Pix está disponível para pagamentos no Uruguai

Notícias

Por Daniel Lopes

Lançado no Brasil em 2020 pelo Banco Central, o Pix hoje é uma das principais formas de pagamento disponíveis no Brasil. A funcionalidade, que realiza pagamentos instantâneos através do app bancário, agora também está disponível em alguns estabelecimentos no Uruguai.

De acordo com Eric Altafim, Diretor de Produtos e Vendas Corporativas do Itaú Unibanco, essa iniciativa atende as necessidades do mercado.

“Este lançamento é um marco significativo em nossa jornada e um compromisso contínuo em disponibilizar soluções financeiras que facilitem a vida das pessoas. O Pix no mundo é um produto que não só atende as necessidades do mercado, mas também inicia um novo capítulo na experiência do consumidor, proporcionando a mesma agilidade e facilidade já vivenciadas pelos brasileiros com o Pix no âmbito nacional, agora também no exterior”.  


Pix no Uruguai

Intitulado de “Pix no mundo”, os turistas brasileiros agora podem utilizar o meio de pagamento instantâneo nos estabelecimentos uruguaios credenciados. No ato do pagamento, é possível visualizar o valor convertido, baseado na cotação do câmbio em dólar com segurança e rastreabilidade das transações.

A escolha pelo Uruguai para lançamento da funcionalidade se deve ao número de brasileiros que visitam o país. Segundo informações do Ministério do Turismo do Uruguai, durante o período de julho a setembro, 150.007 brasileiros estiveram no país, o que corresponde a quase 19% do total de turistas.

Estima-se que, até o final do ano, a opção de pagamento por Pix esteja presente em mais de 500 estabelecimentos do país, já que permite uma recepção de fundo mais rápida pelos comerciantes, diferente dos prazos estendidos associados a outros meios de pagamento.


Como utilizar a funcionalidade no exterior

Para utilizar o Pix no exterior é simples:

  1. Abra o app do seu banco;
  2. Escanei o Qr-code do estabelecimento credenciado;
  3. Visualize na tela do celular o valor pago e sua conversão;
  4. Conclua a transação.

Isenção do imposto IVA pago em hotéis 

Além da chegada do Pix em alguns estabelecimentos, recentemente o Uruguai anunciou uma iniciativa voltada para os turistas estrangeiros, a isenção do imposto IVA (Imposto com Valor Agregado) em hospedagem no país, de 15 de dezembro de 2023 até 31 de março de 2024.

O decreto aprovado pelo Uruguai para a restituição do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) – incidente sobre os serviços turístico com taxas variáveis de 18% a 22% – ao equiparar o Pix e outras formas de pagamento eletrônico aos descontos aplicados no consumo e na aquisição de serviços por meio de cartões de crédito e débito, traz uma excelente competitividade e proporciona uma oportunidade para impulsionar o uso do meio de pagamento instantâneo no país.


Comentário 

Ótima notícia para os turistas brasileiros que estiverem viajando pelo Uruguai, já que agora é possível realizar o pagamento via Pix em estabelecimentos selecionados no país. Uma das principais vantagens ao utilizar o meio de pagamento é a facilidade para realizar pagamentos enquanto estiver viajando, eliminando assim a necessidade de utilizar cartões ou até mesmo o papel moeda.

O que você achou da novidade?

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Executiva e Primeira Classe
Alertas de Executiva e Primeira ClasseFaça parte do nosso novo grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.