 2-2-2, portanto se você viaja sozinho sugiro sentar nas poltronas do meio, assim terá acesso livre ao corredor durante todo o trajeto.
Em comparação a executiva de modelo atual da TAM, considerei esta um pouco mais “estreita”, vocês podem notar pela foto.
As poltronas são presas em casulos, ou seja, mesmo reclinadas não atrapalham os passageiros de trás.
Logo no embarque foram servidos champagne ou suco de laranja com mix de nuts.
Depois disto comecei a explorar o assento para poder conhecer as novas funcionalidades, que geralmente são padrões.
No console que divide as poltronas ficava a mesa, o controle de posições do assento e também o joystick da TV.
Além disto havia um mini bolsão ao lado que poderia servir como porta trecos ou até mesmo para guardar seu celular ou fone de ouvido.
A tomada ficava bem escondida na lateral no fundo do assento (onde você senta). Não achei a posição muito ideal pois você praticamente fica sentado em cima dele.
No assento da frente ficava o bolsão com a revista de bordo e o cartão de instruções de segurança e também o porta sapatos.
Entre os dois televisores ficavam clips para pendurar casacos e uma entrada multimídia para ser conectada ao monitor.
O fone de ouvido estava super novo e era noise cancelling com qualidade boa de áudio.
A qualidade da TV era ótima também, com imagem nítida e cheia de cores.
O amenity kit padrão da cia, tinha escova de cabelo, cremes, calçadeira, meias e tapa-olhos, escova de dentes com pasta e tapa ouvidos.
Caso você viaje com algum desconhecido ao seu lado, tem esta mini divisória que você pode puxar o que te garante um pouco mais de privacidade.
Logo depois de embarcar começou o serviço de bordo que começou com almoço como refeição principal.
Apesar de no cardápio estar escrito que a Refeição Expressa é uma opção do passageiro, todos os passageiros foram servidos com todos os pratos de uma vez só na bandeja, o que eu particularmente não gosto e não aprovo, e que já falei várias vezes aqui para vocês. Eu aprecio comer com calma, e um prato de cada vez para poder fazer as coisas de forma calma e agradável.
Depois fui testar o grande diferencial desta poltrona, que é a posição “cama”. Realmente a poltrona é total flatbed e fica totalmente na horizontal quando reclinada, o que é um BIG upgrade comparada as demais encontradas nos B77W e A330 que compõe a frota atual da cia.
Mesmo sendo flatbed, você sente um pouco a diferença pelo fato da poltrona ser um pouco mais estreita que as demais, mas nada que comprometesse o descanso durante o vôo. Realmente a posição 180 graus é essencial para podermos chegarmos inteiros no destino.
OBS: Alguns assentos da business nas últimas fileiras ficam reservados para descanso de tripulação.
Quase chegando em Miami foi servido um lanchinho com frios sanduíche, torta e pão. Mesmo que o serviço tenha sido feito de forma rápida e “expressa”, neste vôo achei as comissárias extremamente agradáveis e gentis, diferente de outras experiências que já tive com a cia.
Approach in Florida, sempre bonito de se ver!
Pessoal, posso com certeza afirmar que realmente esta cabine deste avião é superior e oferece um nível de conforto melhor na poltrona no quesito inclinação. Caso você tenha a chance de escolher entre viajar nesta aeronave ou nas demais da TAM (que tem o assento estilo “tobogã”), opte por esta para poder ter uma viagem mais confortável e agradável.
Mesmo este assento sendo considerado novo, a cia ainda vai introduzir um novo layout nos novos B787 e A350 que estão por vir, além da reforma dos B77w atuais.
Quem mais teve a chance de viajar nos dois e comparar também? Qual a opinião de vocês?
Avaliação
- Check-in:
- Embarque:
- Poltrona:
- Atendimento:
- Refeição:
- Entretenimento de bordo:
- Amenity Kit:
- Internet:
- Pontualidade:
- Limpeza:
8.3