A Virgin Atlantic se torna a primeira companhia aérea a operar um voo intercontinental com 100% de combustível sustentável (SAF). A aeronave utilizada foi um Boeing 787 no trajeto de Londres (LHR) à Nova York (JFK).
Sir Richard Branson, fundador da Virgin, enfatiza o caráter disruptivo da iniciativa, que se alinha à cultura da companhia aérea:
“O mundo sempre assumirá que algo não pode ser feito, até que você o faça. O espírito de inovação está se tornando realidade e tentando provar que podemos fazer as coisas melhor para o benefício de todos. A Virgin Atlantic tem desafiado o status quo e pressionado a indústria da aviação a nunca se acomodar e fazer melhor desde 1984. Eu não poderia estar mais orgulhoso de estar a bordo ao lado das equipes da Virgin Atlantic e nossos parceiros, que têm trabalhado juntos para traçar o caminho para a descarbonização da aviação de longa distância”
Voo intercontinental sustentável
O voo da Virgin Atlantic com 100% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) decolou de Londres (LHR) para Nova York (JFK) na terça-feira (28), marcando um ano de colaboração entre várias empresas para demonstrar a sua capacidade como substituto seguro e compatível dos combustíveis fósseis usados atualmente, adequado aos motores, estruturas de aeronaves e infraestrutura energética atuais.
Feito a partir de resíduos, ele proporciona uma economia de até 70% nas emissões de dióxido de carbono ao longo do ciclo de vida, ao mesmo tempo em que mantém o desempenho daquilo que substitui. Atualmente, o SAF representa menos de 0,1% do volume global de combustível de aviação, sendo permitido o uso de até 50% dele na mistura que alimenta motores de voos comerciais.
Além de comprovar as capacidades da fonte energética, o voo servirá como base de avaliação de como seu uso afeta as emissões também de compostos não carbonados, com o apoio da Imperial College London e da Universidade de Sheffield. A pesquisa melhorará a compreensão científica de seus efeitos em trilhas de condensação e partículas, ajudando assim a implementar previsões de rastro no processo de planejamento de voo. Dados e pesquisas serão então compartilhados com a indústria.
Composição do combustível
O SAF usado no voo é uma mistura de 88% de HEFA (Hidroprocessado de Ésteres e Ácidos Graxos) e 12% de SAK (Querosene Aromático Sintético). A produção do HEFA ocorre a partir de gorduras residuais. Já o SAK tem fabricação a partir de açúcares vegetais. Este último componente é necessário em misturas de SAF de 100% para assim dar ao combustível os aromáticos necessários para o trabalho do motor.
A Virgin Atlantic planeja que sua utilização de SAF atinja 10% de seu volume total de combustível até 2030.
Desconto em hotéis, seguro viagem e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto na Hoteis.com, Ciclic e Nomad. Além disso, saiba o que não pode faltar na hora de voar na Checklist do PP!
Comentário
Voos como o realizado pela Virgin assim abrem caminho para padronização, qualificação e adoção futura de voos com 100% de SAF. A iniciativa, assim como a da Emirates, que recentemente fez demonstrações de mistura similar no Airbus A380, destaca o desempenho e a compatibilidade do combustível. Assim, contribui para o crescente corpo de pesquisas realizadas pela indústria para avaliar os efeitos benéficos do uso de 100% dele no desempenho das aeronaves.
O que achou da iniciativa da Virgin de realizar um voo intercontinental com combustível 100% sustentável? Você pode ver o comunicado completo clicando aqui.