A Qantas comemorou ontem (16) seu centenário! Por conta da pandemia as comemorações foram reduzidas e o único evento festivo será sob os céus: a companhia presenteou os australianos com um voo de baixa altitude sobre a baía de Sydney.
A história da Qantas
Em 16 de novembro de 1920, dois veteranos do Australian Flying Corps, Hudson Fysh e Paul McGinness, juntamente com um criador de gados chamado Fergus McMaster, fundaram o que mais tarde se tornaria a companhia aérea nacional. Isso aconteceu apenas 17 anos após o primeiro voo motorizado dos irmãos Wright, dois anos após o fim da Primeira Guerra Mundial e no final da última grande pandemia global, a gripe espanhola.
A nova companhia aérea se concentrou em conquistar a “tirania da distância”, que era a principal barreira para o crescimento da Austrália moderna. Suas primeiras chances de sucesso eram incertas, a ponto de os primeiros patrocinadores chamarem seu investimento de “uma doação”.
Inicialmente transportando correspondências entre as cidades do interior da Austrália, mas tempos depois já transportava passageiros para Singapura (década de 1930). No final da década de 1940, sua importância estratégica foi nacionalizada e, na década de 1960, foi uma das primeiras a adotar os aviões a jato que dominaram as viagens globais.
A Qantas inventou a classe executiva na década de 1970, criou o programa de passageiro frequente e mudou para uma frota de 747 na década de 1980. Foi privatizada na década de 1990, fundou a Jetstar em 2004, passou por uma grande reestruturação em 2014 e, em 2020, tinha recentemente completado vários “primeiros passos” importantes para viagens sem escalas para a Europa e os EUA. Veja abaixo uma breve ilustração da linha do tempo da Qantas.
Sobrevoo em Sydney
As celebrações planejadas para o centenário foram significativamente reduzidas devido ao impacto do COVID-19, mas a Qantas ainda marcou a ocasião com um voo de baixa altitude sobre a baía de Sydney. A rota de voo passou perto de Rose Bay, onde os primeiros hidroaviões da Qantas “Empire Flying” decolaram para Singapura entre 1938 e 1942.
It's not every day you turn 100. Thanks @sydney_sider for the birthday cake 🎂 pic.twitter.com/YtyTHDCrxs
— Qantas (@Qantas) November 16, 2020
Palavras dos diretores
“A história da Qantas mostra que não é estranho a um desafio ou crise. É frequentemente quando seu papel como a transportadora nacional realmente vem à tona. “Queremos usar este momento para agradecer a todos aqueles que apoiaram a Qantas ao longo dos anos. E, em particular, às muitas pessoas que dedicaram parte ou todas as suas carreiras a esta grande empresa”, disse o presidente da Qantas, Richard Goyder.
“Em todo o mundo, a Qantas é provavelmente mais conhecida por seu histórico de segurança, voo de resistência e longa lista de pioneiros na aviação. Mas para os australianos, não há nada como ver o canguru voador no aeroporto, esperando para levá-lo para casa. Esperamos fazer muito mais disso nos próximos meses e anos” disse o O CEO do Qantas Group, Alan Joyce.
Vídeo comemorativo
A companhia também lançou um vídeo com uma breve história dos seus 100 anos, confira-o abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=x6wrUhFo-ow&feature=emb_logo
Comentário
A companhia que desde o ano passado divulgou imagens do novo 787 com pintura comemorativa ao seu centenário, devia estar aguardando ansiosamente por tal data. Mas, mesmo com as comemorações reduzidas, o voo de baixa altitude sobre a baía de Sydney foi lindo de se ver.
Parabéns Qantas!