fbpx

Nova política de qualificação no MileagePlus voando com companhias parceiras

Notícias

Por Lorenzo Firmino

Em outubro de 2019 a United anunciou um novo sistema de qualificação para categorias elite do MileagePlus. Com o sistema, a qualificação passou a ser baseada em uma combinação de Pontos Qualificáveis Premier (PQPs) e Voos Qualificáveis Premier (PQFs). Isso facilitou (e barateou) a conquista de uma categoria elite através de voos de companhias aéreas parceiras, onde os PQPs são calculados de acordo com a distância voada.

Aparentemente a United acabou facilitando o processo além do que gostaria e resolveu limitar a partir de 1º de julho a quantidade máxima de PQPs que pode se obter em um voo de uma companhia aérea parceira. Antes de entender o quer dizer essa limitação, vou relembrá-los sobre como podemos gerar PQPs.


Ganhando PQPs

Em voos da própria United você acumula PQPs de acordo com o valor gasto em dólares americanos com a passagem.

Porém, em voos de companhias aéreas da Star Alliance e outras parceiras você acumula PQPs de acordo com a quantidade de milhas base obtidas/milhas voadas dividido por 5 (para companhias preferenciais – o que inclui a brasileira Azul) e por 6 (para outras companhias). Veja abaixo:

  • Companhias preferenciais:

  • Outras companhias:

Exemplificando:

  1. Se você acumulou 4.000 milhas MileagePlus em um voo da Azul (parceiro preferencial), você receberá 800 PQPs;
  2. Se você acumulou 4.000 milhas MileagePlus em um voo da TAP (parceiro não-preferencial), você receberá aproximadamente 667 PQPs.

Requisitos de qualificação

É possível se qualificar no MileagePlus através de PQFs + PQPs ou somente PQPs. Veja os requisitos abaixo:


Limitação de PQPs em parceiras

A partir do dia 01º de julho haverá um limite de PQPs que você pode acumular voando com companhias aéreas parceiras. Este limite vai variar de acordo com a classe voada.

Na prática isso quer dizer que se você acumular 4.000 milhas MileagePlus em um voo na Classe Econômica da TAP (parceiro não preferencial), você será limitado a receber 500 PQPs.


Comentário

A limitação do MileagePlus na quantidade de Pontos Qualificáveis Premier (PQPs) que pode se obter voando com companhias aéreas da Star Alliance e demais parceiras torna a qualificação no programa mais difícil.

Como pontuei no início, aparentemente a United acabou facilitando o processo além do que gostaria e decidiu limitar os PQPs. O que (particularmente) acredito que é compreensível – visto que essa nova forma de qualificação foi anunciada há poucos meses atrás e a companhia está agora fazendo os ajustes necessários. Além disso, foi dado um aviso prévio (ainda que não muito longo) de pouco mais de 60 dias para que a mudança comece a valer.

Você está se qualificando no MileagePlus através de voos com companhias parceiras? Qual será o impacto dessa limitação para você?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.