fbpx

Sala VIP United Polaris Lounge – Aeroporto de Newark (EWR)

Avaliações Lounges Notícias

Por Lorenzo Firmino

Pessoal, durante o mês passado quando viajei para Nova York a convite da United, aproveitei para conhecer o United Polaris Lounge do Aeroporto de Newark (EWR). Hoje a companhia tem cinco lounges Polaris nos Estados Unidos – o primeiro a ser inaugurado foi o de Chicago, em 2016. Dois anos depois a United abriu as portas dos lounges de São Francisco, Nova York (Newark) e Houston e, no ano passado, Los Angeles.

A companhia dividiu o United Polaris Lounge de Newark em vários ambientes – ao longo dessa avaliação falo sobre cada um deles.

☞ pular para…


O Espaço

O lounge tem uma área de em torno de 2.500 m² (35% a mais que o maior lounge de Guarulhos, por exemplo) e capacidade para aproximadamente 500 passageiros. São 15 tipos de assentos e poltronas diferentes, todas em tons de cinza azul e bege. O ambiente é refinado e transmite um “ar de exclusividade”.

United Polaris Lounge Newark assentos

Alguns assentos oferecem iluminação individual (um abajur com luz branca para leitura) e a grande maioria têm tomadas de energia e entradas USB à disposição dos passageiros.

Há algumas poltronas giratórias com uma pequena mesa disponível (se você precisa trabalhar o lounge oferece workstations privativos – falarei mais sobre eles adiante).

United Polaris Lounge Newark poltronas

O espaço é amplo e “longo”, cada ambiente foi detalhadamente projetado e o seu uso otimizado.


Comida à la carte

No United Polaris Lounge há um restaurante com comida à la carte disponível para todos os passageiros – o que eu acho um grande diferencial em relação aos Flagship Lounges da American Airlines (onde apenas passageiros voando em Primeira Classe tem acesso ao restaurante com comida à la carte). A United chama o espaço de “The Dining Room”.

United Polaris Lounge Newark the dining room

O restaurante tem capacidade para 48 pessoas – dependendo do horário, é preciso aguardar para ser acomodado. Neste caso, há uma recepcionista anotando a ordem de chegada dos passageiros numa lista. O lado bom é que ela te entrega um pager (chamador wireless de fila de espera) e você pode aguardar no bar ou em qualquer outro canto do lounge.

United Polaris Lounge Newark restaurante

Como todas as mesas estavam ocupadas na hora que fui comer, tive que esperar. Mas a rotatividade é alta, há passageiros chegando e saindo a todo momento. Esperei por volta de 30 minutos, tempo de um drink no bar. (A imagem abaixo foi registrada no fim do dia).

Vamos então ao cardápio do restaurante! Na foto temos as opções de café da manhã (à esquerda) e almoço/jantar (à direita).

United Polaris Lounge Newark cardápio

Abaixo temos a página de sobremesas e o menu especial infantil (pedido de uma seguidora!). Você pode dar zoom clicando nas imagens.

Como eu sou morto de fome preciso registrar tudo, pedi todos os pratos disponíveis durante o jantar (as entradas e os principais). Comecei com o macarrão, que estava uma delícia.

United Polaris Lounge Newark pasta

Após a pasta, eu pedi o salmão grelhado com lentilhas assadas.

United Polaris Lounge Newark salmão

Depois a salada de vegetais porque eu sou fit!

United Polaris Lounge Newark salada

Uma massa folhada feita de maçãs grelhadas, queijo e alho-poró.

United Polaris Lounge Newark comidas

E para finalizar, bolinhos de abóbora recheados com grana padano! Estavam demais!

United Polaris Lounge Newark comida

Bom, com os bolinhos eu finalizei as opções de pratos disponíveis no momento. Como a essa altura eu estava envergonhado sem fome, não pedi o sorvete (acabei me arrependendo por razões óbvias).


Ilha de self-service

Além do restaurante (que eu recomendo a todos, btw) o United Polaris Lounge tem uma ilha de self-service – que indico aos passageiros com pouco tempo.

United Polaris Lounge Newark self service

Há opções de frios, sanduíches, snacks e outros lanches rápidos.


O Bar

Localizado no lado oposto do restaurante principal temos o bar do United Polaris Lounge – extenso e espaçoso, é uma das áreas mais bacanas do espaço.

United Polaris Lounge Newark bar

Entre as opções de drinks alcoólicos, temos:

Vinhos brancos e rosés:

  • Swanson Vineyards, Pinot Grigio [Califórnia]
  • The Crossings, Sauvignon Blanc [Nova Zelândia]
  • Hahn SHL, Chardonnay [Califórnia]
  • Recanati Upper Galilee, Chardonnay [Israel]
  • Schloss Johannisberg, Riesling [Alemanha]
  • Rosé in the Air, Rosé [França]

Vinhos tintos:

  • Migration by Duckhorn, Pinot Noir [Califórnia]
  • The Prisoner, Red Blend [Califórnia]
  • Bodega Norton Reserva, Malbec [Argentina]
  • Noble Vines 181, Merlot [Califórnia]
  • Tenet the Pundit, Syrah [Washington]
  • Rodney Strong, Cabernet Sauvignon [Califórnia]
  • Recanati Upper Galilee, Cabernet Sauvignon [Israel]
  • Rabble Mossfire Ranch, Tempranillo [Califórnia]

Gaseificados:

  • Riondo, Prosecco [Itália]
  • Piper-Heidsieck “1785” Cuvée Brut, Champagne [França]

Demais drinks:

  • Vodka: Belvedere, Hangar 1
  • Gin: Aviation, Hendrick’s
  • Rum: Caña Brava White Rum, Crusoe Spiced Rum
  • Tequila e mezcal: Casa Noble Reposado, Casamigos Tequila Añejo, Del Maguey Single Village Mezcal
  • Uísque: Angel’s Envy, Rittenhouse Rye, Maker’s 46, WhistlePig Straight Rye Whiskey, Rieger’s Kansas City Whiskey
  • Uísque escocês: Ardbeg 10 Year, Balvenie DoubleWood Single Malt
  • Uísque internacional: Crown Royal Canadian Whiskey, Jameson Irish Whiskey, Nikka Coffey Grain Japanese Whiskey
  • Outros: Aperol, Baileys Original Irish Cream, Campari, Giffard Pamplemousse, Grand Marnier, Pimm’s No. 1 e cervejas diversas

Signature drinks:

  • 10 drinks personalizados (dividido entre “Signatures of the Sky”, “Traveler’s Favorites” e “Local Features’)

Eu pedi o drink apelidado de “The Paper Plane”, a base de Aperol (foto abaixo).

Lembre-se que ao ser atendido por um bartender nos EUA é comum a prática de pagar tips (gorjetas). Eu recomendo no mínimo US$2 por drinks elaborados como este.


Cabines de Descanso

O United Polaris Lounge de Newark oferece 10 cabines privativas de descanso (chamadas de “Quiet Suites”) para passageiros com conexão longa.

United Polaris Lounge Newark descanso

Elas são equipadas com uma espreguiçadeira e mesa de cabeceira. Além disso, em cada cabine a companhia deixa alguns amenities à deposição do passageiro, travesseiro e uma garrafinha de água filtrada.


Cabines de Trabalho

Para quem fala alto no telefone precisa trabalhar, há alguns “workstations” disponíveis no lounge, que são equipados com mesa, cadeira e abajur. O Wi-Fi de alta velocidade, disponível gratuitamente, funciona muito bem.

United Polaris Lounge Newark cabine trabalho


Chuveiros 

As cabines de banho da United são apelidadas de “Shower Suites” – ao todo, são 10 (o mesmo número das cabines de descanso). O corredor dos chuveiros tem esse teto todo Polaris estrelado.

United Polaris Lounge Newark teto

A “suite”, totalmente acessível para pessoas com mobilidade reduzida, é enorme. Tem lugar para colocar a mala de mão, espelho de rosto e de corpo.

São duas duchas: a de corpo e a de teto (alta, bem alta).

United Polaris Lounge Newark chuveiro

O shampoo, condicionador e sabonete são da Sunday Riley – a mesma marca dos produtos que vem no amenity kit da United entregue nos voos.

United Polaris Lounge Newark banheiro

A companhia oferece em todas as cabines de chuveiro um kit de banho: com toalhas de corpo e rosto, toca de cabelo e pantufas.

O lado não tão bom é que o secador de cabelos e demais amenities (como desodorante, cotonetes, escova e pasta de dentes) deve ser solicitado antes do banho na recepção das “Shower Suites”.


Elegibilidade e Acesso

É elegível ao acesso do United Polaris Lounge:

  • Passageiros voando na Classe Executiva United Polaris
    Passageiros viajando na classe executiva United Polaris podem acessar o lounge United Polaris nos aeroportos de partida, conexão e em seus destinos finais (3). Não é permitido levar convidados.
  • Passageiros voando na Classe Executiva internacional em voos de longa duração com companhias aéreas associadas da Star Alliance
    Os passageiros só podem acessar o lounge United Polaris do aeroporto de partida de seu voo internacional de classe executiva (2, 4). Não é permitido levar convidados.
  • Passageiros voando na Primeira Classe internacional em voos de longa duração com companhias aéreas associadas da Star Alliance
    Os passageiros só podem acessar o lounge United Polaris do aeroporto de partida de seu voo internacional de primeira classe (2, 4). É permitido levar um convidado.

(1) A United Polaris está disponível em voos transpacíficos ou transatlânticos e em voos dos E.U.A. para os seguintes destinos na América do Sul: Buenos Aires, Lima, Rio de Janeiro, São Paulo e Santiago. Todas as outras rotas internacionais são atendidas pela United Business® e incluem o uso do United Club: Guam, Canadá, México, Caribe, América Central, Colômbia e Equador;
(2) O acesso não é permitido para clientes com passagens com desconto para funcionários de companhias aéreas, exceto quando especificado;
(3) A volta ao aeroporto depois de passar pela alfândega não é autorizada se não houver outra viagem. O acesso após a chegada está disponível para clientes que já fizeram uma conexão doméstica;
(04) Voos internacionais de longa duração incluem voos dos E.U.A. para a Ásia, Austrália, Europa e alguns países da América do Sul, incluindo Argentina, Brasil, Chile e Peru.

Para mais informações sobre a elegibilidade ao acesso do United Polaris Lounge, clique aqui.


Localização e Funcionamento

O United Polaris Lounge do Aeroporto Internacional de Newark (EWR) está localizado entre os portões de embarque 102 e 120 do Terminal C, logo após a inspeção de segurança à esquerda.

United Polaris Lounge Newark mapa

O lounge funciona diariamente das 04:30 às 22:30 – este horário cobre a partida de todos os voos de longa distância (long-haul) que decolam do aeroporto.


Comentário

Eu não esperava por uma sala VIP como o United Polaris Lounge dentro dos EUA (definitivamente, não!). É um avanço enorme para os americanos e as salas que encontramos por lá. O lounge de Newark supre as necessidades de qualquer viajante – seja com a “Quiet Suite” para descansar, a “Shower Suite” para tomar um bom banho, o “Workstation” para trabalhar ou com o “The Dining Room” para comer (bem).

O “The Dining Room”, aliás, é parágrafo a parte. O fato de qualquer passageiro em classe executiva ter acesso a comida à la carte coloca a United em outro patamar se tratando das aéreas americanas. Os pratos são saborosos e não são tão grandes – o que pra mim é o certo em comida à la carte – já que, dessa forma, é possível experimentar diversas opções.

Agora, peço licença ao nosso colunista Gabriel para reproduzir uma frase que ele disse em um dos seus vídeos: “todo mundo é tão legal”! O atendimento que eu recebi no United Polaris Lounge de Newark me surpreendeu. Colaboradores simpáticos e com sorriso no rosto fazem de qualquer pré-embarque um momento prazeroso.

Não posso deixar de comentar sobre a equipe de brasileiros (sim, brasileiros!) que trabalham por lá. Poucos minutos antes de finalizar minha refeição descobri que havia sido atendido (em inglês, btw) por uma conterrânea de Minas Gerais. Até então, veja só, eu não sabia que a Operation Manager do lounge também era uma brasileira – gostaria, inclusive, de agradecê-la pela oportunidade de registrar as imagens dessa avaliação com o espaço fechado para passageiros e totalmente vazio (isso fez toda a diferença nas fotos, obrigado, Silvia).

Em território norte-americano falta ser revelado o United Polaris Lounge de Washignton – que será o 5º (e último) hub da companhia nos EUA a receber este conceito de sala VIP. Depois disso a United começará sua expansão internacional do Polaris Lounge, com inaugurações previstas em Londres, Tóquio e Hong Kong.

E finalizo com um contraponto, o lounge tem um acesso mais restrito do que estamos acostumados. Somente é elegível a entrada passageiros voando em cabines premium. Clientes com o status mais alto da Star Alliance (Star Alliance Gold) não são elegíveis a entrada quando voando em classe econômica*. Todavia, não liberar a entrada desses clientes ao United Polaris pode ter sido uma decisão assertiva: o movimento do lounge já é intenso o suficiente durante todo o dia.

*Membros Star Alliance Gold têm acesso ao United Club – que é uma sala inferior.

Avaliação

  • Tamanho:
  • Atendimento:
  • Internet:
  • Conforto:
  • Buffet:
  • Chuveiros:
  • Business Center:
  • Entretenimento:
  • Limpeza:
  • Ocupação:
Média
9.1

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.