A Polícia Federal suspendeu temporariamente o serviço de emissão de passaporte online. De acordo com o órgão, a medida foi preventiva após suspeitas de invasão de hackers ao site da PF. Até o momento, o serviço não tem previsão para voltar a funcionar.
Bloqueio de emissão de passaporte
No início da semana, a Polícia Federal detectou tentativas de invasão de hackers aos seus sistemas. Por conta disso, ela optou por suspender temporariamente o agendamento de emissão de passaporte feitas via web.
Segundo o órgão público, o serviço não tem data prevista para voltar a funcionar, visto que “será retomado após a verificação de integridade dos sistemas”. Além disso, a PF iniciou as investigações na Diretoria de Repressão a Crimes Cibernéticos para retomar o serviço em breve.
O que acontece com quem já fez o agendamento ou quem precisa do passaporte urgente?
A Polícia Federal também anunciou que os agendamentos feitos com antecedência vão ser atendidos normalmente na data e horário marcados previamente. Já aqueles que tiverem necessidade de emitir o passaporte nos próximos 30 dias, deverão enviar documentos que comprovem urgência em uma unidade emissora.
Para aqueles que não tiverem viagem programada para os próximos 30 dias, a Polícia Federal recomenda aguardar a normalização do serviço.
Você será afetado com a suspensão do serviço? Para mais informações sobre a emissão de passaporte online, fique atento ao site da Polícia Federal.