Seria esse o novo turboélice da Embraer?

Notícias

Por Equipe

Através da sua conta oficial no Twitter, a Embraer divulgou uma imagem do que poderia ser o seu novo modelo de aeronave. A expectativa é de um avião comercial turboélice, que a fabricante não produz desde o começo dos anos 2000, com o modelo EMB-120 Brasília.

Embraer turboélice

Lembrando que em janeiro desse ano, a Reuters publicou que a Embraer estava em estágio avançado de análise para lançamento de um turboélice, que seria desenvolvido em parceria com a Boeing. O avião seria do mesmo tamanho, ou maior do que o ATR-72, que possui 70 lugares.

Na ocasião, o presidente-executivo da divisão de aviação comercial da Embraer, John Slattery, disse à Reuters: “O turboélice fica dentro de nosso mercado alvo, que sempre fomos claros em dizer que é abaixo de 150 lugares, e terá uma adjacência natural com a família E2″, disse ele, referindo-se à família de jatos regionais de 80 a 120 lugares da Embraer. “O estudo do modelo de negócios está indo bem“.

Mas vale ressaltar que na época o executivo destacou que o projeto só deveria sair do papel através da parceria com a Boeing. Slattery disse que “o volume de recursos necessários para uma nova aeronave comercial é de uma ordem de magnitude que nós simplesmente não temos apetite para desenvolver fora do ambiente da joint-venture (com a Boeing)”. Finalizou dizendo “Sem joint-venture, sem turboélice”.


Fim da parceria com a Boeing

Como sabemos, em abril deste ano, a Boeing anunciou a rescisão do Contrato de Transações Mestre (Master Transaction Agreement-MTA) com a Embraer pelo qual as empresas buscavam estabelecer um novo patamar de parceria estratégica. As partes planejavam criar uma joint venture composta pelo negócio de aviação comercial da Embraer e uma segunda joint venture para desenvolver novos mercados para a aeronave de transporte aéreo médio e mobilidade C-390 Millenium.


Novo turboélice da Embraer?

Conforme publicado pela revista IstoÉ Dinheiro, na última quinta-feira, o vice-presidente de marketing da aviação comercial, Rodrigo Silva e Souza, em entrevista ao podcast Airfinance Journal Week, apresentou detalhes dos planos da fabricante brasileira para a aviação comercial para o pós-pandemia.

Entre as novidades está a previsão de uma aeronave voltada para o mercado regional, com capacidade para menos de 100 assentos. Um dos destaques do modelo poderá ser o uso de novas tecnologias de propulsão, inclusive com um motor híbrido-elétrico. Ele chegaria ao mercado para competir com o ATR, do consórcio franco-italiano que tem a Airbus como uma das sócias.

O entusiasmo em tentar descobrir o que a Embraer vem planejando surgiu após um tweet da fabricante. Nele é possível ver uma imagem de uma possível nova aeronave, mas como a própria imagem diz, a arte é apenas ilustrativa. Veja o tweet da fabricante abaixo:


Qual sua opinião? Vem novo avião da Embraer por aí?

Alertas de Milhas no WhatsApp
Alertas de Milhas no WhatsApp Receba alertas de passagens de milhas no WhatsApp!
Conta Global
Conta Global Ganhe até R$100 de cashback após primeira compra com valor mínimo de R$ 100
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.