fbpx

Posicionamento da Azul, GOL e LATAM sobre a volta das operações na pista principal do Santos Dumont

Notícias

Por Dérek Arakaki

Mais cedo publicamos que o Aeroporto Santos Dumont voltará a receber voos em sua pista principal amanhã (21), após ser fechada para passar por obras de manutenção. As companhias aéreas Azul, GOL e LATAM enviaram comunicados em relação a retomada das operações em Santos Dumont.


Comunicado da Azul

Com a conclusão das obras na pista principal do Santos Dumont (SDU), a Azul retomará todas as suas operações no aeroporto do Centro do Rio a partir deste sábado (21). O primeiro voo a ser operado na pista reformada pela Infraero será o AD4851, com destino à Congonhas (SP), com previsão de decolagem às 06h15.

Ao todo, a Azul terá 55 voos diários no Santos Dumont para 12 cidades: Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Vitória, Navegantes, Goiânia, São José dos Campos, Campos dos Goytacazes, Ribeirão Preto, Campinas, Guarulhos e o mais recém destino servido a partir do SDU, a ponte aérea para Congonhas, em São Paulo.

Ao longo da obra, a Azul foi a única companhia aérea a operar na pista auxiliar do aeroporto do Centro da cidade, em um planejamento conjunto com a Infraero, administradora do terminal. Entre 24 de agosto e 21 de setembro, a empresa realizou 402 voos no Santos Dumont, operando nas mesmas condições de segurança da pista principal.

A Azul ressalta que continua a disponibilizar os canais oficiais de atendimento para esclarecer eventuais dúvidas de seus Clientes durante a transição dos voos para o SDU. Os números são: 4003 1118 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 887 1118 (para demais regiões). Caso queira, o Cliente também pode entrar em contato com a Azul por meio do chat disponível no aplicativo da companhia.


Comunicado da GOL

Em respeito aos nossos Clientes, a GOL informa que os voos de sábado, domingo e segunda-feira (de 21 a 23/09), que possuem origem ou destino ao aeroporto Santos Dumont, serão direcionados para o aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim – RIOgaleão, até que as autoridades aeronáuticas tenham uma definição sobre a liberação da pista de Santos Dumont com todas as condições tanto para operação em pista seca quanto molhada.

Tão logo essas confirmações se concretizem, a Companhia trabalhará no planejamento de seus voos para os próximos dias e estará prontamente comunicando os Clientes sobre essas mudanças. A GOL informa ainda que manterá o transporte gratuito entre os dois aeroportos durante esse período.

Em caso de dúvidas, os Clientes podem entrar em contato com a Companhia pelos canais de atendimento: site (www.voegol.com.br), aplicativo ou telefone da Central de Relacionamento pelo número 0800 704 0465.


Comunicado da LATAM

Atualização do post 18h43

A LATAM Airlines Brasil informa que retomará as suas operações no aeroporto Santos Dumont em 21 de setembro, dado o último parecer das autoridades aeronáuticas para a operação do aeroporto.

Os passageiros estão sendo informados sobre o retorno das operações no Santos Dumont, que estavam transferidas para o aeroporto do Galeão desde 24 de agosto. Além disso, a LATAM seguirá oferecendo transporte terrestre gratuito de hora em hora para os passageiros entre os dois aeroportos nos próximos 30 dias.

Os lugares nos ônibus estarão disponíveis conforme ordem de chegada dos clientes. Para acessá-los, basta apresentar documento pessoal com foto válido para embarque, além do localizador do voo, a reserva ou o cartão de embarque.

Transporte terrestre de hora em hora entre os aeroportos:

Santos Dumont – Terminal Único

  • Primeira partida: 4h
  • Última partida: 20h

Galeão – Terminal 2

  • Primeira partida: 6h
  • Última partida: 22h

O cliente também pode entrar em contato com a Central de Atendimento da LATAM pelos telefones 4002-5700 (capitais) ou 0300 570 5700 (demais localidades do Brasil) antes de se dirigir ao aeroporto.


Comunicado da ANAC sobre a liberação da pista

Atualização do post 22h10

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) finalizou, na tarde desta sexta-feira (20/09), avaliação que atesta as obras de recapeamento da pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A liberação pela ANAC foi concedida após serem executados os testes necessários para a volta das operações na pista principal do aeroporto. A partir de sábado (21/09), pousos e decolagens poderão ocorrer normalmente na pista principal do Aeroporto Santos Dumont, considerando apenas as limitações operacionais pré-existentes e já adotadas pelas companhias aéreas em virtude da localização do aeroporto.


Comentário

Alguém com voo programado na pista principal do Santos Dumont a partir de amanhã?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.