A Qantas divulgou mais detalhes sobre o seu planejamento para o retorno dos seus voos internacionais. Segundo a companhia, nas projeções atuais, é esperado que a Austrália alcance o 80% da população vacinada até dezembro de 2021, o que desencadearia a reabertura gradual das fronteiras internacionais.
De acordo com a companhia, isso cria diversas opções de viagens em potencial para a Qantas e a Jetstar. Embora a COVID tenha mostrado que as circunstâncias podem mudar inesperadamente, o Grupo precisa fazer algumas suposições coerentes, com base nos dados mais recentes, para garantir que serão oferecidos voos aos passageiros assim que eles se tornarem viáveis.
Alan Joyce, CEO da Qantas, está otimista com o cenário atual de vacinação na Austrália e disse que, com as vacinas, a companhia espera antecipar a volta das operações internacionais. “A perspectiva de voar para o exterior pode parecer muito distante, especialmente com New South Wales e Victoria em lockdown, mas o ritmo atual da vacinação significa que devemos ter muito mais liberdade em alguns meses”.
Ele ainda complementou que a retomada das atividades deverá ser feita com muita cautela e também anunciou que a Qantas trabalhará com o IATA Travel Pass para auxiliar os viajantes durante a retomada. “Há muito trabalho a ser feito, incluindo o treinamento de nosso pessoal e a volta dos serviços das aeronaves. Também estamos trabalhando para integrar o IATA Travel Pass em nossos sistemas para ajudar nossos clientes a comprovar seu status de vacinação e entrada em fronteiras”.
Os planos da Qantas para os voos internacionais
Supondo que as projeções atuais se mantenham e que 80% da população australiana seja vacinada até dezembro, a Qantas e a Jetstar planejam iniciar um reinício gradual. Veja abaixo:
A partir de meados de dezembro de 2021, os voos começarão da Austrália para destinos seguros, que provavelmente incluirão Singapura, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Canadá usando o Boeing 787, Airbus A330 e Boeing 737. Já os A320 serão utilizados nos voos para Fiji.
Voos entre a Austrália e a Nova Zelândia estarão à venda para viagens a partir de meados de dezembro de 2021, na esperança de que a “bolha de viagens” entre os países, seja retomada.
A capacidade da Qantas de voar sem escalas entre a Austrália e Londres deve ter uma demanda ainda maior após a pandemia. A companhia aérea está considerando o uso da cidade de Darwin, cidade australiana mais próxima do Sudeste Asiático, como uma alternativa para a entrada de turistas, visto que Perth continua com políticas conservadores em relação às viagens.
A companhia ampliará o alcance de suas aeronaves A330-200 para operar algumas rotas transpacíficas, como Brisbane-Los Angeles e Brisbane-San Francisco. Isso envolve algumas mudanças técnicas que estão sendo finalizadas com a Airbus. A Qantas também receberá a entrega de três 787-9 (novas aeronaves que estavam armazenadas com a Boeing) durante o primeiro trimestre de 2023 para operar voos adicionais para os principais mercados, conforme a demanda aumenta.
Já a sua subsidiária, Jetstar, receberá suas três primeiras aeronaves Airbus A321neo LR no início de 2023, cujo maior alcance permitirá que alguns de seus 787 sejam utilizados para outros mercados.
A volta dos voos com o Airbus A380
Conforme dito pela companhia, cinco A380 retornarão ao serviço antes do prazo. Eles devem voltar às atividades nos voos entre Sydney e Los Angeles a partir de julho de 2022, e entre Sydney e Londres (via Singapura) a partir de novembro de 2022. Segundo a Qantas, os A380 funcionam bem nessas rotas de longa distância quando há demanda suficiente.
No total, espera-se que dez dos A380 com interiores reformados retornem ao serviço no início de 2024, dependendo do tempo de recuperação do mercado. Da atual frota do modelo na companhia, dois A380 serão aposentados.
Para quais países a Qantas planeja voar?
A companhia irá estudar seus principais mercados como o Reino Unido, América do Norte e partes da Ásia, que atualmente têm níveis altos e crescentes de vacinação. Os indicies de vacinação e o número de contágio dos países com o vírus, serão determinante para a Qantas e a Austrália em geral, classificar as nações como “países de baixo risco” para viajantes vacinados visitarem, dependendo das decisões do governo e das políticas de entrada de outros países até lá.
Voos para destinos que ainda têm baixas taxas de vacina e altos níveis de infecção por COVID serão adiados até abril de 2022 – incluindo Bali, Jacarta, Manila, Bangkok, Phuket, Ho Chi Minh City e Joanesburgo.
Política de flexibilidade
A Qantas recentemente estendeu sua política Fly Flexible, oferecendo aos clientes que reservaram voos internacionais antes de 28 de fevereiro de 2022 alterações de data “sem taxas” ilimitadas ao viajar antes de 31 de dezembro de 2022.
A companhia também estendeu vouchers de crédito para reservas feitas antes de 30 de setembro de 2021 para permitir viagens até 31 de dezembro de 2023. Os passageiros que tem voos com a Jetstar podem usar seu voucher para reservar novos voos até pelo menos 31 de dezembro de 2022, para voos até o final de 2023.
O plano é ambicioso, incluindo a retomada das operações inclusive com o A380, que vem sendo deixado de lado por muitas companhias pelo mundo. De qualquer forma, a volta dos voos internacionais da Qantas só deve acontecer caso a Austrália reabra suas fronteiras.
Segundo a companhia, mais informações serão divulgadas em breve. Ficamos na torcida para que a Qantas, que não opera para fora da Austrália desde março de 2020, volte a voar para o exterior.