fbpx

Rara disponibilidade em executiva da American para os EUA com o AAdvantage, Multiplus e outros

Notícias

Por Lorenzo Firmino

Já faz alguns meses que a disponibilidade de bilhete prêmios em cabine executiva da American Airlines desapareceu (leia mais aqui).

É quase impossível encontrar a tarifa MileSAAver no AAdvantage para os voos diretos que a American opera entre Brasil e EUA. Para quem não sabe, a tarifa MileSAAver é a mais barata do programa e também é aquela que usualmente o sistema da Multiplus e parceiras da oneworld enxergam para emissões.

Ainda que não seja possível encontrar disponibilidade em voos diretos, hoje encontrei uma disponibilidade aparentemente razoável para os próximos dias (e mês de outubro) nos voos da American Airlines com conexão com destino a Nova York, Los Angeles, Dallas, Miami e Vancouver. As conexões são rápidas e feitas em território norte-americano. Ou seja, você viaja com AA em executiva até os EUA e conecta internamente. Dessa forma, há disponibilidade.


Observações

Algumas observações importante:

  1. Não há disponibilidade para nenhuma data após o mês de outubro (com exceção de Vancouver);
  2. Depois de outubro, a disponibilidade só retorna em fevereiro e de forma muito escassa;
  3. Se você vai para outro destino na América do Norte que não está citado nesse post, desde que você pesquise dentro do período exemplificado, não terá problema. Basta alterar a cidade de destino final;
  4. Como falei no início, a disponibilidade das tarifas MileSAAver encontradas no AAdvantage usualmente bate para a emissão com a Multiplus (veja mais no final do post).

Vamos a disponibilidade!


São Paulo x Nova York


São Paulo x Los Angeles


São Paulo x Dallas


São Paulo x Miami


São Paulo x Vancouver

*Excepcionalmente na emissão para Vancouver, há disponibilidade também para o mês de novembro.


AAdvantage e Multiplus

Todas as nossas buscas foram feitas através do site da American Airlines (AAdvantage) e esta é a melhor forma de buscar porque o sistema da companhia mostra a disponibilidade através da visualização mensal (como nas imagens acima). E a disponibilidade da tarifa MileSAAver, como já foi dito, costuma refletir em outros programas de fidelidade – como na Multiplus.

Vamos pegar como exemplo a emissão:

  • São Paulo x Vancouver
  • Dia 01 de outubro

Esse trecho aparece disponível no AAdvantage, observe:

E quando pesquisamos na Multiplus, a disponibilidade bate:

  • Mas por que 85.000 pontos? Este preço é fixo? Como é feita a precificação?

A Multiplus adota a “precificação dinâmica por faixa de preços” para o resgate de bilhetes prêmio em companhias aéreas parceiras (isso inclui a American Airlines e cias da oneworld). Segundo a tabela da LATAM, o custo por trecho em classe executiva para a América do Norte varia entre 75.000 e 106.500 pontos para parceiros.

Entretanto, podemos dizer que o preço é fixo. Para todas as emissões que citamos nesse post a Multiplus está cobrando 85.000 pontos (independente se você irá para Miami ou Vancouver).

Sono de tranquilidade de quem conseguiu emitir uma passagem com milhas na executiva da AA.


Acumulando milhas no AAdvantage

No Brasil, os cartões co-branded do Santander são os únicos do mercado que geram milhas no programa da American Airlines.

  • Até 2 milhas por cada dólar norte-americano gasto em compras no cartão;
  • Milhas em dobro para cada dólar americano gasto nas compras da American Airlines;
  • Milha extra para cada dólar norte-americano gasto em compras internacionais.

Clique aqui para conhecer os cartões.


Comentário

Não tá fácil encontrar disponibilidade em classe executiva para voos da American Airlines, meus amigos! E como podemos observar, isto está muito além do TI dos programas de fidelidade parceiros. É a atual política de disponibilidade de bilhetes prêmio da companhia.

Curiosamente, quando tentamos emitir um bilhete entre GRU-JFK a disponibilidade é zero para voos direto. Mas, pelo menos no mês de outubro, o sistema está permitindo chegar a Nova York desde que se conecte em uma outra cidade nos EUA (como Miami, por exemplo, dentro da mesma emissão). Agora, se você tentar emitir GRU-MIA direto, a disponibilidade desaparece. Assim como Nova York, o sistema só permite chegar em Miami se houver uma conexão.

Continuarei monitorando de perto a disponibilidade dos trechos desse post e caso apareça disponibilidade para uma janela superior a 30 dias volto para comunicar.

Como você tem feito com as emissões da American? Tem conseguido alguma coisa?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.