Iberia Plus muda sua tabela de resgate sem aviso prévio

O programa de fidelidade Iberia Plus mudou sua tabela de resgate para parceiras sem aviso prévio. Lógico que a nova tabela não está favorecendo os usuários, o que tem sido típico ultimamente das cias aéreas.

Para quem não sabe a Iberia e a British usam “Avios” (nomenclatura usada para as milhas deles). O programa atualmente é baseado em distância, ou seja, quanto menor o vôo e menos conexão o itinerário tiver, menos “Avios” você irá gastar.

Comparando as tabelas antigas e novas, podemos analisar as desvantagens desta mudança.

Veja que a quantidade de Avios depende da distância entre a origem e destino. A grande vantagem era nos vôos curtos de até 650 milhas, você conseguia emitir por apenas 4.500 Avios um trecho – uma verdadeira barganha.

passageiro de primeira avios

Agora vamos olhar na tabela nova: o mesmo vôo vai custar 19.500! Quase 350% de aumento!

passageiro de primeira avios

Para nós que moramos no Brasil, um vôo entre São Paulo, BH, Rio, Brasilia e Miami na Business custava 50k Avios o trecho e agora vai custar 88.500, uma aumento também significativo, chegando a ser mais caro que emitir pelo próprio TAM Fidelidade. Já a Primeira Classe que era 75k por trecho entre Brasil e EUA, agora passou a ser 124.500.

Para resgates na American Airlines a Iberia tem uma tabela separada, porém a única diferença é que nos vôos de até 600 milhas, a classe executiva vai custar 37.500 ao invés de 35.500.

Esta nova tabela está valendo somente para resgates nas cias parceiras da oneworld usando o programa da Iberia Plus, mas como a British também faz parte da mesma holding e usa da mesma moeda para seu programa fidelidade, acredito que seja questão de tempo até ela ajustar sua tabela também. Como a British ainda não mudou a tabela, você ainda tem a chance de mandar seus Avios pra lá, já que esta transação não tem custo. Para saber como fazer, clique aqui.

Se for usar o programa da British e quiser saber quantos AVIOS vai gastar em um resgate, clique aqui.

Aparentemente pelo o que pude analisar até agora, se você for fazer resgates na própria Iberia ou na British (usando o programa Iberia Plus) ainda prevalece o valor da tabela antiga, já que é uma outra tabela para resgate.

No Brasil o HSBC e The Platinum Card mandam pontos para o Executive Club da British e o Santander e o The Platinum Card para a Iberia.

Acho um ABSURDO e completa falta de respeito os programas mudarem suas tabelas sem antes avisar os usuários para que nós possamos planejar os resgates com antecedência.

Aliás está cada dia pior o mundo das milhas onde os programas vem sido reformulados de uma forma nada vantajosa para o lado do consumidor. Sinceramente não sei onde vamos parar!

ATUALIZAÇÃO DO POST – 25/08 – Pessoal ontem antes de fazer o post eu não tinha testado fazer pesquisa pelo site da Iberia, somente tinha visto a tabela. Agora de manhã fiz um simulação e o preço continua o antigo, vejam:

iberia plus passageirodeprimeira iberia plus passageirodeprimeira iberia plus passageirodeprimeira

Então não sei se a Iberia está pretendendo mudar e ainda está fazendo adaptações, ou se realmente é um erro. Vamos aguardar pra ver!