A SWISS teve um plano diferente para seus novos Airbus A350-900, que serão entregues em 2025: uma maior cabine Premium Economy. Além disso, contará com três lugares de sua nova Primeira Classe. A mudança faz parte da nova estratégia de posicionamento da companhia suíça no mercado.
Premium Economy expandida
A SWISS avançou em seu projeto de introdução do Airbus A350-900 em sua frota, e acaba de completar seu layout definitivo para seu interior. A maior novidade fica por conta da cabine Premium Economy, que passará a ter 38 assentos. Para comparação, seu A330 atual possui 21 lugares nesta classe, contra 24 de seu Boeing 777-300ER.
Esta expansão é uma resposta da companhia à demanda crescente por passagens aéreas no segmento premium, especialmente de quem viaja a lazer. A cabine será construída seguindo seu novo conceito chamado SWISS senses, prometendo oferecer experiências personalizadas de viagem.
“Através de seu design espacial cuidadosamente concebido, todas as nossas classes de assento em nossa aeronave oferecerá a nossos convidados uma experiência ao ar totalmente nova e sem precedentes a partir de 2025”, diz o CCO da aérea, Tamur Goudazi Pour.
Pour também enfatiza o novo posicionamento da aérea no mercado, ficando cada vez mais focada no mercado premium.
Você pode ver o descritivo completo da nova Premium Economy aqui no site da SWISS.
Nova Primeira Classe
Seguindo este novo posicionamento de mercado, o avião também contará com três assentos da nova Swiss First, a exclusiva Primeira Classe da companhia.
Serão verdadeiras suítes, com portas de piso ao teto, guarda-roupa central, assentos com controle de temperatura entre outras features. O modelo se assemelha ao projeto de sua “prima” e controladora Lufthansa, que também terá exemplares da mesma aeronave com o mesmo número de assentos em sua First entregue em 2024.
Comentário
Há muito tempo não se presenciava uma aeronave com proporção tão grande de assentos premium no mercado. Com este aumento na Premium Economy, o A350-900 da SWISS terá mais de 1/3 de suas poltronas com esta classificação.
Como parte do Grupo Lufthansa, vale a comparação com os layouts utilizados pela Alemã atualmente em seus A350. A Lufthansa opera hoje duas configurações do bimotor de corredor longo. Ambos são aviões de três classes, sem first e carregam 293 e 318 passageiros respectivamente.
Em 2024, será entregue um novo avião, que acomodará 266 pessoas, sendo 201 em econômica, 24 premum economy ,38 em executiva e 3 em primeira classe. No entanto, com cerca de 75% de assentos na classe econômica, não chega perto da proporção de lugares premium da aérea Suíça. Com isso, fica clara a estratégia do Grupo de, no aumento da premium economy, da SWISS, posicioná-la neste segmento.
Tem interesse em voar neste novo exemplar? Você pode ler o release completo aqui.