O Aeroporto de Orlando (MCO) inaugurou o novo Terminal C, que tem capacidade para receber até 12 milhões de passageiros por ano. O início das operações oficiais da nova infraestrutura acontecerá no dia 20 de setembro de 2022. O terminal é a nova casa da Azul e GOL em Orlando.
Cerimônia de inauguração
No dia 8 de setembro, a concessionária do aeroporto promoveu um evento para a imprensa e comunidade local de divulgação da nova infraestrutura. De acordo com a Greater Orlando Aviation Authority, o aeroporto serve como um facilitador de conexão cultural, e eles são muito gratos por ter cultivado uma comunidade com a qual estão orgulhosos de compartilhar uma nova Orlando Experience.
O novo Terminal C
O Terminal C foi desenhado para ser um ambiente contínuo que oferece uma combinação de exibições interativas, comércios e arquitetura icônica. O edifício foi projetado para atender até 12 milhões de passageiros por ano e conta com uma nova instalação do Serviço de Inspeção Federal (FIS), 15 novos portões (acomodando até 20 aeronaves), posto de enfermagem e áreas para animais de estimação.
Todos os principais elementos do edifício – áreas de check-in, segurança, comércios, portões e retirada de bagagem – estão localizados no The Boulevard, que leva os passageiros em uma jornada linear. O espaço é adornado com uma grande claraboia que introduz luz do dia ao local.
O Boulevard também conecta os dois espaços abertos ao público do Terminal C – Palm Court e Town Square – com a Estação de Trem do MCO (também conhecida como Intermodal Terminal Facility), que suporta até quatro sistemas ferroviários, incluindo o serviço intermunicipal da Brightline. Em uma atmosfera de jardim iluminada pelo dia, Palm Court conta com lojas, restaurantes e espaços para a socialização e relaxamento. Já a Town Square é o local da zona de chegadas internacionais.
Melhora na experiência de chegadas e partidas
Com a ajuda da tecnologia no manuseio de bagagens, o paradigma tradicional de chegadas no nível inferior e partidas no nível superior é diferente no Terminal C. Os passageiros que chegarem – geralmente de voos longos – serão direcionados para uma experiência distinta: o nível mais alto do terminal. Inundada pela luz solar da Flórida, a concessionária do aeroporto promete que esta imersiva ajudará os viajantes a se adaptarem a Orlando e aos Estados Unidos.
Quem estiver partindo também terá uma experiência igualmente agradável, que começará já no estacionamento intuitivo. Ainda, os passageiros contarão com uma nova sala de check-in equipada com quiosques self-service e balcões de atendimento. Quanto à segurança, ela foi projetada para ser igualmente intuitiva, ordenada e responsiva.
Investimento em tecnologia e sustentabilidade
A concessionária do aeroporto promete que o novo Terminal C é altamente tecnológico. Os processos tradicionais (como check-in, segurança e embarque) podem ser realizados sem toque e o espaço tem painéis com mídia interativa que mostram visuais da Flórida, além de suas atrações mais icônicas.
O design do novo edifício também foi pensado para ser o mais sustentável possível. Foram implementadas tecnologias para reduzir o consumo de água e tornar o local mais eficiente quando o assunto é energia. Espera-se que o Terminal C receba a certificação LEED®v4 pelo Conselho de Prédios Sustentáveis dos Estados Unidos, tornando-se o primeiro de sua categoria a receber este reconhecimento.
Empresas transferidas para o Terminal C
O Aeroporto de Orlando já revelou o nome das primeiras empresas que serão transferidas para o Terminal C, incluindo as brasileiras Azul e GOL. Confira:
- Aer Lingus:
- Azul;
- Breeze Airways;
- British Airways;
- Caribbean Airlines;
- Emirates;
- GOL;
- Icelandair;
- jetBlue;
- Lufthansa;
- Norse.
Não há planos para a transferência da LATAM, que atualmente opera no Terminal A, para o C. No entanto, é possível que ela e outras empresas sejam transferidas com o passar do tempo.
Você tem planos para passar pelo Aeroporto de Orlando em breve?