Em 2021, a Thai Airways anunciou que aposentaria todas as suas aeronaves de dois andares, incluindo os Boeing 747. Dessa forma, no fim de abril, a companhia aposentou oficialmente o seu último do modelo, embora este já não operasse desde o início da pandemia. Confira!
Aposentadoria do último Boeing 747 da Thai Airways
No dia 23 de abril, a Thai Airways se despediu oficialmente seu último Boeing 747. A aposentadoria das aeronaves de dois andares fez parte de um plano para recuperação financeira da empresa anunciado em 2021 e nenhuma aeronave opera desde a pandemia. Confira abaixo a publicação no Instagram da companhia tailandesa na qual ela declarou ‘Adeus Rainha dos Céus‘:
Histórico do Boeing 747
Conhecido como a “Rainha dos Céus” conforme descrito na publicação da Thai Airways, o Boeing 747 começou a ser produzido em 1967 e teve a sua última unidade entregue em 2023. O modelo, que iniciou sua operação em 1970, sempre foi reconhecido pelo espaço a bordo e conforto garantido aos passageiros que voavam nele.
No entanto, com o valorização do preço do petróleo, além de uma visão mais sustentável para a aviação e o custo de operação, as aeronaves com 4 motores, no caso do Boeing 747, perderam a atratividade. Especialmente após a introdução no mercado de modelos mais eficientes e menores, como o Boeing 787, Airbus A330neo e Airbus A350.
Dessa forma, inúmeras companhias, entre elas a Thai Airways, optaram por aposentar os 747 da frota como forma de minimizar gastos. A companhia tailandesa, em especial, teve uma longa experiência com a aeronave, chegando a possuir 26 unidades. Sendo assim, a aposentadoria da última unidade é o fim de uma era.
Comentário
Assim sendo, a “Rainha dos Céus” é utilizada hoje por apenas 5 companhias aéreas no mundo todo, sendo elas a Air China, Korean Air, Lufthansa, Asiana e Saudia. Inclusive, a Lufthansa opera com ela para o Brasil. No entanto, é de se esperar que as companhias continuem a aposentar o modelo, visto que buscam por aeronaves mais modernas e econômicas.
Para saber mais sobre sobre o Boeing 747 e as companhias que ainda utilizam o modelo, leia essa matéria completa.