Quais voos contam como trechos qualificáveis para subir de categoria na Smiles?

Notícias

Por Juliano Moda

Para subir de status na Smiles até atingir a categoria Diamante, é necessário juntar milhas ou trechos qualificáveis em voos. Um dos diferenciais do programa é que não só passagens pagantes, mas também emitidas com milhas, valem para a contagemNo entanto, não são todos os trechos resgatados com milhas no programa que contam, sendo restritos aos emitidos e operados pela GOL. Confira os detalhes nesse artigo.

☞ pular para…


O que são trechos qualificáveis?

Para subir de categoria na Smiles e ter acesso a benefícios exclusivos, há duas formas: acumulando milhas qualificáveis ou trechos qualificáveis. Entre as recompensas, dependendo de cada categoria, estão milhas bônus, cupons de desconto aéreo, acessos extras ao lounge GOL Smiles, upgrades de cabine em voos internacionais com a GOL, cotas de cancelamento e remarcação gratuita.

Nesse artigo, o foco será nos trechos qualificáveis. Aqui, contam voos com origem e destino final realizados pela GOL e emitidos tanto com milhas Smiles como com dinheiro. Já nos operados por outras companhias aéreas parceiras, emitidos com milhas Smiles e que possuem conexões com a GOL, a rota realizada pela companhia entra na contagem.

Vale lembrar que a Smiles considera na contagem apenas a origem e destino final do bilhete, excluindo as conexões. Assim, um voo de São Paulo (GRU) a Salvador (SSA) com conexão em Brasília (BSB), por exemplo, contabilizará 1 trecho, assim como um voo direto GRU-SSA.

Portanto, você pode somar trechos qualificáveis nas seguintes situações:

  • Em voos da GOL comprados em dinheiro;
  • Em emissões de voos da GOL utilizando milhas Smiles;
  • Em passagens pagantes de companhias aéreas parceiras, ao sinalizar seu número da Smiles;
  • Em voos mistos da GOL e parceiras, quando há trechos operados pela aérea nacional e a emissora do bilhete for a GOL (código G3).

O que não conta como trecho qualificável

Mas e quanto a voos operados pela GOL mas emitidos com milhas por outra companhia ou programa?

Sobretudo em acordos de codeshare, é comum voos de parceiras até o destino final serem emitidos em um único ticket com um único código: o da aérea que o emitiu. No entanto, quando a dona emissora do seu bilhete for outra companhia que não a GOL (código G3), trechos operados pela brasileira não contarão como qualificáveis.

Confira abaixo o resultado de uma análise da Smiles referente a voos operados pela GOL mas emitidos pela American Airlines:


Subindo de categoria com os trechos qualificáveis

Um dos pontos que chama atenção nas novas regras da Smiles é a valorização dos trechos qualificáveis como critério para subir de categoria no programa. Confira abaixo a quantidade de trechos (ou milhas qualificáveis) necessários para mudança de status:

  • Categoria Smiles [de entrada]: 0 milhas ou trechos qualificáveis;
  • Categoria Prata:  6 trechos qualificáveis ou 6.000 milhas qualificáveis;
  • Categoria Ouro: 12 trechos qualificáveis ou 12.000 milhas qualificáveis;
  • Categoria Diamante: 24 trechos qualificáveis ou 24.000 milhas qualificáveis;
  • Diamante Magno [novo status dentro da categoria diamante]: 50 trechos e 50.000 milhas.

Portanto, basta voar – seja com milhas ou com passagens pagantes – seguindo os critérios que apresentamos acima para subir de categoria na Smiles. Vale lembrar que a contabilização ocorre de janeiro a dezembro do ano vigente.


Garanta 8% de desconto na Hoteis.com

Vai viajar e ainda não garantiu a hospedagem? Confira a seleção disponível no Hoteis.com e reserve o seu hotel com 8% de desconto e pagamento em até 12x sem juros utilizando o nosso cupom ‘HOTEISPPLATAM’ [sem aspas].

O uso do cupom se restringem a hospedagem com check-out até 31 de março de 2025.


Ganhe cashback na compra de dólares na Nomad

Se você está planejando uma viagem internacional e precisa comprar dólares, então aproveite nosso cupom exclusivo ‘PASSAGEIRO20’ [sem aspas] para abrir conta na Nomad e ganhar até 20 dólares de cashback na compra da moeda.

Com esse benefício, você ganha 2% de cashback em cima da 1ª operação de câmbio realizada em até 15 dias desde a abertura da conta, sendo o valor máximo de 20 dólares. Por exemplo:

  • Para uma remessa de $300, você ganha $6 de cashback.
  • Para uma remessa de $500, você ganha $10 de cashback.
  • Para uma remessa de $1.000, você ganha $20 de cashback.
  • Para uma remessa de $1.500, você ganha $20 de cashback.

O cashback entra na sua conta Nomad em até 1 dia útil após a remessa.


Ganhe até 69% de desconto no Seguro Viagem da Ciclic

Se você ainda não tem Seguro Viagem para a sua viagem, nós temos uma boa notícia: usando o cupom ‘PASSAGEIRODEPRIMEIRA’ [sem aspas] neste link, é possível obter um desconto de até 69% no valor total da sua compra, além de parcelamento em até 12x sem juros.


Comentário

Utilizar trechos qualificáveis emitidos com milhas é uma das formas mais práticas de subir de categoria na Smiles, justamente pelo programa não exigir que a passagem seja pagante. Contudo, para utilizar essa estratégia, certifique-se de que a dona emissora do bilhete é a própria GOL, pois bilhetes emitidos por outras companhias, mesmo que operados pela aérea nacional, não entram na conta.

Na dúvida, sempre opte por utilizar suas milhas Smiles, caso pense em resgates operados pela companhia, garantindo assim a contabilização como trecho qualificável.

Você já utilizou trechos qualificáveis para subir de categoria na Smiles? Conte para nós aqui embaixo!

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 500 pontos extras na hora!
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Hotéis
Hotéis5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2025!
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.