A União Europeia alterou novamente a data que o ETIAS (European Travel Information and Authorization System ou Sistema Europeu de Informações e Autorizações de Viagem) entrará em vigor.
Recentes mudanças
Para quem não está familiarizado, o ETIAS tem como objetivo tornar a União Europeia um lugar mais seguro, identificando, em parceria com a Interpol e as polícias nacionais, potenciais ameaças à segurança dos países do bloco.
A implementação da exigência estava prevista para o início de maio de 2023. Posteriormente, conforme anunciamos aqui, foi anunciado a mudança para novembro.
Todavia, agora mais uma alteração foi confirmada: o site oficial do ETIAS informou que apenas a partir de 2024 começará a ser implantado. Até o momento, nenhuma data específica foi informada.
Como solicitar o ETIAS
A partir de 2024, os brasileiros que forem viajar à Europa por até 90 dias, a cada período de 180 dias, irão necessitar de uma isenção do visto ETIAS. O turista irá solicitar a isenção de visto através de um formulário online e depois irá pagar uma taxa de 7 euros. O pedido será processado e revisado no banco de sistema de segurança.
Após a solicitação ser aprovada, o viajante irá receber a confirmação e a sua isenção de visto ETIAS por e-mail. A negativa também será encaminhada por e-mail, sendo explicado o motivo para a recusa do pedido.
O formulário eletrônico para solicitar o ETIAS ainda não está disponível.
Para saber mais sobre o Espaço Schengen e visto eletrônico ETIAS, confira nossa matéria completa clicando aqui.