A Qatar Airways informou que recebeu na data de ontem (22) mais três aeronaves Airbus A350-1000, reafirmando sus posição como a companhia que mais possui aviões desse modelo em sua frota, sendo 52 no total. Segundo a companhia, o investimento estratégico em aeronaves bimotores de baixo consumo de combustível, permitiu que a Qatar continuasse voando durante a pandemia.
O A350-1000 da Qatar
As aeronaves recém chegadas oferecem um total de 327 assentos, em uma configuração de duas cabines, sendo 46 assentos na Qsuite (Executiva) e 281 na econômica.
O A350 tem tecnologia avançada de sistema de ar que oferece uma ótima qualidade de ar na cabine, pois renova o ar a cada dois ou três minutos para maior conforto e menos fadiga. Além disso, a aeronave tem um sistema de circulação de ar sem correntes que resulta em um baixo nível de ruído ambiente na cabine, consequentemente tornando a viagem mais tranquila.
Por dentro, a iluminação em LED, imita o nascer e o pôr do sol, naturais para ajudar a reduzir os efeitos de jetlag. O A350-1000 é sete metros mais longo que o A350 XWB e oferece 28% a mais de capacidade na cabine Premium. O avião também conta com o novo sistema chamado de Super Wi-Fi, que é conexão à internet banda larga via satélite.
Aeronave é utilizada nos voos para São Paulo
A Qatar Airways atualmente opera um voo diário de cerca de 16h de duração entre Doha (DOH) e São Paulo (GRU). A aeronave que operava essa era o Boeing 777-200 que tinha 42 assentos na Qsuite, mas a partir de maio desse ano o modelo escolhido para a rota foi justamente o Airbus A350-1000, oferecendo 4 assentos a mais na classe executiva (Qsuite).
O que diz a Qatar
O CEO do Grupo Qatar Airways, o Sr. Akbar Al Baker, disse: “A Qatar Airways é uma das poucas companhias aéreas globais que nunca parou de voar durante esta crise. Como uma das únicas companhias a continuar recebendo novas aeronaves neste momento, nosso investimento estratégico em aeronaves bimotores modernas e com baixo consumo de combustível nos permitiu continuar voando, levando mais de 2,3 milhões de pessoas para casa em mais de 37.000 voos desde o início da pandemia. Devido ao impacto do COVID-19 na demanda de viagens, continuaremos a voar de maneira mais ecológica e inteligente, mantendo nossa frota de Airbus A380 estacionada, visto que não é comercial ou ambientalmente justificável operar uma aeronave tão grande no mercado atual”.
Meet the newest addition to the #QatarAirways fleet – a trio of @airbus A350s delivered on the same day.
A7-ANO, A7-ANQ, and A7-ANR are ready to support the sustainable recovery of travel on our network.
👉 https://t.co/6EZ8tupUBI pic.twitter.com/2kqHqENNVn
— Qatar Airways (@qatarairways) October 23, 2020
Eficiência em relação ao A380
A área especializada em planejamentos da Qatar Airways comparou o A380 com o A350 em rotas de Doha a Londres, Guangzhou, Frankfurt, Paris, Melbourne, Sydney e Nova York. Em um voo normal de ida, a companhia constatou que o A350 economizou no mínimo 16 toneladas de dióxido de carbono por hora de voo, em comparação com o A380.
A análise mostrou que o A380 emitiu 80% mais CO2 por hora do que o A350 em cada uma dessas rotas. Nos casos de Melbourne e Nova York, o A380 emitiu 95% mais CO2 por hora de voo que o A350, economizando cerca de 20 toneladas de por hora. Até que a demanda de passageiros volte aos níveis adequados, a Qatar Airways continuará a manter suas aeronaves A380 estacionadas, garantindo que as operações sejam feitas apenas com aeronaves comercialmente e ambientalmente responsáveis.
Comentário
A Qatar é uma das companhias aéreas com a frota mais moderna do mundo. Para quem tiver curiosidade em acompanhar, as matrículas das três novas aeronaves da Qatar Airways são:
- A7-ANO
- A7-ANQ
- A7-ANR
Será que vamos ver um dos recém chegados A350-1000 por aqui? Para mais informações sobre a frota de A350 da Qatar clique aqui.