VOEPASS entra com pedido de recuperação judicial

Notícias

Por Igor Tonetti

A VOEPASS entrou com pedido de recuperação judicial nesta terça-feira (22). A companhia acusou a LATAM, companhia aérea na qual mantinha acordo de compartilhamento de voos, pela crise financeira que vem sofrendo. Entenda!

voepass acidente


Pedido de recuperação judicial da VOEPASS

No processo de recuperação judicial, a VOEPASS reivindica uma dívida total de cerca de R$ 209,2 milhões e tem enfrentado dificuldades desde que um de seus aviões caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, em agosto de 2024. De acordo com a Reuters, nos documentos apresentados, a companhia aérea regional acusou a transportadora de exercer influência significativa sobre seu relacionamento comercial e de não cumprir as obrigações financeiras.

De acordo com os documentos legais arquivados pela VOEPASS, a LATAM suspendeu as operações de quatro aeronaves ATR usadas para o contrato de codeshare e reteve pagamentos após o acidente de 2024.

“Apesar de essa disputa já ser objeto de arbitragem, o fato é que a LATAM sempre exerceu uma enorme interferência administrativa na gestão dos negócios da VOEPASS”, disse a companhia aérea no processo judicial.


O que diz a LATAM?

Em um comunicado divulgado na tarde desta quarta-feira (23), a LATAM disse que repudia veementemente as alegações da VOEPASS que atribuem sua crise financeira à ela. A companhia aérea também disse que o término da parceria comercial com a VOEPASS foi motivado principalmente pelo acidente aéreo de 2024.

Em março deste ano, a LATAM também informou à VOEPASS que não iria renovar o acordo de codeshare que as empresas mantinham desde 2019.


VOEPASS suspensa de operar voos pela ANAC

Em 11 de março, a ANAC suspendeu, em caráter cautelar, as operações aéreas da VOEPASS, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas. De acordo com a Agência, a decisão decorre da incapacidade da VOEPASS em solucionar irregularidades identificadas e violação de acordos estabelecidos para que a empresa operasse dentro dos padrões de segurança exigidos.

Após o acidente aéreo que aconteceu no dia 9 de agosto de 2024 em Vinhedo (SP), a ANAC fiscalizou as instalações da VOEPASS para verificar as condições necessárias que garantam a segurança para passageiros e tripulação. A partir da ação, foram exigidas medidas como redução da malha, aumento do tempo de solo das aeronaves com vistas à manutenção, troca de administradores e execução do plano de ações para as correções das irregularidades.

Em nota, a ANAC revelou que no fim de fevereiro, após nova auditoria, foi identificada a reincidência de algumas irregularidades, além da falta de efetividade do plano de ações corretivas, causando a quebra de confiança entre as partes e fazendo com que a VOEPASS perca a capacidade de responder sobre a correção de riscos em suas operações. A suspensão das operações se manterá até que a garantia do nível de segurança previsto nos regulamentos vigentes seja comprovada.


Demissões na VOEPASS

Por conta desta suspensão, a VOEPASS anunciou uma leva de demissões. Antes da suspensão, a VOEPASS operava com uma frota de seis aeronaves e voava para 17 destinos, com foco em cidades do interior e conexões regionais. A paralisação afetou diretamente milhares de brasileiros que dependem da aviação regional para se conectar aos grandes centros do país.

A empresa afirma que sua malha aérea segue em análise contínua, o que impacta diretamente na necessidade de pessoal. Ainda assim, reforça que seu compromisso é preservar o máximo de empregos possível e manter a sustentabilidade da operação no longo prazo.

A companhia também informou que está tratando diretamente com os sindicatos das categorias afetadas e avançando nas negociações relacionadas aos direitos trabalhistas. Mesmo com o cenário desafiador, a empresa destaca sua trajetória de mais de 30 anos na aviação brasileira e sua importância estratégica no desenvolvimento da aviação regional, conectando localidades pouco atendidas pelas grandes companhias.

O comunicado oficial pode ser consultado aqui.


Com informações: Reuters.

Leia mais sobre o que vem acontecendo com a VOEPASS:

Posicionamento da VOEPASS após acidente no interior de São Paulo;
VOEPASS anuncia suspensão de voos em 9 destinos até o final de outubro;
VOEPASS pede reestruturação financeira para garantir continuidade de operações;
Parceria entre LATAM e Voepass chegará ao fim em agosto.


☞ Quer ficar por dentro de todas as novidades e promoções? Entre agora no nosso canal exclusivo do WhatsApp e receba na hora tudo o que for publicado no nosso site. Clique aqui e não perca mais nenhuma oportunidade!

Alertas de Milhas no WhatsApp
Alertas de Milhas no WhatsApp Receba alertas de passagens de milhas no WhatsApp!
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Seats.Aero
Seats.Aero 20% de desconto em qualquer plano do Seats.Aero com cupom exclusivo
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.