fbpx

Sem mala nem passaporte: como serão as viagens em 2040?

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Até 2040, a maneira de viajar promete mudar drasticamente e turistas poderão viajar sem passaporte ou mala, itens essenciais para viajar hoje em dia.

Essas são previsões feitas pelo futurólogo Ray Hammond que fazem parte do estudo The Future Travel Experience feito para a empresa de seguros Alianz Partners. Ray tem mais de 40 anos de experiência falando de tendências que moldarão o futuro e foi condecorado com uma medalha das Nações Unidas para Serviços de Futurologia em 2010.

Ele destaca no relatório algumas transformações que ocorrerão nos próximos 20 anos que mudarão a vida dos turistas do futuro, inclusive nós mesmos. Segundo ele, o número de turistas dobrará e portanto a indústria será pressionada a proporcionar mais agilidade e praticidade nos processos. Assim, as tecnologias estarão cada vez mais presentes e eficientes. Além disso, até 2040, existirão assistentes virtuais inteligentes para auxiliar a fazer reservas complexas e programar viagens multi-destino que atendam às necessidades dos viajantes. Assim, as viagens se tornarão muito mais sobre experiências, aventura, realização e aprendizado de novas habilidades, ao invés vez de apenas marcar lugares para ver em uma lista.


Tendências e Previsões

O relatório destaca algumas tendências e previsões que revolucionarão o cenário do turismo até 2040:

  • Realidade Virtual e aumentada

Tecnologias virtuais permitirão viagens experiências em quartos de hotel, carnavais de rua, museus e restaurantes sem precisar sair de casa. É esperado que essa tendência aumente a vontade de viajar e ter mais experiências reais.

  • Check-in instantâneo com reconhecimento facial 

Sistemas de reconhecimento facial já estão sendo usados em aeroportos, porém acredita-se que no prazo de 20 anos computadores poderão identificar rostos com segurança e o uso será generalizado sem problemas.

Algumas companhias já estão implementando novas tecnologias para agilizar os processos. A Emirates, por exemplo,  já oferece embarque com biometria, a Delta já utiliza reconhecimento facial em alguns aeroportos dos Estados Unidos e até mesmo a brasileira GOL já começou a testar a biometria facial no check-in para agilizar o embarque.

  • Assistentes virtuais em hotéis

Ser recebido por um humano será privilégio de hotéis de luxo. Acomodações mais baratas certamente usarão check-in automático e assistência feita por softwares. Alguns hotéis podem dispor ainda de robôs para carregar bagagens.

  • Trens ultra rápidos

As viagens de trem “cross border” serão melhores e mais rápidas em boa parte do mundo. Redes de computador e a “Internet das Coisas” (Internet of Things – IoT) irá controlar as ferrovias nacionais e internacionais, permitindo aos trens atingirem maior velocidade e mais próximos. A velocidade dos trens irá aumentar na maioria das ferrovias e trens de alta velocidade atingirão mais de 201km/h.

  • Impressão 3D de roupas e sapatos

Não será necessário levar malas enormes de roupas. Em 2040, será possível enviar as medidas para o hotel antes da sua chegada e roupas pesadas como casacos de inverno serão impressos para a sua chegada. O baixo custo das impressões 3D permitirá aos viajantes deixar as roupas para trás para que sejam recicladas no local.

  • Cruzeiros sustentáveis

Navios de cruzeiro serão muito mais ecológicos. Os navios serão movidos a GNL (gá natural liquefeito), um combustível fóssil leve com quase nenhuma emissão de gases do efeito estufa, tornando as viagens de navio uma das formas mais ecológicas de conhecer o mundo. A variedade de rotas e destinos também irá se expandir, principalmente na Ásia.

  • Destinos no espaço

Para alguns viajantes, os destinos do mundo podem não ser mais suficientes. Em 2040, é provável que muitos turistas escolham como destino a Lua e voem para lá tranquilamente para que possam ver a Terra do espaço.


Apesar de 2040 parecer um futuro distante, acredito que chegaremos lá muito rápido. Afinal, são apenas 20 anos! Será que essas mudanças todas realmente acontecerão? Alguém está ansioso por esse futuro? Quais outras previsões vocês fariam?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.