fbpx

O atual desafio de emitir Primeira Classe da Lufthansa usando milhas e pontos

Notícias Programas de fidelidade

Por Fábio Vilela

Vocês sabem que eu sou um dos maiores “cheerleader’s” da Primeira Classe da Lufthansa por uma série de fatores que quem já me acompanha há algum tempo já está familiarizado.

Mas depois do encerramento do programa Amigo da Avianca Brasil, o resgate para voar nesta classe se tornou algo bem difícil de se conseguir, principalmente usando poucos pontos ou milhas.

O Programa Amigo (RIP) proporcionou à nós e à muitos de nossos leitores a incrível oportunidade de experimentar a Primeira Classe a bordo do B747-8, o First Class Terminal em Frankfurt e todo luxo envolvido por uma quantidade muito aquém do que outros programas cobravam.

Tanto eu, quanto o Alê não perdemos a chance de fazer São Paulo –> Frankfurt –> Johanesburgo. Era um BAITA resgate por apenas 80 mil pontos Amigo, ou 40k Livelo (quando havia transferência bonificada) – #saudades – leia mais do meu relato aqui.

Hoje em dia, ainda é possível viajar na First da Lufthansa, mas por uma quantidade maior de milhas – além, também, do fato da dificuldade de se conseguir/gerar milhas baratas em outros programas estrangeiros.

É o caso do KrisFlyer, programa de fidelidade da Singapore, que tem disponibilidade por 132 mil milhas o trecho, mas impossível de serem acumuladas usando cartões e bancos do Brasil.

O programa da United, MilleagePlus também acessa o inventario da Primeira Classe da Lufthansa (classe O), mas serão necessárias 125 mil milhas, o que equivale à 250 mil na Livelo (único parceiro) – já que a proporção é 2:1 na hora da transferência.

O programa Miles&Go da TAP também acessa estes mesmos assentos, mas somente pelo telefone e com a restrição de ser obrigatoriamente um bilhete de ida e volta. Conforme a tabela fixa de resgates em parceiros, o valor para uma ida e volta para Europa saindo do Brasil é de 320.000 milhas, que se maximizado utilizando alguma promoção bonificada de 100%, cai para 160.000.

Mas o problema atual é que está realmente difícil encontrar disponibilidade da Primeira Classe para parceiros Star Alliance. O que antes era relativamente fácil encontrar 14 dias antes da data do voo, hoje é raridade. Vejam como está a disponibilidade de assentos na rota GRU –> FRA para os próximos 30 dias:

O sistema da United (que é confiável) mostra apenas 2 dias com lugares vagos – que no caso seria para voar hoje ou amanhã! Então fica difícil de programar uma viagem assim, concordam?

Ainda que conseguisse, milhas da United são caras através da Livelo por causa do deságio, já da Singapore não há parceiros no Brasil e por fim, no caso do TAP Miles&GO, ainda teria que encontrar o assento do retorno na mesma classe, ou aceitar voltar de executiva – pagando proporcionalmente – já que o programa só emite ida e volta.

Uma outra alternativa, que também tenho que mencionar seria o LifeMiles, da Avianca Internacional. Teoricamente a cia cobra 110 mil milhas no trajeto. Porém ao fazer as pesquisas no site, a disponibilidade não é listada. Testei a opção “Busca Inteligente”, “Star Alliance” e até mesmo com a opção de voos somente da lufthansa. Nada!

 

Não é novidade que o Lifemiles bloqueia parte da disponibilidade da Primeira Classe da Lufthansa (isto já é sabido por nós desde os primórdios do programa em 2014). E isto realmente é uma pena, porque seria uma das melhores maneira de emitir o bilhete e curtir a experiencia INCRÍVEL da Lufthansa First.

O LifeMiles também é parceiro da Livelo – na proporção 1,3:1, então mesmo com o deságio seria uma boa opção de resgate, além do fato deles não cobrarem taxa de combustível.


Primeira Classe da Lufthansa

E claro, não posso deixar de mencionar pra vocês (que não estão familiarizados) um pouco da experiência que é voar com a Lufthansa de Primeira Classe. Eu já devo ter voado mais de umas 20x, e é sempre um prazer!

Caso emitir, você pode ter certeza que aproveitará um dos melhores serviços de Primeira Classe disponíveis por aí, como:

First Class Terminal exclusivo em Frankfurt

Lufthansa First Class Terminal - Passageirodeprimeira9

Dirigir um Porsche nas estradas da Alemanha enquanto aguarda seu vôo

lufthansa first class porsche excitement - passageirodeprimeira

Ser levado até a porta da aeronave de Porsche ou Mercedes

lufthansa b747 first class primeira classe

Comer Caviar à bordo

Fazer degustação de bebidas

E por aí vai… Então nem preciso dizer que a experiência vale cada centavo né?


Como e quando conseguir Primeira Classe da Lufthansa com milhas

Vale lembrar que a a LH só libera Primeira Classe para emissão com milhas e pontos para parceiros  com 14 dias de antecedência do voo, portanto você precisa estar apto a viajar de imediato já que eles tem liberado vaga somente no dia do voo.


Considerações finais

Acredito que o fato da Lufthansa não operar mais Primeira Classe para o Rio de Janeiro (GIG) tenha influenciado diretamente na disponibilidade de assentos nos voos saindo de São Paulo (GRU), afinal qualquer pessoa que queira resgatar ou comprar uma passagem em First pra voar na LH, terá somente uma opção de voo por dia, que é decolando de GRU, ou seja, o voo agora tem uma super demanda, para uma pouca oferta – apenas 8 assentos.

Enfim, eu gosto muito de voar na F da Lufthansa, mas sinto que nossas opções quase que se esgotaram de conseguir estas emissões de forma justa e barata – o que é uma pena!

Agora quero saber: Vocês tem emitido essa passagem por algum outro caminho? Tem encontrado disponibilidade de alguma outra forma? Alguma dica?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.