fbpx

Qatar Airways dá indícios que terá uma nova Primeira Classe

Notícias

Por Lorenzo Firmino

Desde a introdução da Qsuite há um burburinho no mercado que a Qatar Airways deixará de oferecer Primeira Classe em um futuro não tão distante. Os jumbos da companhia árabe são os únicos que contam com o produto e, como sabemos, eles serão aposentados nos próximos anos. Além disso, há quem pense que a Qatar Airways não precisa de uma Primeira Classe quando se tem uma Qsuite. A cabine com portas deslizantes e divisórias retráteis que transformam o ambiente em “uma sala”, deu a companhia o título de melhor Classe Executiva do mundo. Mas Mr. Akbar Al Baker, CEO do grupo, parece não pensar exatamente assim.

O diretor executivo afirmou recentemente que a Qatar Airways está desenvolvendo uma cabine de Primeira Classe para seus próximos jatos Boeing 777X a fim de preencher uma lacuna no mercado de viagens high-end assim que o Airbus A380 da companhia for aposentado de vez.

Esta nova Primeira Classe seria limitada para dois ou três destinos considerados premium – como Londres e Paris. Além disso, o executivo prevê uma redução de 50% na capacidade de assentos. Ou seja, estamos falando de uma cabine ultra restrita de apenas 4 lugares. Um produto extremamente nichado, como pontuou Al Baker.

Para substituir o atual Boeing 777-300ER da sua frota, a Qatar Airways firmou um pedido de cinquenta(!) B777-9. E para substituir o B777-200LR, a companhia tem uma ordem de compra de dez B777-8.

As primeiras entregas do B777-9 estão previstas para 2022. Porém, estas aeronaves ainda não contarão com a nova Primeira Classe. “Não será no primeiro B777X porque queremos ter um produto realmente único, então precisamos de tempo para desenvolvê-lo” – disse o chefão do grupo Qatar. É provável que a frota super premium de B777-9 da companhia pouse somente em 2028 – quando é esperado que o seu último A380 se despeça dos céus.


As melhores cabines de Primeira Classe

É difícil não criar grandes expectativas quando o assunto é a Qatar Airways. O que esperar de uma companhia que revolucionou o mercado de Classe Executiva com a Qsuite? Como será a sua nova Primeira Classe? Veja abaixo imagens das melhores cabines premium do mundo para aflorar a sua imaginação.

  • Primeira Classe da Air France no Boeing 777

  • Primeira Classe da ANA no Boeing 777

  • Primeira Classe da Cathay Pacific no Boeing 777

  • Primeira Classe da Emirates no Boeing 777

  • Primeira Classe da Etihad no Airbus A380

  • Primeira Classe da Lufthansa no Airbus A380

  • Primeira Classe da Singapore Airlines no Airbus A380


Comentário

Em entrevista ao Executive Traveller, o diretor executivo da companhia foi cauteloso. Ele acredita que cabines de Primeira Classe encolherão em companhias aéreas mundo afora à medida que a demanda por suítes de Classe Executiva aumenta. Ainda assim, a notícia é empolgante e desmistifica a ideia que a Qatar Airways não terá mais Primeira Classe no futuro.

Quem está preparado para a nova First da Qatar? 👆🏼

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.