Qatar Airways volta atrás e bilhetes emitidos com milhas continuarão com acesso às salas VIP

Notícias Programas de fidelidade

Por Lorenzo Firmino

Anteontem uma notícia envolvendo bilhetes prêmio e a Qatar Airways correu a internet. Segundo o Executive Traveller, estes bilhetes [emitidos com milhas] não dariam mais acesso gratuito as fabulosas salas VIP da companhia no Aeroporto Internacional de Doha. Felizmente, nada mudou e tudo parece ter sido apenas um mal-entendido.


Como tudo começou

O pontapé dessa história foi dado há quase 10 dias, quando a Qatar Airways lançou uma tarifa de executiva simplificada. Chamada de “Business Class Classic” (ou Classe Executiva Clássica, ao pé da letra) essa tarifa:

  1. Elimina o acesso gratuito aos lounges do hub da companhia em Doha;
  2. Elimina a marcação de assentos gratuita pela internet;
  3. Gera menos milhas (no caso de bilhetes comprados e não emitido com milhas);
  4. Tem um maior custo de cancelamento (no caso de bilhetes comprados e não emitido com milhas).

Com essa tarifa a Qatar Airways poderá vender assentos de Classe Executiva por um preço mais competitivo. De fato, na nossa simulação houve uma redução de quase USD300 no trecho São Paulo x Doha.

Particularmente, não gostei da “novidade”. Parte importante da experiência em Classe Executiva é o acesso gratuito à sala VIP. Comercializando uma tarifa que elimina este acesso, a companhia pode acabar criando uma tendência no setor – ainda que de forma involuntária.


A confusão

O alvoroço foi instaurado quando um porta-voz da companhia disse ao Executive Traveller que bilhetes prêmio passariam a ser emitidos na tarifa “Business Class Classic”. No mesmo dia a notícia percorreu o mundo e fez angústia dos #AvGeeks aficionados por milhas (inclusive, a minha – vale notar).

Para complicar ainda mais a situação que não foi nada bem recebida pelos passageiros, um guia sobre a família de tarifas da Qatar Airways distribuído recentemente para agências de viagens em todo o mundo diz:

“As reservas de bilhetes prêmio receberão os atributos do produto Business Class Classic (…) contudo, vamos oferecer seleção de assento gratuito e acesso à sala VIP para clientes elite da Qatar e oneworld”.

Esta informação recebida por agências de viagens deixava claro que o porta-voz da companhia não estava equivocado.


24h depois…

A Qatar Airways disse ao Executive Traveller que a informação estava errada e não fez nenhuma alteração na política de bilhetes prêmio como resultado de mudanças na família de tarifas.

O porta-voz da companhia completou: “qualquer passageiro que reservar um bilhete prêmio em Classe Executiva receberá os mesmos benefícios de antes, incluindo acesso gratuito à sala VIP e marcação de assento”.


A Qatar voltou atrás ou foi mesmo um equívoco?

No meu ponto de vista, não foi um equívoco já que a mesma informação foi confirmada pelo porta-voz da Qatar e através do guia da família de tarifas recebido por agências de viagens. A repercussão amplamente negativa pode ter feito com que a companhia desse um passo atrás – e isso é positivo não só pelo fato das coisas continuarem como antes, mas pela capacidade da empresa de reconhecer que aquela medida não era adequada.


Comentário

Nada muda! O Al Safwa e Al Mourjan continuam liberados para quem emitir bilhetes prêmio em programas de fidelidade como o LATAM Pass e a Smiles, por exemplo.

E, consequentemente, o Krug também (no caso do Al Safwa)! 🍾


*Entramos em contato com a Qatar Airways e, caso seja necessário, atualizaremos esse artigo com novas informações.

Alertas de Viagem no WhatsApp
Alertas de Viagem no WhatsApp Receba Alertas de Passagens com Milhas no WhatsApp!
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Inter
Inter Abra sua conta no Inter e aproveite inúmeras vantagens
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.