fbpx

Novidade! TAP Miles&Go criará lista de favorecidos para limitar emissões de passagens com milhas

Notícias Programas de fidelidade

Por Dymitri Leão

A TAP anunciou que irá restringir o limite de emissões de passagens aéreas com milhas no seu programa de fidelidade TAP Miles&Go, através da criação de uma lista de favorecidos. A companhia portuguesa já divulgou essa nova sistemática de emissão de passagens na sua página web desde a noite de ontem (29). As medidas entrarão em vigor provavelmente a partir do dia 01 de janeiro de 2023. Confira todo os detalhes sobre as alterações do TAP Miles&Go a seguir.

TAP Miles&Go

☞ Pular para…


Anúncio do novo modelo de emissão de passagens aéreas com milhas

Conforme pode ser verificado nesta página, a TAP irá mudar a sistemática de emissão de passagens aéreas com milhas no seu programa de fidelidade TAP Miles&Go, criando o conceito de lista de favorecidos, até então uma prática não adotada na companhia portuguesa.

Confira o trecho inicial do anúncio:

tap lista favorecidos

É válido ressaltar que há um destaque em vermelho com os dizeres “Disponível em breve” e pela leitura da página supomos que o sistema será implantado a partir do dia 01 de janeiro de 2023.

Também merece destaque o fato de que a lista será criada automaticamente a medida que o usuário emitir passagens aéreas para terceiros até o limite de 10 favorecidos, e que a quantidade permitida de passagens emitidas para esses favorecidos é ilimitada.

Nos próximos tópicos, iremos detalhar o novo modelo de emissão de passagens aéreas com milhas do TAP Miles&Go.


Explicando as alterações no TAP Miles&Go

Veja abaixo como funcionará a emissão de passagens aéreas com milhas do TAP Miles&Go a partir da implementação da lista de favorecidos.tap lista favorecidos

Em outras palavras, provavelmente a partir do dia 01 de janeiro de 2023 cada usuário do TAP Miles&Go poderá utilizar as suas milhas para emitir passagens aéreas para até 10 pessoas,  as quais não serão previamente cadastradas no sistema.

Ao invés disso, a lista de favorecidos será válida de 01 de janeiro a 31 de dezembro e será criada a medida que o usuário for emitindo passagens aéreas para terceiros com milhas. Atente-se para o fato de que os nomes utilizados nas emissões devem ser rigorosamente iguais para uma mesma pessoa, caso contrário alterações na grafia poderão adicionar mais de um favorecido na lista, independente de se tratar da mesma pessoa, então cuidado!

Além disso, a mudança supracitada afetará não apenas voos operados pela TAP, mas também voos operados por companhias parceiras da TAP, inclusive as outras companhias aéreas da Star Alliance, aliança global da qual a TAP faz parte.

Perceba que o usuário do TAP Miles&Go não poderá alterar a relação dos favorecidos da sua lista a qualquer tempo. Para cada nova pessoa cadastrada automaticamente na sua lista após a emissão de uma passagem aérea em seu nome, será necessário aguardar até o dia 01 de janeiro do ano seguinte para que a lista de favorecidos fique vazia e seja reiniciada.

Logo, você deverá pensar muito bem em quais 10 pessoas irão eventualmente compor a sua lista de favorecidos, afinal de contas você não precisa emitir passagens aéreas para nenhum terceiro, mas se o fizer a(s) pessoa(s) ficará(ão) na sua lista até o final do ano em que foi(ram) adicionada(os) à lista!

Lembre-se que para os 10 primeiros favorecidos a emissão de passagens aéreas com milhas será ilimtada. Ficam de fora do limite de 10 pessoas favorecidas:

      • O próprio usuário; e
      • Crianças com menos de 2 anos de idade.

A lista de favorecidos não terá efeito para passagens aérea pagas totalmente em dinheiro ou com apenas uma parte em dinheiro e outra parte em milhas, bem como para upgrades em voos da TAP e/ou de companhias da Star Alliance. Para essas situações, nada irá mudar.

E se houver um cancelamento de passagem com reembolso? Neste caso, se tiver sido emitida apenas uma passagem com milhas em nome de um favorecido, ele será retirado da lista após a finalização do reembolso de milhas. Entretanto, se mais de uma passagem tiver sido emitida com milhas para o mesmo favorecido, ele permanecerá na lista.


O que levou a TAP a impor tal limitação no uso de milhas?

A intenção é bastante clara: coibir o comércio de milhas, pois expressamente consta na página do anúncio das mudanças o seguinte:

Violações:

  • Negociar com terceiros para compra ou venda de Bilhetes-Prêmio;
  • Comportamento e/ou uso irregular e/ou suspeito que possa contribuir para fraude e/ou uso impróprio;
  • Indicações e/ou informações falsas;
  • Em caso de violação, o Programa TAP Miles&Go reserva-se o direito de suspender a conta do Cliente por um período de seis meses, ou, mediante a gravidade da violação, banir o Cliente do Programa; e
  • Se houver outra violação após a suspensão da conta, ela será apagada definitivamente e o Cliente perderá todos os direitos e/ou benefícios associados a seu status.

É notório que a TAP não deseja o comércio de passagens com as suas milhas, mas ela demorou bastante para tomar uma atitude mais enérgica contra essa prática. Vejamos a sequência de fatos que nos leva a afirmar isso.

Primeiramente, a escassez das antes frequentes promoções bonificadas fez com que a quantidade de milhas do TAP Miles&Go em circulação diminuísse. Além disso, nas poucas promoções de transferência bonificada realizadas pela TAP ultimamente, a Livelo não costumou participar, provavelmente porque a Livelo vende pontos, enquanto outras instituições financeiras que participaram das referidas promoções não vendem pontos.

Em segundo lugar, a TAP recentemente realizou um reajuste em alguns valores da sua tabela fixa de resgates para parceiros, conforme publicamos aqui. Pode ser verificado na referida matéria que algumas rotas sofreram um aumento de até 90% a partir de 10 de novembro deste ano.

Notadamente, a rota entre a América do Sul e a América do Norte era a que possuía um valor imbatível em milhas do TAP Miles&Go, sendo necessárias apenas 50 mil milhas por trecho para voar na classe executiva de qualquer companhia aérea parceira da TAP que realizasse rotas entre essas regiões.

Dado que as promoções de transferência bonificada de 100% ou mais para a TAP eram frequentes, por vezes era necessário enviar apenas 25 mil milhas ou menos a partir de um programa de fidelidade parceiro da TAP para atingir a quantidade de 50 mil milhas no TAP Miles&Go. Se você acompanha o Passageiro de Primeira, você também sabe que sem muito esforço e utilizando estratégias simples era possível gerar essas 50 mil milhas no TAP Miles&Go por R$875 ou muito menos do que isso.

Agora o preço desse mesmo resgate subiu para 95 mil milhas, quase o dobro, e lembre-se de que não estamos vendo mais promoções de transferência bonificada para a TAP como outrora, ou seja, numa transferência 1:1 da Livelo para a TAP por exemplo, o custo de geração dessas 95 mil milhas sobe para um valor em torno de R$3.325, supondo a situação de alguém que vá concentrar a maioria dos seus acúmulos na Livelo comprando pontos com os usuais e frequentes 50% de desconto para assinantes do Clube Livelo a depender do tempo de assinatura.

Isso significa um aumento percentual de 280%! O que concluímos disso? Sim, a TAP está claramente tentando fechar as portas para o comércio paralelo de passagens emitidas com milhas no alto ritmo que ainda vemos acontecer agora. Essa rota entre a América do Sul e a América do Norte inclusive foi (e de certa forma ainda é) alvo frequente de venda de passagens por parte do comércio paralelo de milhas.

Se você é assíduo nas redes sociais já deve ter visto centenas de anúncios de pessoas e/ou agências oferecendo passagens aéreas em classe executiva a preços muito reduzidos em comparação ao pagante em dinheiro não só nessa rota citada, mas em várias outras que são possíveis de serem resgatadas com milhas do TAP Miles&Go.

Soma-se a isso o fato de que TAP vende milhas por um valor muito alto, sendo essa funcionalidade útil apenas para completar pequenas quantidades para um resgate específico se for extremamente necessário, e também o fato de que até hoje a TAP não havia limitado a quantidade de pessoas para as quais era possível emitir passagens com milhas, mas isso irá acabar em breve, pois tudo indica que a implementação da lista de até 10 favorecidos será realizada pela TAP já a partir de 01 de janeiro de 2023.


A inflação dos pontos e milhas

O Passageiro de Primeira publicou em 2020 uma extensa e bastante interessante análise sobre a inflação no mercado de milhas e pontos, a qual você pode ler aqui. Em resumo, e aproveitando os conceitos da referida matéria, os programas de fidelidade são como bancos centrais, os quais emitem moedas (no caso, emitem milhas). A grande diferença é que na economia real, a emissão de moeda é controlada por diversos regulamentos.

No mundo dos programas de fidelidade, por outro lado, não há qualquer controle regulatório para a emissão de moeda. Logo, os programas emitem pontos e milhas conforme a sua própria vontade e isso ocorre de diversas formas, tais como: venda direta de pontos e milhas, bônus nas transferências a partir dos cartões de crédito dos bancos, aumento nas promoções de acumulo através de parceiros, entre outros.

Os programas de fidelidade tem a liberdade de ajustar os preços de suas emissões a qualquer momento. Com ou sem motivo, se quiserem aumentar ou diminuir a margem das emissões eles podem fazê-lo, estando respaldados pelos seus próprios regulamentos. Inclusive várias alterações tem sido feitas nos últimos anos sem o devido aviso prévio aos consumidores, o que denota uma pratica pouco amigável por parte de muitos programas de fidelidade, especialmente os brasileiros. No momento, não há um órgão que consiga controlar ou fiscalizar isso.

A TAP passou por uma delicada situação financeira nos últimos anos mas pelo visto conseguiu se recuperar muito bem, financeiramente falando. Isso impacta diretamente na escassez de promoções envolvendo o TAP Miles&Go, por exemplo, e a consequente queda na quantidade de milhas desse programa circulando no mercado.


Exemplos ao redor do mundo

Outros programas de fidelidade internacionais são tão rígidos como está se propondo a ser o TAP Miles&Go no futuro próximo. A American Airlines e a United Airlines costumam encerrar contas daqueles que comercializam milhas.

A Singapore Airlines e seu programa de fidelidade KrisFlyer utilizam uma solução sistêmica para limitar as emissões para terceiros, a qual pode ter inspirado o TAP Miles&Go:

É permitido emitir passagens com milhas do KrisFlyer para apenas 5 pessoas por usuário e cada um deles não pode ser alterado durante 6 meses. Mesmo depois deste prazo, o programa cobra US$30 ou 3.000 milhas pela alteração. Em Singapura sequer existe qualquer tolerância para familiares. São 5 favorecidos e ponto final!

Coincidência ou não, eles são considerados um ótimo programa para acumular e resgatar milhas até hoje. Inclusive, é válido ressaltar que não existe um comércio aberto e nem venda de milhas a preços baixos no KrisFlyer. A grande maioria das milhas vem de cartões de crédito na proporção 1:1 (por exemplo os da American Express emitidos pelo Santander – veja aqui) ou em voos.

No Brasil, as 3 grandes companhias aéreas nacionais e seus respectivos programas de fidelidade (Azul – TudoAzul, LATAM – LATAM Pass e GOL – Smiles) já limitam a emissão de passagens para terceiros com milhas há bastante tempo, sendo 5 favorecidos no TudoAzul e 25 favorecidos no LATAM Pass e na Smiles. Para conferir em detalhes as limitações nos programas de fidelidade brasileiros, sugerimos a leitura desse post:

Como são os limites de emissões de passagens por CPF em cada programa de fidelidade“.


Mas afinal, quem são os maiores impactados com a mudança?

Os comerciantes de passagens emitidas com milhas são os mais impactados e de forma negativa. A situação para eles irá ficar muito mais difícil, pois não haverá volume de vendas como existe hoje após ser implementada a lista de até 10 favorecidos por parte da TAP.

No caso do TAP Miles&Go, pessoas que não vendem milhas mas emitem para mais do que 10 pessoas também serão impactadas de forma negativa, mas estes são provavelmente uma minoria, a menos que a pessoa tenha uma grande quantidade de milhas e uma família muito grande por exemplo, o que não é assim tão comum, convenhamos.

Para o usuário que acumula suas milhas para viajar mais e melhor, o impacto tende a ser positivo a médio/longo prazo, pois a quantidade de milhas circulando no mercado tende a reduzir, e a disponibilidade de assentos tende a aumentar com a menor concorrência dos comerciantes de passagens emitidas com milhas.


Antecedência do anúncio

Como provavelmente a criação da lista de até 10 favorecidos entrará em vigor no TAP Miles&Go a partir de 01 de janeiro de 2023, tem-se uma antecedência na divulgação de aproximadamente 1 mês. Idealmente, uma antecedência de 3 meses é esperada para esse tipo de mudança. Contudo, a maioria das mudanças no cenário de milhas e pontos no Brasil ocorre sem qualquer aviso prévio, o que faz com que 1 mês de antecedência não seja o pior cenário existente no nosso mercado, mas novamente: o anúncio da mudança deveria ter sido feito com mais antecedência.

A importância da mudança com pouca antecedência é especialmente sensível considerando aqueles usuários que possuem muitas milhas no programa de fidelidade português. Concordando ou não com a questão, tudo leva a crer que a nova sistemática de emissões com milhas do TAP Miles&Go entrará em vigor a partir de 01 de janeiro de 2023.


Você é contra ou a favor da limitação de até 10 favorecidos no TAP Miles&Go? Você acha que ela trará benefícios ao usuário normal? Utilize o espaço de comentários abaixo e enriqueça o debate! Na minha opinião, a mudança é sim benéfica para o usuário normal, e eu me incluo nessse grupo.

Supermercado
Supermercado
Até R$ 200 de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2024!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
20% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.