As fortes rajadas de vento que atingiram São Paulo nesta segunda-feira (22) impactaram diretamente dois dos principais terminais do estado. No Aeroporto de Congonhas (CGH), na zona sul da capital, foram registrados 17 ajustes operacionais, incluindo cancelamentos e alternâncias de voos. Já em Viracopos (VCP), em Campinas, as condições meteorológicas resultaram em atrasos significativos em pousos e decolagens.
Impacto em Congonhas
Segundo a concessionária Aena, 17 voos precisaram ser ajustados, sendo sete chegadas e três partidas canceladas, além de outros sete alternados para aeroportos próximos. Por volta das 15h, a operação já havia sido normalizada, com o aeroporto aberto para pousos e decolagens.
Entre os voos impactados em Congonhas estavam:
- LATAM LA3068 (Curitiba–São Paulo), cancelado às 15h15;
- LATAM LA3950 (Rio de Janeiro–São Paulo), cancelado às 15h20;
- LATAM LA3156 (Porto Alegre–São Paulo), cancelado às 15h40;
- LATAM LA3078 (Florianópolis–São Paulo), cancelado às 14h45;
- GOL G31030 (Rio de Janeiro–São Paulo), cancelado às 15h20;
- GOL G31110 (Rio de Janeiro–São Paulo), cancelado às 15h40;
- GOL G31222 (Porto Alegre–São Paulo), cancelado às 14h30.
Reflexos em Viracopos
As condições meteorológicas também impactaram os voos em Campinas (VCP). Entre os registros, houve atrasos significativos em chegadas e partidas:
- Azul AD4203 (Curitiba–Campinas), previsto para 13h15, pousou somente às 15h36;
- Azul AD2637 (Brasília–Campinas), previsto para 14h10, chegou às 15h52;
- Azul AD4066 (Campinas–Curitiba), programado para 14h15, partiu apenas às 16h03.
Alerta meteorológico e ocorrências na cidade
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta às 13h38 para temporais com rajadas de vento na capital e na região metropolitana, com risco de queda de árvores e destelhamentos.
O Corpo de Bombeiros registrou até as 14h10:
- 284 chamados para queda de árvores;
- 8 ocorrências de desabamento;
- 3 registros de enchentes
A maior rajada de vento durante o temporal foi medida na região do Campo de Marte, na zona norte da cidade, chegando a 98,2 km/h.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) também foi afetado pelo grave estado meteorológico da capital. Segundo a GRU Airport, concessionária que administra o terminal, o aeroporto segue operando normalmente. No entanto, devido às formações meteorológicas na região, alguns voos precisaram ser alterados e outros cancelados. Confira!
Ações de contingência
As autoridades estaduais mobilizaram um gabinete de crise para acompanhar possíveis ocorrências graves, como bloqueios em rodovias, interrupções no fornecimento de energia elétrica e danos estruturais. A frente fria que avança sobre São Paulo deve trazer ainda chuvas fortes, tempestades severas, ventos intensos, alta frequência de raios e possibilidade de granizo em diferentes regiões, incluindo litoral, interior e a Grande São Paulo.
Meu voo foi cancelado. E agora?
Se seu voo foi cancelado, antes de tudo, mantenha a calma. Nestes momentos em que a emoção vai à flor da pele, é importante manter a calma ao exigir os seus direitos como passageiro, pois, legalmente, você não estará desamparado. Os direitos dos passageiros aéreos são reconhecidos por uma série de regulamentos e leis, sendo que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é quem regulamenta todas as questões relacionadas aos voos no Brasil.
Como passageiro, uma das resoluções mais importantes da ANAC a ter conhecimento é a Resolução 400, que, dentre tantas coisas, trata sobre os seus direitos. É justamente ela que te dará todo amparo legal caso seu voo seja cancelado – ou em outros momentos em que se sinta prejudicado pela companhia aérea.
Para saber seus direitos como passageiro, clique aqui.
Conheça a Travel
Você sabia que agora o Passageiro de Primeira tem um site dedicado exclusivamente ao universo de viagens? A Travel é um site especializado em guias de destinos, além de notícias e promoções relacionadas a viagens.
A nossa missão é ser a sua nova fonte diária de inspiração para vivências únicas e imersivas ao redor do mundo. Com um olhar atento à autenticidade e à imersão cultural, a Travel vai além dos roteiros turísticos tradicionais, oferecendo aos viajantes uma experiência genuína, que valoriza a cultura local, a curiosidade e a sustentabilidade. Trazemos a expertise do Passageiro de Primeira em nosso sangue, o que garante excelência nas informações e serviços.
Venha ver o mundo com novos olhos! Conheça a Travel! ✨
Comentário
O temporal impactou a operação em Congonhas e Viracopos, com diversos voos cancelados e atrasados. Passageiros devem acompanhar atualizações das companhias aéreas antes de se deslocar para os aeroportos.
Vale lembrar que as chuvas e ventos fortes de hoje (22) também causaram atrasos e cancelamentos no Aeroporto de Guarulhos. Para saber mais, é só clicar aqui.