fbpx

Vende-se: Boeing 747 particular de luxo da Família Real do Catar em bom estado

Notícias

Por Gabriel Marinho

Se você estava procurando por um B747 luxuoso e privativo para chamar de seu, não precisa procurar mais. A família real do Catar recentemente listou uma de suas aeronaves privativas, um Boeing 747-8i no mercado para a venda.

Foto: John Taggart de Claydon Banbury, Oxfordshire – A7-HBJ 03122015LHR, CC BY-SA 2.0


A riqueza do Catar

Desde 1971, sob a liderança da família Al Thani, o Catar deixou de ser um protetorado britânico e tornou-se um dos estados mais ricos da região da Península Arábica, devido às receitas oriundas do petróleo e do gás natural.

Tamanha riqueza foi traduzida em benefícios tanto para os seus habitantes, que não pagam impostos, quanto para a família real, que desfruta de grandes luxos, como uma frota particular de mais de 14 aeronaves. Agora, o governo está se desfazendo de mais uma dessas aeronaves luxuosas. O Boeing 747-8i de matrícula A7-HBJ, está sendo vendida com apenas 1.069 horas totais de voo. 

Em 2018, um outro B747-8i de matrícula VQ-BSK do governo foi colocado à venda com apenas 436 horas de voo. Porém, nenhum comprador foi encontrado e o avião foi doado para a Turquia para uso do seu presidente, Erdoğan.


Mais uma venda

Dessa vez, mais um 747-8i foi colocado à venda. Segundo o The Drive, a aeronave em questão saiu da linha de montagem da Boeing em Everett, Washington em 2012, está atualmente nas instalações da AMAC Aerospace Switzerland AG em Basel, na Suíça. A AMAC Aerospace foi responsável por equipar a aeronave com seu interior personalizado, que levou quase dois anos para ser concluído, de acordo com os registros da empresa.

A aeronave entrou em serviço em 2015 para a Qatar Amiri Flight, que é tecnicamente uma divisão da companhia de bandeira do país, a Qatar Airways que serve as Famílias Reais do Catar e outros altos funcionários do governo.

A aeronave conta com 89 assentos para passageiros e 14 assentos para a tripulação. O interior chique-vovó, com detalhes em dourado e madeira, é bem parecido com a da aeronave doada em 2018:

Foto: Interior B747 doado à Turquia pelo Catar

Foto: Interior B747 doado à Turquia pelo Catar

Foto: Interior B747 doado à Turquia pelo Catar

Como as fotos da aeronave possuem reprodução protegida pela AMAC, você pode acessá-las clicando aqui.


Preço de venda

O valor de venda da aeronave não foi divulgado. Porém, o preço de um B747-8i gira em torno de U$ 400 milhões ou cerca de R$ 2,1 bilhões. Como o modelo em questão possui o interior personalizado, o preço de venda deve ser maior do que o de um modelo comum.

O governo do Catar não divulgou o motivo de estar se desfazendo da aeronave. Lembrando que a Boeing irá encerrar a produção dos 747 em breve depois de mais de 50 anos.


Alguém aí pensando em tirar o escorpião do bolso para arrematar a aeronave?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.