fbpx

Primeira Classe da Qatar Airways no A380 – Doha para Perth

Avaliações Cias Aéreas

Por Fábio Vilela

Optei por passar uns dias em Doha e descansar antes de seguir viagem para a Australia – como agora brasileiro não precisa mais de visto pra entrar no Catar, é uma maravilha – chegar e pimba – entrar!

O bacana do aeroporto Hamad em Doha é que a Qatar tem uma área maravilhosa para quem embarca na cidade, exclusiva para passageiros que voam em Business/First. Assim que você estaciona seu carro/uber/taxi na entrada sinalizada com o número 1, vem os carregadores de mala para pegar sua bagagem. Quando você entra no salão eles sinalizam se você vai para esquerda (Executiva) ou direita (primeira).

O atendimento aqui foi super cordial, educado e solicito. A atendente me disse que eu era o único passageiro do voo, mas ao embarcar descobri que outra passageira fez upgrade de última hora. Despachei a mala e já estava pronto para ir para o lounge. Enquanto você faz os trâmites do check-in você recebe toalhas umedecidas – um toque especial – aliás antigamente você recebia chocolates Godiva – mas acho que encerraram.

Segui em frente para o controle imigratório exclusivo e raio-x. Assim que você termina a inspeção já tem uma escada rolante que te leva diretamente para Al Safwa (o lounge exclusivo para passageiros da Primeira Classe da Qatar) super cômodo e conveniente.

Vamos começar a falar do acesso ao lounge Al Safwa:

  • Voando na Primeira Classe da Qatar – Inclusive vôos intra-golfo já que são vendidos como First.
  • Voando na Executiva da Qatar com status Platinum no Privilege Club
  • Voando na Executiva da Qatar pagando o acesso avulso – equivalente a U$165

Quem voa de Business pode usar o Al Mourjan que é fantástico também. Agora se você tem status na oneworld e tiver viajando de econômica pode acessar uma outra sala chamada de First Class Lounge ou Business Class Lounge (estes são os nomes).

Eu já tenho outro relato mais completo e detalhado deste lounge aqui no site (clique aqui p/ ler), então vou focar somente na avaliação do voo.

Aliás, acho que comparado com a Lufthansa, a Qatar é a segunda cia que eu mais viajei de Primeira Classe, portanto não vou ficar entrando em muitos detalhes  e narrativas mais detalhadas sobre a cabine – e vou focar mais no serviço, ok?

Vôo Qatar Airways QR900 – 16/11/2018
Doha (DOH) – Perth (PER)
Assento: 2K – Primeira Classe
Partida: 02:30 / Chegada: 18:40 / Duração: 11h20
Aeronave: A380

Antes de embarcar você novamente precisa passar por uma inspeção de raio-x – passageiros premium tem um guichê exclusivo e todos eles embarcam pela ponte superior, já que a Primeira Classe e Executiva fica no upper deco do avião. O voo saiu no horário e à esta altura do campeonato eu já estava dormindo em pé.

Ao chegar fui encaminhado pro meu assento por uma comissária EXTREMAMENTE simpática – muito educada e sorridente. Me disse que seríamos apenas 2 passageiros no voo e que ela estava à minha disposição para o que eu precisasse. Nesta hora eu já senti que o voo/atendimento seria bacana – aquele feeling que você pega no ar.

Bom, vamos ao avião – a escada de dentro do avião que leva para o segundo andar é bem estilosa e eu acho esta decoração uma das mais impressionantes de todos os A380 disponíveis no mercado.

Esta é a poltrona 2A – última do lado esquerdo – to usando as fotos de um outro review pois a luminosidade do voo durante o dia é infinitamente melhor.

A disposição dos assentos é 1-2-1 dividido em 2 fileiras totalizando 8 lugares no upper deck (segundo andar do avião).

Os assentos não são “suítes” como nas suas competidoras Etihad e Emirates onde os clientes podem fechar as portas e garantir um pouco mais de privacidade.

De todas as F’s de A380 que eu já voei – a da Qatar com certeza é uma das mais elegantes – tanto pelos detalhes quanto pelos materiais utilizados.

Além disto, a poltrona é super larga o que te permite movimentar de um lado para outro mesmo deitado.

O acabamento é muito bem feito!

A cabine não tem compartimento superior de bagagem então você pode guardar objetos menores embaixo do footrest (descanso dos pés) e sua mala de bordo o comissário guarda em um armário.

Para quem viaja acompanhado as poltronas do meio são ideais e caso aconteça de você estar sozinho há uma divisória retrátil que você pode subir para garantir mais privacidade.

Olha a diferença das fotos, rs. Esta abaixo é com a iluminação reduzida na hora do embarque – fica literalmente muito ruim mesmo.

A poltrona é extremamente larga, então você não se sentirá apertado de forma alguma.

Aqui o lugar onde você coloca os pés – para os baixinhos não se preocupa pois a cadeira também tem regulagem que permite chegá-la para frente.

Há um mini-abajur perto da TV e a tomada fica logo atrás – péssimo lugar já que é bem longe do assento e geralmente o fio do iPhone é bem curto.

Há bastante compartimentos que servem como porta-trecos.

O controle do entretenimento de bordo (que é touchscreen) ficava debaixo do apoio de braço, assim como uma garrafa d’água.

Já do meu lado oposto estava o fone de ouvido e o controle de posição da poltrona – que poderia ser acionado tanto pelos botões normais ou por este tablet.

O bacana é que a medida que você vai personalizando o assento a tela mostra qual vai ser a parte que irá se movimentar, assim não tem erro.

O monitor é ENORME e o entretenimento de bordo era extremamente variado com muita opção de filme, jogos, música, flightmap, etc.

O fone de ouvido é noise cancelling mas sem marca – e a qualidade é boa.

Ainda em solo foi servido champagne Krug com azeitonas e queijos (esqueci de tirar foto, sorry). A comissária também oferecer o amenity kit da BRIC’S que vem em um estojo durinho.

E o pijama e pantufas da marca White Company.

A Qatar oferece internet cortesia para os passageiros voando na First – o acesso diz ser ilimitado mas que eu me lembre são 250MB (pode ser que mudou) para uso durante todo o voo e funcionou bem, mas em determinados momentos ficou inoperante.

Como o sistema da Qatar tanto na executiva quanto na Primeira Classe é dine on demand eu optei por dormir assim que decolou e comer somente depois de acordar, afinal eu estava extremamente cansado.

A comissária logo se prontificou à arrumar a cama enquanto eu fui no banheiro colocar meu pijama.

A minha poltrona 2K teve um problema que não estava deitando por inteira, então me mudaram para 1K. Sorte que o voo estava vazio, afinal já imaginaram o perrengue?

A poltrona na posição cama é enorme – apesar de não ter portas a divisória retrátil garante sua privacidade. A manta é super fofa e eles também forram o assento com um duvet para melhorar o seu conforto.

Eu literalmente capotei e dormi boas horas de sono, acordei faltando umas 4 horas pro pouso em Perth – foi quando chamei a comissária e disse que estava pronto para comer. Ela então trouxe o cardápio para pegar as opções – eu disse pra ela que gostaria de experimentar tudo – ela riu perguntando se realmente era verdade, eu disse que sim, foi quando ela disse que seria um prazer me servir – um doce de pessoa!

Vamos dar uma olhada no cardápio disponível.

E aqui a carta de vinhos/bebidas – aguardo comentários dos nossos amigos entendedores.

Comecei o serviço com caviar, salmão balik e claro uma Krug pra acompanhar – tem combinação melhor? Eu não gosto de tomar o “shot” de Vodka que oferecem – acho forte. As colheres são de madre-pérola para não alterar o sabor da iguaria.

A apresentação estava bonita, apesar da pouca quantidade #GordinhoDaLancheira – detalhe para a vela artificial que eles colocam na mesa – a Turkish também usa um modelo parecido. O limão vem amarrado neste tecido para não cair fiapos na hora de espremer.

Depois trouxeram os pães quentinhos e 6 tipos de azeite – sim gente, SEIS – cada um com um sabor/aroma diferente. O saleiro e pimenteiro eram em aço inox e você moía os grãos na hora.

Em seguida continue com a famosa Arabic Mezze – estava ótimo – mas não comi muito pois sabia que ainda tinha um desafio pela frente, rs.

Depois veio o suflê de queijo com chutney de figo – simples mas gostoso!

E para terminar as entradas – camarões grelhados com coentro, servido com purê de batata, salada e endívias roxas.

De prato principal optei pelo salmão com abobrinha, pimentão doce, batata ao murro e manteiga. Apesar da apresentação ter deixado a desejar o sabor compensou – tudo muito bom!

Eu já estava quase sendo derrotado pelo serviço, quando lembrei que ainda tinha os queijos e mais 3 sobremesas – então segue o baile, rs!

O prato de queijo super farto e com diversas variedades veio acompanhado de vinho do porto, frutas e crackers.

Depois ela trouxe uma salada de frutas vermelhas.

Em seguida um mil folhas com compota de morango – apesar de achar ele bem amanteigado a apresentação estava bela.

E quase chegando no final, um pudim de limão com amêndoas com calda de raspberries.

E pra fechar com chave de ouro – sorvete com frutas – que merece destaque pela montagem – tudo harmonicamente posicionado na taça.

Para quem me pergunta: “Fábio, mas você come tudo isto?” – Claro que não né gente! Se não eu precisaria voar de Cargo, pois nenhuma primeira classe iria me caber neste ritmo de comilança. Eu geralmente peço, experimento uma garfada ou duas e depois devolvo. E antes que venham os “mimimi” – esta comida vai ser jogada fora de qualquer forma – pois não vai ser reaproveitada, portanto, não me sinto com a consciência pesada de não comer o prato todo. #PAZ

Terminando de comer fui dar uma voltinha pelo avião. Logo em frente a poltrona 1A/1K tem um mini self-service bar com revistas e algumas bebidas assim como o banheiro. Atrás deste bar fica o armário onde os comissários guardam as malas de bordo dos passageiros. Digamos que é um pouco não-prático afinal sempre que precisar precisa ir lá, abrir o armário e pegar. Mas são só 2 passos, então não é nenhum terror!

Entre os dois banheiros exclusivos da primeira classe está as escadas que dá acesso ao andar superior.

Olhem esta luminária – linda né? Quanto ao acabamento e design da aeronave a Qatar está de parabéns.

Do lado esquerdo tem o mesmo bar.

O banheiro é super espaçoso, grande e tem até sofá. Há diversas flores – tanto no espelho quanto ao lado do sofá, assim como uma pia bem grande, toalhas individuais e produtos de beleza.

O vaso fica nesta última ‘almofada’ do sofá. Não há chuveiros como na Etihad e Emirates – ponto negativo.

Você também pode pendurar sua roupa e levar o cabide para guardar no seu closet pessoal da poltrona.

E por fim fui para o bar – e confesso que é o mais bonito de todas as cias que oferecem este serviço . Ele fica localizado quase no fundo do avião – é preciso andar por toda a classe executiva até chegar lá. Além do lounge/bar ser super amplo o design dos móveis e disposição do sofá dão um toque especial ao ambiente.

O bar pode ser acessado tanto pelos passageiros da classe executiva quanto pelos da First – e atrás dele curiosamente ainda tem algumas fileiras da classe econômica.

Por boa parte do tempo fiquei sozinho no bar – o que é um milagre pois ele costuma ficar bem movimentado.

DCIM100GOPROGOPR5503.JPG

A iluminação favorita pra mim que eles usam é a roxa pois combina com a cor do balcão e a logo da Qatar então achei que ficou ideal!

Detalhes do bar.

Lista dos drinks disponíveis.

Além das bebidas e até coquetéis tem também alguns snacks como mix de nuts, azeitonas e frutas.

Sai do lounge e fui pro meu assento me trocar pois já estava quase na hora do pouso. Quando voltei encontrei isto na poltrona, não sei em que momento a comissária achou que caberia algo – mas é padrão oferecer, rs.

Bom pessoal, como vocês puderam ver a Qatar tem um produto bastante competitivo na Primeira Classe do A380 no quesito cabine, conforto e instalações. Fiquei extremamente com o serviço desta vez, pois da última vez no meu voo para Melbourne o atendimento na First deixou a desejar – e isto é algo que me incomoda – inconsistência em um produto. O serviço/atendimento precisa ser padrão – independente da rota/horário – pois somente a consistência traz a verdadeira excelência ao serviço/marca, concordam? E neste caso em específico a comissária fez total diferença!

E vocês, aposto que muitos já tiveram a chance de voar na First do A380 da QR aproveitando as dicas do PP não é mesmo? Me conta foi a experiência?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
9.5

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.