A United está trazendo uma excelente novidade para seus passageiros: o Wi-Fi gratuito da Starlink chegará mais cedo do que o previsto! A companhia aérea, com sede em Chicago, anunciou que começará a instalar o Wi-Fi Starlink em sua frota de jatos regionais de duas cabines nas próximas semanas, com o primeiro avião, um Embraer E175, recebendo a tecnologia já em fevereiro. Esse avião voltará ao serviço comercial na primavera de 2025. A meta da United é equipar todos os jatos regionais com o Starlink até o final de 2025 e expandir o sistema para mais de 1.000 aeronaves nos próximos anos.
Wi-fi rápido e gratuito nos voos da United
A United tem grandes planos para o futuro. Além de planejar equipar todos os jatos regionais com o Wi-Fi Starlink até o final de 2025, a companhia pretende ter o primeiro avião da frota principal voando com a nova tecnologia ainda este ano. Ao longo dos próximos anos, a meta é instalar o sistema em mais de 1.000 aeronaves.
A notícia é especialmente empolgante para os passageiros do programa MileagePlus da United, que terão acesso ao Wi-Fi de forma gratuita. Além disso, a companhia aérea vai estrear uma nova página de entretenimento e navegação para os aviões habilitados com Starlink, oferecendo uma experiência aprimorada com acesso a serviços de streaming, compras, jogos e muito mais.
O anúncio de que a United passaria a oferecer Wi-Fi gratuito em toda a frota equipada com Starlink surpreendeu o setor quando foi feito em setembro. Por anos, a empresa enfrentou críticas por fornecer uma experiência de conectividade a bordo abaixo da média, utilizando uma combinação de quatro diferentes provedores de Wi-Fi, cada um com variações de velocidade e confiabilidade. Essa inconsistência deixou muitos passageiros fiéis se questionando se conseguiriam realmente acessar suas redes sociais ou fazer streaming de seus programas favoritos durante o voo.
A boa notícia é que o primeiro provedor a ser substituído pela tecnologia Starlink será também o mais ultrapassado: o Wi-Fi Onboard (anteriormente conhecido como Gogo), que oferece uma conexão extremamente lenta baseada em um sistema de conectividade ar-terra nos voos regionais.
Internet nas alturas com a Starlink
A Starlink, parte da SpaceX, oferece internet via satélite em mais de 100 países, com uma base de usuários que vai desde residências particulares até o exército dos EUA. No entanto, o uso mais promissor dessa tecnologia é, sem dúvida, sua expansão para voos comerciais.
A internet via satélite da Starlink oferece velocidades de download de até 350 Mbps — mais que suficiente para suportar jogos, acesso a VPN, streaming e muito mais. Ainda assim, chamadas de voz ainda não serão permitidas, conforme as regras da Administração Federal de Aviação (FAA).
A United está dando um grande salto, passando de uma conectividade a bordo limitada para uma das melhores experiências disponíveis no céu. Embora outras companhias, como Delta e JetBlue, também ofereçam Wi-Fi gratuito, ambas utilizam o Viasat, que oferece boas velocidades de streaming. Porém, a baixa latência da Starlink promete carregar dados ainda mais rápido.
Além da United, a Starlink já está instalada, ou em processo de instalação, em sete outras companhias aéreas ao redor do mundo, incluindo JSX, Hawaiian Airlines, airBaltic, Zipair, Qatar Airways e Air New Zealand.
Comentário
A United Airlines deu um passo significativo ao integrar o Wi-Fi da Starlink em sua frota, elevando a experiência de conectividade para os passageiros durante os voos. Com uma conexão mais rápida, além de ser gratuita para os membros do MileagePlus, a United sai na frente quando o assunto é internet a bordo.
O desafio de equipar mais de mil aeronaves é enorme, mas essa aposta demonstra visão estratégica e atenção às demandas dos viajantes modernos. Afinal, conexão durante o voo já não é somente um luxo — é uma necessidade.
Ficou animado para experimentar a nova internet da United nos próximos meses? A companhia acertou na escolha de tecnologia? Conta pra gente nos comentários!