Excelente notícia! A Nova Zelândia é mais um país a suspender as restrições e requisitos de viagens adotadas por conta da pandemia de Covid-19. A decisão foi informada pela primeira-ministra do país, Jacinda Ardern, nesta semana e agora não será mais necessário apresentar o comprovante de vacinação ou resultados negativos de testes para que sua entrada seja permitida.
A notícia chega antes da alta temporada de turismo do país, que é de dezembro a fevereiro. “Pela primeira vez em dois anos, podemos nos aproximar do verão com a notícia que é tão necessária para os neozelandeses e os negócios, ajudando a impulsionar nossa recuperação econômica”, disse Ardern.
Requisitos de entrada na Nova Zelândia
Quem desejar visitar o país precisará apenas preencher a declaração de viajante (Nau Mai Rā) e receber uma autorização de viagem antes do voo. Ambos os documentos devem ser apresentados em papel impresso ou em um dispositivo móvel no check-in do aeroporto de partida e na alfândega assim que o visitante chegar na Nova Zelândia.
Além do fim das restrições e requisitos de viagem, o país também pôs fim ao uso de máscaras. A partir de agora, a exigência permanece obrigatória apenas em áreas hospitalares.
Viajantes que pegarem Covid na Nova Zelândia
Aqueles que testarem positivo durante a visita no país deverão relatar o resultado para algum órgão de saúde local e informar quais locais da Nova Zelândia foram visitados, bem como o país de origem. O motivo da notificação é para que o governo tenha mais controle sobre o vírus.
Além de notificar os órgãos competentes, o visitante infectado também deverá passar por um período de isolamento de sete dias.
Comentário
A Nova Zelândia foi um dos países mais rígidos com as restrições de viagem durante a pandemia. Vale lembrar que as fronteiras ficaram fechadas por mais de dois anos, reabrindo apenas em abril deste ano. Os brasileiros, por sua vez, passaram a ser aceitos em maio, juntamente com viajantes dos Estados Unidos e demais nações que possuíam acordo de isenção de visto.
Alguém com planos de visitar a Nova Zelândia em breve?