A VOEPASS anunciou ontem (20) a suspensão de voos em nove destinos, até o dia 26 de outubro. A companhia comunicou em nota que a medida é uma readequação das operações depois do acidente em Vinhedo. Saiba mais!
Voos suspensos temporariamente
A VOEPASS anunciou em nota na última terça-feira (20) que deixará de operar voos diários para nove destinos, até o dia 26 de outubro. A companhia afirmou que a readequação de sua malha foi necessária por estar com uma aeronave a menos em sua frota. A medida tem como objetivo garantir uma melhor na experiência dos passageiros, diminuindo eventuais atrasos e cancelamentos.
De acordo com a empresa, desde o dia 9 de agosto, já foram interrompidos os voos para Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e Porto Seguro (BA). Agora, a partir do dia 26 de agosto, a VOEPASS vai deixar de operar as rotas para Salvador (BA), Natal e Mossoró (RN), e em 2 de setembro, para São José do Rio Preto (SP), Cascavel (PR) e Rio Verde (GO).
No texto, a companhia afirma que, durante o período de suspensão, “os trechos atuais e futuros serão replanejados dentro da estratégia da VOEPASS para a próxima temporada.”
Cronograma completo
Veja abaixo as rotas que tiveram os voos suspensos:
- Fortaleza (CE): desde 9 de agosto de 2024
- Confins (MG): desde 9 de agosto de 2024
- Porto Seguro (BA): desde 9 de agosto de 2024
- Salvador (BA): a partir de 26 de agosto
- Natal (RN): a partir de 26 de agosto
- Mossoró (RN): a partir de 26 de agosto
- São José do Rio Preto (SP): a partir de 2 de setembro
- Cascavel (PR): a partir de 2 de setembro
- Rio Verde (GO): a partir de 2 de setembro
Monitoramento de serviços pela ANAC
No último dia 16, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou a intensificação do monitoramento dos serviços prestados pela operadora. De acordo com a reguladora, o objetivo é aumentar a vigilância para “evitar anormalidades na operação” e “manter a prestação do serviço da VOEPASS em condições adequadas.”
Porém, a agência não deu detalhes a respeito de como será feito esse monitoramento intensificado, ou quais as mudanças em relação ao acompanhamento que ela já realizava. A informação completa da decisão pode ser encontrada no site do Governo.
O que fazer caso seu voo seja cancelado?
A VOEPASS informou que os passageiros que compraram bilhetes dos voos cancelados serão “tratados conforme a Resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)”, que lida com as condições para transporte de passageiros.
Se houver atrasos, cancelamentos ou interrupção no serviço de transporte aéreo, a ANAC orienta que os passageiros afetados contatem a companhia aérea responsável pelo voo. Com isso, a empresa aérea precisa cumprir os dispositivos previstos na Resolução nº, de 13 de dezembro de 2016.
De acordo com a Resolução, caso haja interrupção no serviço, a companhia aérea precisa oferecer as alternativas de reacomodação, reembolso e execução do serviço por outra modalidade de transporte, devendo a escolha ser do passageiro.
Para mais informações sobre o que fazer se seu voo foi cancelado, acesse esta matéria.
Codeshare com LATAM
A VOEPASS possui acordo de codeshare (códigos compartilhados) com a LATAM. Na prática, o acordo prevê um compartilhamento da rota em aeroportos que a LATAM não opera, fazendo conexão com a VOEPASS em aeroportos próximos.
Contudo, com o impedimento de operações da companhia em alguns aeroportos, o viajante que usufruía deste benefício pode encontrar complicações na hora de se conectar a algum aeroporto para voar com a LATAM.
Se é o seu caso, sugerimos que entre em contato com as companhias para entender o que pode ser feito.
Comentário
A decisão da companhia pode afetar muitos passageiros que utilizam as rotas. Se é o seu caso, sugerimos que entre em contato com a companhia. No caso de voos em codeshare com a LATAM, também é válido consultar o status da operação com a empresa.