A expansão da parceria firmada em setembro entre o grupo Air France-KLM com a Etihad passa a abranger também o mundo das milhas. Agora, além do acúmulo de milhas, emissões da companhia dos Emirados Árabes estarão disponíveis no Flying Blue, assim como voos do grupo franco-neerlandês estarão presentes no Etihad Guest. Confira aqui como ficaram os resgates!
Parceria expandida para os programas de fidelidade
O Grupo Air France-KLM e a Etihad Airways assinaram em setembro um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de melhorar a colaboração mútua das empresas em diferentes segmentos. O documento também levantou, na época, a possibilidade de passageiros frequentes do Flying Blue e do Etihad Guest ganharem e resgatarem milhas em viagens realizadas com a Air France, KLM e Etihad.
Agora, este ponto passa a ser realidade, com ambas as partes anunciando reciprocidade em seus programas de milhas. Isso permite, portanto, que membros do Etihad Guest acumulem milhas no Flying Blue e vice-versa.
Além disso, as companhias passam a disponibilizar seus voos para resgates nos programas de fidelidade um do outro. Assim, agora passa a ser possível realizar emissões da Etihad no Flying Blue.
Tabelas de acúmulo de milhas
Membros do Etihad Guest podem acumular milhas oriundas de voos da Air France e da KLM com valores definidos na tabela abaixo, referentes ao percentual da distância voada em milhas:
Da mesma forma, membros do Flying Blue podem ganhar milhas em voos da Etihad seguindo as regras abaixo:
- Cabine The Residence – P: 400% sobre a distância voada em milhas;
- Cabine da Primeira Classe – F, A: 275%
- Cabine da Business Class – J: 200%; C, D: 175%; W, Z: 130%
- Cabine da Economy Class – Y, B: 100%; H, K, M, Q: 75%; L, V, U, E, G: 50%; T: 25%
Resgates no Flying Blue
Desde que a paridade do Flying Blue com a Livelo passou para 3,5:1, a forma mais viável de acumular milhas no programa se tornou através do programa Membership Rewards dos cartões American Express emitidos pelo Santander, que também possui parceria com o Flying Blue.
Confira abaixo alguns exemplos de resgates com a Etihad:
Abu Dhabi (AUH) x Nova York (JFK)
Custo: 43.000 milhas
Classe: Econômica
Paris (CDG) x Abu Dhabi (AUH)
Custo: 47.500 milhas
Classe: Executiva
Abu Dhabi (AUH) x Jacarta (CGK)
Custo: 50.500 milhas
Classe: Executiva
Bruxelas (BRU) x Colombo (CMB)
Custo: 77.000 milhas
Classe: Executiva
Comparando emissões
A Etihad também disponibiliza seus voos para resgates no AAdvantage, cujas milhas também podem ser ganhas através de gastos em cartão de crédito – no caso, o co-branded com o Santander. em se tratando de dois programas cuja principal forma de acúmulo é semelhante, é válido compararmos os valores brutos de emissão para os trechos.
Então confira abaixo os mesmos voos com a Etihad se resgatados no AAdvantage:
Abu Dhabi (AUH) x Nova York (JFK)
Custo: 40.000 milhas
Classe: Econômica
Neste primeiro exemplo, o valor bruto em milhas fica cerca de apenas 7% inferior no AAdvantage. No entanto, as taxas cobradas pelo programa da American Airlines são consideravelmente mais baixas, algo recorrente também no restante dos exemplos.
Paris (CDG) x Abu Dhabi (AUH)
Custo: 42.500 milhas
Classe: Executiva
Na comparação, o programa da American Airlines apresenta então um desconto de cerca de 10,5% em relação ao Flying Blue para este trecho entre Europa e Oriente Médio.
Abu Dhabi (AUH) x Jacarta (CGK)
Custo: 40.000 milhas
Classe: Executiva
Já para este voo entre Oriente Médio e sudeste Asiático, o desconto chega a quase 21% do valor cobrado pelo Flying Blue.
Bruxelas (BRU) x Colombo (CMB)
Custo: 42.500 milhas
Classe: Executiva
Neste exemplo, o fato de o AAdvantage categorizar o Sri Lanka na região do Subcontinente indiano ajuda então a deixar este resgate descontado em quase 45% em relação ao Flying Blue.
Desconto em hotéis, seguro viagem e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto na Hoteis.com, Ciclic e Nomad. Além disso, saiba o que não pode faltar na hora de voar na Checklist do PP!
Comentário
A cooperação entre duas companhias aéreas ou mais é sempre benéfica em termos de troca de experiências e estrutura e isso tende a ser sempre um diferencial a quem voa com elas. No caso dessa parceria, vale lembrar que passageiros das duas companhias agora terão mais assentos à sua disposição, pois a Etihad já voa de Abu Dhabi para Paris e Amsterdã, assim como Air France e KLM.
No que tange aos programas de fidelidade, o acordo de reciprocidade é uma ótima notícia para passageiros com bilhetes pagantes e que almejam construir saldo em outro programa. Todavia, em termos de resgates, opções como o AAdvantage continuarão sendo escolhas com maior potencial de extração de valor de suas milhas.
O que achou da novidade? Você pode ler o comunicado oficial neste link.