fbpx

União Europeia retira restrições de viagens de países africanos

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A União Europeia encerrou a proibição de viagem imposta a voos de países da África. A medida tinha sido adotada há mais de um mês, para viajantes provenientes da África do Sul, Lesoto, Suazilândia, Moçambique, Zimbábue, Botswana, Namíbia, Angola, Malawi e Zâmbia, como forma de prevenir novos casos de COVID-19 causados pela variante ômicron.

União Europeia

Agora que a variante já está presente na Europa, a proibição foi dada como “desnecessária” pelos executivos do bloco econômico. De acordo com um porta-voz da UE, todos os 27 Estados-Membros concordaram em acabar com a proibição de viagens e retomar as viagens aéreas com os países da África.

A União Africana (UA) havia pedido em dezembro o fim das restrições de viagem impostas a alguns de seus estados, alegando que as medidas penalizam os governos que compartilham dados em tempo hábil e seguem regulamentações internacionais de saúde.

De acordo com a UA, as medidas atuam “como um desincentivo para o compartilhamento de informações no futuro, potencialmente representando uma ameaça à segurança da saúde no continente e globalmente”. Além disso, o alto comissário da Nigéria no Reino Unido acusou as restrições como uma espécie de “novo apartheid”.


Reino Unido e Noruega também retiram as restrições

Fora da União Europeia, o Reino Unido e a Noruega foram outros países europeus que acabaram com as restrições impostas às nações africanas. Da mesma forma que o bloco, a justificativa da retirada das restrições no Reino Unido é porque elas não são mais eficazes, uma vez que a disseminação da nova variante no país foi tão ampla que as regras não têm mais propósito. Foi o que disse ao Parlamento o Ministro da Saúde, Sajid Javid: “Agora que a ômicron se espalhou amplamente pelo Reino Unido e pelo mundo, as restrições de viagens são menos eficazes e desnecessárias”.

A Suíça deve anunciar novas medidas amanhã (12), podendo, também, encerrar as proibições de viagens de países africanos.


Apesar do fim das restrições de viagens, vale lembrar que viajantes provenientes de países da África estão sujeitos a requisitos de entrada específicos de cada país do bloco, como a apresentação de um certificado de vacinação ou um teste negativo para a COVID-19, por exemplo.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2023!
Seguro Viagem com Pontos e Desconto
Seguro Viagem com Pontos e Desconto
4 pontos Livelo por real gasto + 70% de desconto!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.