fbpx

Viva Air começa a operar para o Brasil com preços maiores que os previstos

Notícias

Por Raimundo Junior

A low-cost colombiana Viva Air começou a operar para o Brasil com preços bem superiores aos que havíamos mostrado aqui no PP em fevereiro, quando foi anunciada a rota Medellín para São Paulo.


A Viva Air

A Viva Air é uma companhia aérea low-cost criada na Colômbia no final da década de 2000, mas que iniciou operações, efetivamente, há cerca de 10 anos. Sediada em Rio Negro, tem seu principal Hub na cidade de Medellín, de onde voa para o Brasil.

Embora tenha mesmo nome, não se confunde com a empresa espanhola sediada em Palma de Maiorca, fruto da joint-venture entre Iberia e Lufthansa, que encerrou as atividades em 1999.

Além da matriz colombiana, tem subsidiária no Peru, onde voa para os principais destinos domésticos.

No final de abril passado, foi anunciada a sua integração à holding Avianca Internacional, embora mantendo frota, rotas e administração autônomas.

Opera 22 modernos Airbus A320neo, equipados com cabine única de Classe Econômica, com capacidade para 188 passageiros.


Rota e voo

O voo que marcou a inauguração da rota foi realizado na última quarta-feira, 22 de junho. Inicialmente, a rota contará com frequência de 3 voos semanais, partindo de Medellín às 19:53h da noite, às segundas, quartas e sextas, chegando em São Paulo às 4:25h da manhã do dia subsequente.

O voo de retorno parte de São Paulo às quintas, sábados e domingos, às 5:25h e chega em Medellín às 9:41 da mesma manhã.

Vale lembrar que há uma diferença de fuso de duas horas entre Medellín e São Paulo (a cidade colombiana tem duas horas a menos de fuso).

A duração oficial do voo é de 6:32h no sentido MDE-GRU e 6:16h no sentido inverso e a aeronave prevista é o moderno Airbus A320neo, com capacidade para 188 passageiros, em classe única (Econômica).


Valores das passagens

Como falado, na matéria de fevereiro passado, em que anunciamos que a Viva Air começaria a voar para o Brasil a partir de 22 de junho, encontramos valores muito bons para os trechos São Paulo -Medellín e São Paulo-Miami.

Naquela matéria, os valores mais econômicos, na tarifa básica, custavam a partir de $73 (GRU-MDE) e $159 (GRU-MIA).

Em pesquisas essa semana, os menores valores encontrados na tarifa base, foram de $125 na rota GRU-MDE e $230, na rota GRU-MIA. Acréscimo de cerca de 71% e 45%, respectivamente,  em relação àquelas tarifas encontradas nas pesquisas de fevereiro.

  • São Paulo (GRU) x Medellín (MDE)

Menor valor encontrado no calendário para a rota GRU-MED, na tarifa base, cujo valor encontrado nas pesquisas de fevereiro, partiam de $73.

  • São Paulo (GRU) x Miami (MIA) – (com escala em Medellín)

Em extensa pesquisa por todo o calendário, esse valor de $230 foi o melhor encontrado para a tarifa base, cujo valor anunciado em fevereiro, partia de $159.


Perfis de tarifa

A Viva Air trabalha com três perfis diferentes de tarifas:

  • Tarifa Base: inclusa uma bolsa ou mochila de até 10kg, sem rodinhas, que possa ser acomodada sob o assento, check-in digital entre 48h e 3h de antecedência do voo e assento aleatório (inviável para quem viaja acompanhado de crianças);
  • Tarifa Medium: bolsa ou mochila que possa ser acomodada sob o assento, bagagem de mão de até 12kg, bagagem de porão de até 20kg, marcação de assento (a partir da fila 6), alteração de voo sem penalidade e check-in digital entre 48h e 3h de antecedência do voo;
  • Tarifa Full: bolsa ou mochila que possa ser acomodada sob o assento, bagagem de mão de até 12kg, 2 bagagens de porão de até 20kg, marcação de assento (a partir da fila 2), alteração de voo sem penalidade, direito a check-in no balcão (presencial) e fila expressa e embarque prioritário.

Valores por rota/perfil de tarifa

Para ilustrar as diferenças de preços dentre os diversos perfis de tarifa, vamos mostrar alguns exemplos de passagens para algumas rotas de maior interesse:

São Paulo (GRU) x Bogotá (BOG) – (com escala em Medellín)

  • Tarifa base: $150;
  • Tarifa Medium $125 + $122 = $272;
  • Tarifa Full $150 + $165 = $315.

São Paulo (GRU) x Medellín (MDE)

  • Tarifa base: $125;
  • Tarifa Medium $125 + $91 = $216;
  • Tarifa Full $125 + $136 = $261.

São Paulo (GRU) x Miami (MIA) – (ida e volta, com escala em Medellín)

  • Tarifa base: $482;
  • Tarifa Medium $482 + $130 = $612;
  • Tarifa Full $482 + $169 = $651.

Viva Air Brasil preços

Como se vê, os serviços adicionais encarecem bastante as passagens, especialmente as duas bagagens despachadas da Tarifa Full, jogando os preços para patamares totalmente inadequados para voar em empresa que se denomina low-cost.


Conectividade

Apesar dos preços claramente inflados em relação aos do início do ano, é preciso reconhecer que a entrada da Viva Air no mercado, além de ser o único voo direto entre São Paulo e Medellín, representa mais opções de conectividade para quem voa do Brasil para a América do Sul, Central e Caribe, além de Estados Unidos.

Viva Air Brasil preços

Como mostra a imagem de pesquisa do site da empresa, é possível emitir bilhetes de São Paulo para os seguintes destinos:

  • Colômbia: Barranquilla, Bogotá, Cali, Cartagena, Medellín, Neiva, San Andrés e Santa Marta;
  • Estados Unidos: Miami e Orlando;
  • México: Cancun e Cidade do México;
  • Peru: Lima;
  • República Dominicada (Caribe): Punta Cana

Apesar de não mostrar, ainda, opção de compra de bilhete direto partindo de São Paulo (mesmo localizador), também é possível voar com a Viva a partir de Medellín para outros destinos na Colômbia, como Armenia, Bucaramanga, Cúcuta, Letícia, Monteria, Pasto, Pereira, Riohacha, Valledupar e Villavicencio. Além disso, a empresa também opera voo, desde Medellín, para Buenos Aires, Cancun e Cuzco.

Assim, apesar de direcionada ao segmento econômico, a chegada da empresa representa um bom ganho de conectividade para o viajante brasileiro.


Comparativo de preços

Apesar dos valores maiores do que esperávamos, tomando como base nossa postagem de fevereiro, os valores cobrados pela Viva Air ainda se mostram consideravelmente inferiores aos encontrados, em regra, para voar nas companhias aéreas tradicionais.

Vamos tomar como base o bilhete de ida no dia 25 de outubro, com retorno em 02 de novembro, na Tarifa Base (apenas com bagagem de mão).

São Paulo (GRU) x Miami (MIA) – (ida e volta, com conexão em Medellín)

  • Companhia aérea: Viva Air
  • Valor da passagem: R$ 2.527

Destaque para a conexão curta em Medellín, permitindo um tempo total de voo de pouco mais de 10:30h.

Viva Air Brasil preços

São Paulo (GRU) Miami (MIA) – (ida e volta, com conexão na Cidade do México)

  • Companhia aérea: Aeromexico
  • Valor da passagem: R$ 3.224

Melhor tarifa para as datas, em companhias tradicionais, encontrada para voar Aeromexico, através da OTA Trip.com.

Ao contrário da viagem com a Viva Air, a Aeromexico não permite conexões rápidas, com impacto negativo no tempo total de voo, em especial na ida, em que impõe mais de 15 horas de layover na Cidade do México.

Em contrapartida, a Aeromexico oferece o trecho GRU-MEX em avião de fuselagem larga, o que permite uma melhor experiência de voo, expecialmente no caso do modelo utilizado pela AM, o Boeing 787 Dreamliner. Outro ponto favorável à Aeromexico é que a bagagem de cabine pode ser acomodada no bin superior, sem custo adicional.

De todo modo, o valor cobrado pela Viva Air está em torno de 22% mais barato que o da Aeromexico. Em tempos de preços altos e dinheiro curto no bolso do consumidor, é uma diferença relevante.


Comentário

Apesar do desapontamento com os preços claramente inflacionados em relação aos que encontramos em fevereiro, é imperioso admitir que ainda estão abaixo da média do mercado, quando comparados aos preços praticados pelas companhias aéreas tradicionais.

Fatores como o aumento exagerado de combustível, certamente devem ser computados. Apesar disso, parece-nos que o principal fator dessa alta generalizada nas passagens aéreas, decorre da grande demanda reprimida, associada a uma oferta que ainda não retomou os níveis pré-pandemia.

Sob esse prisma, a chegada de uma nova companhia, aumentando a oferta e abrindo novas possibilidades de conectividade, é motivo para comemorar, apesar de esperarmos preços melhores de uma companhia que se auto-intitula ultra low-cost.

E você, já voou ou pretende voar com a Viva Air? Para mais informações, acesse o site da companhia.

Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Chip de Viagem
Chip de Viagem
20% de desconto na compra do chip de viagem!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.