Voos com a Etihad já podem ser resgatados no Flying Blue do Grupo Air France-KLM

Notícias

Por Juliano Moda

A expansão da parceria firmada em setembro entre o grupo Air France-KLM com a Etihad passa a abranger também o mundo das milhas. Agora, além do acúmulo de milhas, emissões da companhia dos Emirados Árabes estarão disponíveis no Flying Blue, assim como voos do grupo franco-neerlandês estarão presentes no Etihad Guest. Confira aqui como ficaram os resgates!


Parceria expandida para os programas de fidelidade

O Grupo Air France-KLM e a Etihad Airways assinaram em setembro um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de melhorar a colaboração mútua das empresas em diferentes segmentos. O documento também levantou, na época, a possibilidade de passageiros frequentes do Flying Blue e do Etihad Guest ganharem e resgatarem milhas em viagens realizadas com a Air France, KLM e Etihad.

Agora, este ponto passa a ser realidade, com ambas as partes anunciando reciprocidade em seus programas de milhas. Isso permite, portanto, que membros do Etihad Guest acumulem milhas no Flying Blue e vice-versa.

Além disso, as companhias passam a disponibilizar seus voos para resgates nos programas de fidelidade um do outro. Assim, agora passa a ser possível realizar emissões da Etihad no Flying Blue.


Tabelas de acúmulo de milhas

Membros do Etihad Guest podem acumular milhas oriundas de voos da Air France e da KLM com valores definidos na tabela abaixo, referentes ao percentual da distância voada em milhas:

Da mesma forma, membros do Flying Blue podem ganhar milhas em voos da Etihad seguindo as regras abaixo:

  • Cabine The Residence – P: 400% sobre a distância voada em milhas;
  • Cabine da Primeira Classe – F, A: 275%
  • Cabine da Business Class – J: 200%; C, D: 175%; W, Z: 130%
  • Cabine da Economy Class – Y, B: 100%; H, K, M, Q: 75%; L, V, U, E, G: 50%; T: 25%

Resgates no Flying Blue

Desde que a paridade do Flying Blue com a Livelo passou para 3,5:1, a forma mais viável de acumular milhas no programa se tornou através do programa Membership Rewards dos cartões American Express emitidos pelo Santander, que também possui parceria com o Flying Blue.

Confira abaixo alguns exemplos de resgates com a Etihad:

Abu Dhabi (AUH) x Nova York (JFK)
Custo: 43.000 milhas
Classe: Econômica

Paris (CDG) x Abu Dhabi (AUH)
Custo: 47.500 milhas
Classe: Executiva

Abu Dhabi (AUH) x Jacarta (CGK)
Custo: 50.500 milhas
Classe: Executiva

Bruxelas (BRU) x Colombo (CMB)
Custo: 77.000 milhas
Classe: Executiva


Comparando emissões

A Etihad também disponibiliza seus voos para resgates no AAdvantage, cujas milhas também podem ser ganhas através de gastos em cartão de crédito – no caso, o co-branded com o Santander. em se tratando de dois programas cuja principal forma de acúmulo é semelhante, é válido compararmos os valores brutos de emissão para os trechos.

Então confira abaixo os mesmos voos com a Etihad se resgatados no AAdvantage:

Abu Dhabi (AUH) x Nova York (JFK)
Custo: 40.000 milhas
Classe: Econômica

Neste primeiro exemplo, o valor bruto em milhas fica cerca de apenas 7% inferior no AAdvantage. No entanto, as taxas cobradas pelo programa da American Airlines são consideravelmente mais baixas, algo recorrente também no restante dos exemplos.

Paris (CDG) x Abu Dhabi (AUH)
Custo: 42.500 milhas
Classe: Executiva

Na comparação, o programa da American Airlines apresenta então um desconto de cerca de 10,5% em relação ao Flying Blue para este trecho entre Europa e Oriente Médio.

Abu Dhabi (AUH) x Jacarta (CGK)
Custo: 40.000 milhas
Classe: Executiva

Já para este voo entre Oriente Médio e sudeste Asiático, o desconto chega a quase 21% do valor cobrado pelo Flying Blue.

Bruxelas (BRU) x Colombo (CMB)
Custo: 42.500 milhas
Classe: Executiva

Neste exemplo, o fato de o AAdvantage categorizar o Sri Lanka na região do Subcontinente indiano ajuda então a deixar este resgate descontado em quase 45% em relação ao Flying Blue.


Desconto em hotéis, seguro viagem e mais

Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto na Hoteis.com, Ciclic e Nomad. Além disso, saiba o que não pode faltar na hora de voar na Checklist do PP!


Comentário

A cooperação entre duas companhias aéreas ou mais é sempre benéfica em termos de troca de experiências e estrutura e isso tende a ser sempre um diferencial a quem voa com elas. No caso dessa parceria, vale lembrar que passageiros das duas companhias agora terão mais assentos à sua disposição, pois a Etihad já voa de Abu Dhabi para Paris e Amsterdã, assim como Air France e KLM.

No que tange aos programas de fidelidade, o acordo de reciprocidade é uma ótima notícia para passageiros com bilhetes pagantes e que almejam construir saldo em outro programa. Todavia, em termos de resgates, opções como o AAdvantage continuarão sendo escolhas com maior potencial de extração de valor de suas milhas.

O que achou da novidade? Você pode ler o comunicado oficial neste link.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 500 pontos extras na hora!
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Hotéis
Hotéis5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2025!
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.