fbpx

Qual importância do pagamento por aproximação na hora de escolher um cartão de crédito?

Notícias

Por Alexandre Zylberstajn

Ontem publicamos aqui no Passageiro de Primeira um pedido de ajuda para construção de ranking de cartões de crédito. Listamos 10 características que julgamos importantes e deixamos um campo aberto para sugestões.

Não me chega como surpresa que muitos mencionaram “Apple Pay” e outros meios de pagamento de aproximação como sendo um fator relevante. Deveríamos ter incluído essa opção desde o inicio!

Digo isso por experiencia própria: a cerca de 1 ano deixei de usar carteira (física) e gasto muito mais com meus cartões que oferecem a possibilidade de pagar através do Apple Pay, sobretudo em época de pandemia – onde estamos evitando contato físico.

Tudo começou com o Santander Pass

No Brasil, tudo começou com meu Santander AAdvantage, que passou a oferecer uma pulseira ou selinho com chip para ser colado no celular que permitiam o pagamento à distância sem o cartão. Comprei e testei os duas opções.

A pulseira foi para gaveta e deixou de ser usada em uma semana, o selinho ficou até eu trocar de celular.

Eu tentei reaplicar o selinho do cartão no novo celular, mas a cola já tinha saído e não grudou. Não rolava pagar para pedir outro, afinal já tinha tecnologia melhor e de graça sendo oferecida.


A chegada do Apple Pay no Itaú

Gostava do selinho do Santander, mas com a chegada do Apple Pay nos cartões do Itaú, o meu Santander foi substituído.

De certo modo eu sei que usar o Mastercard Black do Itaú não maximiza o acúmulo de pontos (e isso me doí, porque gosto do Itaú), mas temos que assumir que a funcionalidade falta, por ser muito boa. Apesar de considerar bastante o tipo de pontuação gerada nos cartões, passei a usar o Apple Pay no Itaú em praticamente todas as compras presencias.


A CNH Digital e a aposentadoria da minha carteira

Nessa época também renovei minha carteira de motorista. Com a funcionalidade oferecida pelo DETRAN da CNH digital foi o que precisava para aposentar minha carteira, até mesmo nas viagens!

Alias, eu recomendo bastante que vocês façam o mesmo. Temos um post detalhado explicando Como cadastrar a CNH Digital no seu celular e usá-la para embarcar em voos domésticos.


Perrengues

Por deixar de usar dinheiro e não carregar cartões, já passei perrengues e até sufoco. Certa vez o Fábio teve que pagar meu almoço (imaginem a cara feia do menino), também já comprei fiado na padaria, na barraca do coco e já tive que ser resgatado pela esposa em um estacionamento que não me deixou voltar no dia seguinte para pagar!


O Apple Pay no Bradesco

Um pouco depois, o Apple Pay chegou no Banco Bradesco e pude colocar meu ELO Nanquim Diners Club para dentro do celular: PRONTO – assunto resolvido (cartões Visa também são suportados)! Além da funcionalidade “contactless” que eu tanto aprecio, conseguia creditar os pontos num programa de fidelidade versátil (Livelo) e ainda permitia meu acesso aos lounges Bradesco Cartões quando no Aeroporto de Congonhas, Guarulhos, Curitiba e Santos Dumont. E também em salas parceiras no Brasil como a sala ELO em Congonhas, Salas VIP em Brasília, Salas Ambaar em Belo Horizonte e  lounge Star Alliance em Guarulhos. Além dos 10 acessos gratuitos às salas Diners pelo mundo.


Tecnologia NFC

A tecnologia NFC (Near Field Communication) que permite o pagamento por aproximação já existe há um bom tempo no Brasil, mas antes estava presente apenas nos cartões físicos. Somente com a evolução da tecnologia é que ela passou a ser utilizada também em outros dispositivos como celular, relógio, pulseira, entre outros – sem a necessidade de ter o “plástico”


O Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay são importantes

Meus gastos nos cartões que não oferecem Apple Pay diminuíram. Eles foram para a gaveta ao lado da cabeceira o e perderam espaço, mesmo tendo bons benefícios.

O fato é que o Apple Pay ajudou a mudar meu comportamento na hora de pagar e hoje em dia eu não abro mão de que ao menos um dos meu cartões tenham essa funcionalidade.

Se apenas um banco oferecesse pagamento por aproximação sem precisar utilizar o cartão físico, eu certamente seria cliente unicamente por essa funcionalidade.

No final das contas, nossa pesquisa de cartões de crédito tem mostrado que muito usuário pensa assim e por isso, passaremos a dar uns “pontinhos” a mais em nosso futuro ranking para aqueles emissores que oferecerem essa funcionalidade!

Aproveito para convidar todos a participar e nos ajudar na construção de nosso ranking de cartões!


Obrigado aos leitores que me abriram os olhos para algo que eu já sabia, mas não tinha me dado conta!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.