Por meio de um comunicado oficial, a American Airlines (AA) informou que após meses explorando oportunidades, não chegaram a um acordo para retomar a parceria com a JetBlue. A American Airlines também entrou com uma ação judicial contra a JetBlue devido à dissolução da Northeast Alliance. Saiba mais!
O vice-presidente e diretor de estratégia da American Airlines, Steve Johnson, declarou: “Embora tenhamos feito uma proposta muito atraente para a JetBlue, seus clientes e equipe, com o tempo ficou claro que a JetBlue estava focada em diferentes prioridades de negócios. No final das contas, não conseguimos chegar a um acordo sobre uma estrutura que preservasse os benefícios da parceria que idealizamos, fizesse sentido operacional ou financeiramente, ou fosse consistente com os objetivos de negócios de recompensas de viagem e cartões cobranded, tão importantes para nossa estratégia e nossos clientes“.
Entenda o caso
Em julho de 2020, a American Airlines e a JetBlue anunciaram uma parceria estratégica com o objetivo de unir forças nos grandes aeroportos do Nordeste dos Estados Unidos, coordenando horários, compartilhando receitas e oferecendo benefícios recíprocos aos passageiros. As companhias buscavam competir com a Delta Air Lines e a United Airlines, as duas fortes companhias da região.
Em 2023, a justiça estadunidense anulou o acordo, por motivos contrários à formação de monopólios e fatores que possam prejudicar a livre concorrência. Mas há alguns meses, haviam rumores de que a American Airlines e a JetBlue buscavam retomar a parceria dentro das estruturas legais. Mas como foi anunciado segunda-feira (28), o acordo não chegou a lugar algum.
Fim da tentativa de renovação da parceria e ação judicial
A American Airlines declarou segunda-feira (28), que nos últimos meses, explorou a oportunidade de aprimorar ainda mais a sua rede, renovando a parceria com a JetBlue. O objetivo era avançar em sua estratégia de negócios e aprimorar a proposta ao cliente, fortalecendo a posição de rede da companhia e oferecendo aos clientes da JetBlue acesso à sua rede global e ao AAdvantage.
No entanto, embora a proposta fosse atraente, a JetBlue estava focada em prioridades comerciais diferentes. Dessa forma, não conseguiram chegar a um acordo. Além disso, a American Airlines comunicou que entrou com uma ação judicial contra a JetBlue para recuperar o dinheiro devido à AA após a dissolução da Northeast Alliance.
Soluções para o futuro
No mesmo comunicado, o vice-presidente e diretor de estratégia da American Airlines, Steve Johnson, disse que continuam intensamente focados e competindo agressivamente em Nova York e Boston, comprometidos em aprimorar a proposta ao cliente na região Nordeste dos Estados Unidos.
No último ano, foram mais de 20 novas rotas da AA partindo de LGA e JFK, utilizando os slots que foram devolvidos para a companhia após o término do Northeast Alliance. Ademais, neste verão do hemisfério-norte, a American Airlines oferece mais de 250 voos diários sem escalas para 100 mercados ao redor do mundo a partir de Nova York juntamente com seus parceiros.
Comentário
Após rumores do retorno da parceria, a American Airlines colocou um fim nas especulações ao declarar ter entrado com uma ação judicial contra a JetBlue. No entanto, garante que continua investindo na região do Nordeste dos Estados Unidos, ainda que sem a parceria.
O que achou do comunicado da American Airlines? Nos conte nos comentários.