fbpx

Os 10 aeroportos mais movimentados do mundo em 2019

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

A cada ano a Airports Council International (ACI) divulga os dados relativos à movimentação de passageiros, cargas e aeronaves nos aeroportos e faz um ranking dos mais movimentados. Essa semana eles lançaram os números de 2019 e chegamos ao ranking dos 10 aeroportos mais movimentados do mundo.

Vista Aérea do Aeroporto de Atlanta

De acordo com a ACI, o tráfego aéreo nos 20 aeroportos mais movimentados do mundo em 2019 aumentou cerca de 1,7% em relação ao ano anterior. Com mais de 1,5 bilhão de passageiros passando pelos seus terminais, esse grupo TOP 20 foi responsável por 17% do tráfego aéreo global.

Aqui irei me ater a uma análise dos TOP 10 aeroportos mais movimentados do mundo em 2019. Dá uma olhada na lista:

Aeroporto mais movimentados em 2019

Os Aeroportos de Atlanta e Beijing Capital seguiram ocupando as 1a e 2a posições, como já havia acontecido em 2018. São os dois únicos aeroportos que processaram mais de 100 milhões de passageiros em um único ano, o que dá uma média de 270 mil pessoas por dia! É muita gente!

Para se ter uma ideia de comparação dos números: o aeroporto brasileiro mais movimentado, Guarulhos, processou 43 milhões de passageiros em 2019.

O Aeroporto de Los Angeles trocou de posição com o Aeroporto de Dubai em relação a 2018. Dubai estava em 3o em 2018, enquanto Los Angeles aparecia em 4o lugar. Essa inversão aconteceu uma vez que Dubai teve uma queda de 3,1% enquanto Los Angeles cresceu 0,6%.

Os aeroportos de Tokyo Handeda, Chicago O’Hare e London Heathrow continuaram ocupando as 5a, 6a e 7a posições, respectivamente. Dos três, Tokyo foi o únicio que caiu (1,7%), enquanto Chicago e Heathrow cresceram o número de passageiros em 2019 – 1,7% e 1,0%.

Shanghai Pudong e Paris Charles de Gaulle subiram ambos 1 posição em 2019 e agora ocupam os 8o e 9o lugares com crescimento de 2,9% e 5,4%, respectivamente.

Em 10o lugar temos uma situação interessante: o Aeroporto de Dallas Fort-Worth apareceu em 2018 em 15o lugar, ou seja, saltou 5 posições de um ano para o outro. O aeroporto cresceu o número de passageiros em 8,6% em 2019.

Outro caso que merece ser destacado é o do Aeroporto de Hong Kong. Em 2018 ele era o 8o mais movimentado do mundo e em 2019 passou a ocupar o 13o lugar, com uma queda de 4,2%. Esse dado já era esperado, tendo em vista os protestos que aconteceram em Hong Kong ano passado, inclusive com protestantes ocupando e fechando o aeroporto por alguns dias em agosto. As manifestações diminuíram o número de visitantes em Hong Kong, sobretudo aqueles advindos da China Continental e do Sudeste Asiático, por conta da insegurança que foi gerada.


Aeroporto cheio = aeroporto bom?

Enquanto escrevia essa matéria fiquei me perguntando: será que esses aeroportos mais movimentados do mundo coincidem com os melhores aeroportos do mundo, de acordo com os resultados do prêmio da Skytrax?

Agora dá uma olhada nessa comparação que eu fiz:

  1. Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport: 41o melhor aeroporto do mundo.
  2. Beijing Capital International Airport: 80o melhor aeroporto do mundo.
  3. Los Angeles International Airport: 75o melhor aeroporto do mundo..
  4. Dubai International Airport: 25o melhor aeroporto do mundo.
  5. Tokyo Haneda Airport: 2o melhor aeroporto do mundo.
  6. Chicago O’Hare International Airport: não aparece entre os 100 primeiros.
  7. London Heathrow: 12o melhor aeroporto do mundo.
  8. Shanghai Pudong International Airport: não aparece entre os 100 primeiros.
  9. Paris Charles de Gaulle International Airport: 20o melhor aeroporto do mundo.
  10. Dallas Fort-Worth International Airport: 51o melhor aeroporto do mundo.

Conclusão: nem de longe os aeroportos mais movimentados são aqueles que oferecem os melhores serviços para os passageiros, com exceção de Tokyo Haneda. Todos os demais ocupam posições muito discrepantes e alguns deles sequer figuram dentre os 100 melhores aeroportos do mundo.

Certamente, quanto mais movimentado for o aeroporto, mais desafiador será torná-lo melhor em termos da qualidade das instalações, do conforto, dos serviços e das conveniências disponíveis aos passageiros.

Mas fica o desafio: já passou da hora de alguns desses aeroportos mais movimentados passarem por uma modernização, não é???


Você já segue o Papo de Aeroporto no Instagram? É só clicar aqui e dar seu follow! 🙂

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.