fbpx

O futuro da Alitalia começa em junho e poderá ser fora da SkyTeam

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

O momento atual é de dificuldades para todas as companhias aéreas e as que estão mais vulneráveis ​​financeiramente terão os maiores desafios. Porém, para a Alitalia, o cenário é um pouco diferente. Com uma nova administração e um novo futuro pela frente, a companhia passa por um processo de renacionalização e terá um recomeço em junho.

Conforme postamos aqui no site, o governo italiano está assumindo o controle total da Alitalia, investindo outros 600 milhões de euros na companhia aérea. Com isso, a Alitalia será oficialmente renacionalizada, após ter sido privada por 11 anos, com três tentativas fracassadas de reestruturação.


Detalhes da nova Alitalia

O Ministro da Indústria da Itália, Stefano Patuanelli, informou a Reuters o que devemos esperar da “nova” Alitalia:

  • O governo criará uma nova empresa no início de junho e que irá deter 100% da companhia aérea;
  • A companhia iniciará com uma frota de mais de 90 aeronaves, em comparação com seus 113 aviões atuais;
  • Haverá uma discussão com os Ministros, de Transporte e Economia, sobre a saída da SkyTeam e possivelmente a entrada em uma nova aliança, quando o acordo de codeshare com a Delta expirar em 24 de maio.

O que disse o ministro

Segundo Patuanelli, a receita da Alitalia havia caído 87,5% até agora neste ano. O ministro também comentou que o sindicato italiano que representa pilotos e assistentes de voo informou que o governo precisava dar sinal verde para um regime de demissão temporária para proteger os funcionários da Alitalia.

“Graças à intervenção do Estado, a Alitalia será capaz de competir efetivamente assim que o setor se recuperar”, disse o ministro.

“Até agora, a Alitalia era um vaso de cristal entre vasos de aço. A nova empresa começará na mesma posição que outras companhias aéreas quando o setor reiniciar”, disse Patuanelli, acrescentando que o estado decidirá mais tarde se o manterá sob controle do governo.


Comentário

A fala do ministro é positiva e indica um futuro promissor para a Alitalia, competindo de frente com outras empresas do setor. Vamos aguardar se de fato isso se concretiza ou se a companhia seguirá dependendo de aportes financeiros constantes do governo.

Ao que tudo indica, a saída da SkyTeam deve mesmo acontecer, será que vamos ver a Alitalia na Star Alliance ou oneworld? Vale lembrar que ambas já contam com companhias com forte presença na Europa, como Lufthansa, SWISS, British e Iberia, por exemplo.

O que você espera da nova Alitalia?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.