A Qatar Airways está operando o sistema de cabine ultravioleta da Honeywell como forma de aumentar as medidas de higiene a bordo. Em testes clínicos, a luz ultravioleta demonstrou ser capaz de inativar vários vírus e bactérias quando aplicada corretamente. Aproximadamente do tamanho de um carrinho de bebidas, o sistema possui braços UV extensíveis que tratam os assentos, superfícies e cabines das aeronaves sem usar produtos químicos de limpeza.
“Neste tempos sem precedentes, a saúde e a segurança de nossa tripulação e passageiros continuam a ser de extrema importância. Desde o início da pandemia, introduzimos regularmente novas e eficazes medidas de segurança e higiene a bordo de nossas aeronaves, com base em nossa experiência incomparável de voar de forma consistente durante todo o tempo”, disse o CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker.
Já tendo recebido seis Honeywell UV Cabin System, os dispositivos foram submetidos a testes abrangentes a bordo das aeronaves Qatar Airways, antes de entrar em serviço. A companhia aérea pretende adquirir unidades adicionais em um futuro próximo, a fim de operá-las a bordo de todas as paradas de aeronaves no Aeroporto Internacional Hamad (HIA), em Doha.
Um complemento na limpeza
Segundo a companhia árabe, as aeronaves da Qatar Airways continuarão a ser desinfetadas regularmente com produtos de limpeza recomendados pela International Air Transport Association (IATA) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Honeywell UV Cabin System será utilizado como uma etapa adicional após a desinfecção manual, para garantir os mais altos padrões de limpeza.
A roupa de cama e os cobertores da companhia aérea continuarão a ser lavados, secos e prensados em temperaturas microbianas letais, enquanto os fones de ouvido são rigorosamente higienizados após cada voo. Esses itens são selados em embalagens individuais por funcionários usando luvas descartáveis higiênicas.
A bordo, o passageiro ainda conta com um kit de proteção gratuito fornecido pela Qatar, além de filtros de ar HEPA, presentes nas aeronaves da empresa – que removem 99.97% dos contaminantes virais e bacterianos do ar.
Sobre o kit de proteção
Dentro de uma bolsa ziplock, uma máscara facial descartável, luvas descartáveis e álcool em gel para as mãos são oferecidos. Os clientes da Classe Executiva também recebem um tubo de álcool em gel adicional de 75ml. Além disso, para as aeronaves equipadas com a Qsuite, os clientes de têm ainda mais privacidade com as portas deslizantes, além de uma opção de um indicador de “não perturbe” – caso desejam limitar suas interações com a tripulação de cabine.
Medidas de saúde adicionais em Doha
O HIA, hub da companhia em Doha, também colocou robôs desinfetantes UV-C, que são dispositivos móveis totalmente autônomos que emitem luz ultravioleta concentrada e são implementados em áreas de alto fluxo de passageiros para reduzir a disseminação de patógenos. O Oryx Airport Hotel no HIA também implementou a luz UV-C para monitorar e garantir um processo de limpeza completo em todos os quartos, usando uma caneta visível apenas sob luz UV-C para marcar pontos de contato frequentes.
As áreas marcas passam pelos mais elevados níveis de higienização antes de serem verificadas e analisadas, permitindo à administração do hotel aprimorar ainda mais suas técnicas e padrões de limpeza.
Comentário
Assim como a Qatar Airways, a Azul e a JetBlue também estão usando raios ultravioleta para auxiliar na limpeza e na segurança de suas aeronaves. A JetBlue, inclusive, publicou um vídeo mostrando como que o aparelho funciona, veja abaixo:
O equipamento chega às companhias aéreas como uma forma de deixar o serviço de limpeza ainda mais eficaz, justo em uma época tão importante e preocupante quanto essa, em que qualquer cuidado é pouco para fornecer segurança não somente ao passageiro, mas também ao funcionário das empresas de aviação.