Olá, pessoal! Como estão? Meu nome é Juliano, tenho 30 anos e acabo de ingressar aqui no PP. Quem me viu cortando os dedos no Masterchef desse ano ou falando sobre RH estratégico em outras redes já pode notar que eu sou apaixonado por cozinha e por pessoas. Mas o que não deu pra ver é que há outra paixão, tão importate quanto, que minhas habilidades abaixo da média com fotografia no Instagram (@julianomoda) não mostram: viajar. E hoje tenho o prazer de compartilhar um pouco da minha trajetória.
Quem sou eu?
Eu sou aquela pessoa que sempre sonhou em conhecer o mundo. Quando criança, enquanto todos pintavam os livros de colorir, eu pegava os lápis de cor e pintava o atlas! Fiz relações internacionais sem muitos planos profissionais, mas por gostar de conhecer pessoas de diferentes culturas e todos os assuntos relacionados.
Já fui trainee de gestão no terceiro setor, trabalhando com RH. Além de me apaixonar pela área de pessoas, desenvolvi um olhar mais de estrategista, que me serviu muito para entender melhor o mundo das milhas no futuro. Quando levei essa paixão por pessoas ao sair do mundo corporativo, prestando consultorias de gestão de pessoas, clima organizacional e recrutamento, o contato com planilhas de números para tomadas de decisão foi cada vez mais intenso. Foi aí que me toquei: por que não olhar a minha própria carteira de milhas também de forma mais estratégica? Pois, sim, já fiz resgates tão ruins com milhas que dão vergonha de contar!
Como um dos raros casos de pessoas que desenvolveram bronquite na fase adulta da vida, a pandemia me deixou inapto a viajar nos últimos anos (imaginem o quão ansioso estou para voar de novo!). Assim, troquei o balcão do check-in pelo balcão da minha cozinha e cheguei a ir pro Masterchef desse ano. Sim, era eu o Juliano do embate do petit gateau apelando para misturar a massa na panela pra economizar tempo!
Como eu conheci o PP?
No fim de 2018, um overbooking no meu voo de volta de Buenos Aires me colocou na Classe Executiva! Depois daquele dia, eu comecei a pesquisar formas de sempre viajar daquele jeito. Lembro de pesquisar “como convencer comissárias de bordo a te colocarem na executiva” no Google. Nem preciso dizer que não deu em nada, não é?
Mas também encontrei o mundo das milhas e nos posts do PP foram onde todas as estratégias estavam mais bem explicadas. Logo percebi que, além de viajar melhor, poderia também viajar mais barato na econômica. Afinal, quem viaja mais barato, viaja mais! Cerca de seis meses depois, eu emiti minha primeira passagem internacional com milhas para Amsterdã via Flying Blue. Coincidentemente, comendo pratos de ninguém menos que Rodrigo Oliveira, que me daria a notícia de que eu não havia ganhado o avental do Masterchef quatro anos depois. Mas sem ressentimentos!
É muito bom estar aqui
Preciso agradecer a todo mundo que também assina como editor aqui no PP, que mesmo nesse curto espaço de tempo já me ensinaram e ajudaram demais – em especial a Alê, Fabio e Priscila, que me convidaram pra fazer parte do melhor time de instrutores de como viajar bem do Brasil. Fico feliz em poder ajudar outras pessoas compartilhando meus insights sobre este universo.
E continuo à disposição para trocar ideias sobre o tema e compartilhar perrengues – outra grande especialidade minha no mundo das viagens. Seja nas minhas redes sociais, em jogos do Palmeiras, shows de rock ou nos bares e restaurantes onde me chamam pra comer e beber. Mas, dessa vez, vocês levam o petit gateau!