Fala pessoal! Me chamo Rodrigo, faço parte da equipe do Passageiro de Primeira e vou compartilhar com vocês como foi o meu voo entre Lisboa e Campinas/Viracopos, viajando na Classe Executiva do Airbus A330neo, da Azul.
Vôo Azul AD8751 – 08/08/2022
Lisboa (LIS) ✈ Campinas (VCP)
Assento: 1F – Classe Executiva
Partida: 10:00 / Chegada: 16:00 / Duração: 10h00
Aeronave: Airbus A330neo
☞ pular para…
Aeroporto e embarque
Como o embarque do voo estava previsto para às 9 horas da manhã, cheguei ao aeroporto por volta das 7h e me dirigi diretamente ao check-in da Azul, que é localizado no Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa. Por estar viajando na Classe Executiva, pude utilizar a fila preferencial, portanto fui atendido sem grandes esperas. Além de passageiros viajando na business, clientes TudoAzul Diamante e Safira também podem utilizar este serviço.
O procedimento de check-in foi rápido e prático, sem grandes problemas. Porém, recebi uma notícia que não agrada a ninguém: a Azul estava sem nenhum lounge no aeroporto de Lisboa naquele momento. Como não sabia disso, confesso que fiquei decepcionado, mas bola pra frente! De qualquer modo, fui instruído a partir diretamente para o meu portão já que, por conta das longas filas que o aeroporto da capital portuguesa vem enfrentando neste verão, a previsão de espera no raio-x e alfândega era de quase 1 hora.
Feitas todas as burocracias e comprinhas no Dutyfree, chegou a hora de ir para o portão de embarque, N45. E lá estava o Airbus A330neo, batizado de Gigante Azul, que me levaria até Campinas!
Matrícula: PR-ANW
Idade: 2 anos
O embarque da Azul é realizado por seções e foi feito de maneira organizada. Passageiros viajando na Classe Executiva embarcam pela zona “B”, logo após o embarque de pessoas que requerem assistência.
Classe Executiva
A Classe Executiva da Azul no Airbus A330neo tem capacidade para acomodar 34 passageiros, na configuração 1-2-1. Além da business, a aeronave tem mais uma classe de serviço, a econômica.
Se você viaja acompanhado(a), as poltronas localizadas no centro da aeronave (E e F) são as melhores opções. Se viaja sozinho(a), recomendaria escolher as fileiras ímpares nas laterais da aeronave (A e K). Repare que as poltronas de número ímpar estão perto das janelas, já as pares mais próximas ao corredor, tornando o assento menos privativo.
Como viajei acompanhado, optei por sentar nas fileiras centrais. Essa era a minha poltrona: 1F.
Nos assentos da executiva da Azul, projetados pela Recaro, o televisor é localizado logo à sua frente, e pode ser liberado e ajustado puxando uma alavanca. Ao lado da tela individual, é possível encontrar um gancho para casacos:
Repare que alguns assentos nas fileiras centrais da aeronave são grudados, ou seja, você viaja colado ao seu vizinho. Se você estiver acompanhado, isso é ótimo, mas se viaja sozinho, eu evitaria este assento. Apesar de haver a possibilidade de utilizar um divisor de privacidade, ele é pequeno e não muito efetivo. Aproveito para mostrar como fica o assento na posição cama:
A poltrona na posição cama é bem confortável, achei ela espaçosa e macia (é possível ajustar o encosto da lombar, de acordo com a sua preferência). Para mim, a única desvantagem deste assento é o encosto para os pés, que é um pouco estreito, mas nada que atrapalhou a viagem:
Assento com a mesa de refeições aberta – é difícil levantar-se durante as refeições:
Agora, vamos falar sobre algumas características da poltrona. Ele possui uma luz de leitura individual ajustável, controle da televisão e um mini “porta trecos”:
No console lateral estão: controles do assento (posição e luzes), mesa de refeições, tomada universal, entrada USB e entrada para fones de ouvido. Há também um compartimento “porta sapatos” perto do piso – muito útil!
Entretenimento de bordo
Materiais de leitura
No “bolsão” de literatura – encontrado no console lateral – encontrei a revista de bordo da Azul e o folheto que contém as instruções e segurança da aeronave.
Confesso que adoro ler a revista de bordo da empresa, então adorei encontrar a versão física dela.
Tela individual
Todos os assentos da aeronave são equipados com uma tela de entretenimento individual e touchscreen. Nelas, os passageiros podem encontrar diversas opções de entretenimento e informações sobre a viagem.
As opções do entretenimento de bordo incluem:
- Mapa e informações do voo;
- Filmes;
- TV e séries;
- Opções de áudio – músicas e podcasts;
- Área para crianças; e
- Jogos.
O entretenimento de bordo da Azul no A330neo é moderno e bem atualizado. Como a aeronave é muita nova, ela conta com uma tela responsiva e com ótima definição. Como um AvGeek, minha ferramenta favorita de entretenimento foi o mapa de voo – que te permitia navegar pelo globo e observar o progresso da viagem de diferentes ângulos e pontos de vista.
O Voo
Agora, vamos falar sobre a parte mais importante! Vou contar para vocês todos os detalhes do voo e do serviço de bordo oferecido pela Azul neste voo de Lisboa para Campinas.
Embarque e primeiras impressões
Embarcado, me dirigi a minha poltrona, 1F. Lá, encontrei alguns itens me esperando: Roupa de cama (travesseiro e coberta), fones de ouvido noise cancelling e amenity kit.
A roupa de cama, além de super confortável, segue o padrão de cores da Azul. O fone de ouvido, que era noise cancelling, funcionava bem e realmente reduzia a quantidade de ruído.
O amenity kit da Azul foi uma surpresa super agradável. Achei ele bem completo e com um item que nunca havia visto: um identificador de bagagem com o branding da Azul! Se pararmos para pensar, esse é um gesto modesto, porém muito efetivo da empresa – o passageiro sai feliz por ganhar um luggage tag super legal e a empresa se beneficia de marketing gratuito, com o viajante levando sua marca para aeroportos ao redor do mundo tudo. Bravo, Azul!
Ainda durante o embarque, os comissários ofereceram três opções de welcome drink: espumante, água ou suco de laranja acompanhados por um saquinho de amendoins japoneses – optei pela água.
Cardápio
Recebi um menu que continha todas as refeições que seriam servidas ao longo da viagem:
Almoço
O serviço de bordo começou cerca de 40 minutos após a decolagem. Os pedidos foram retirados ainda em solo, portanto o processo foi todo muito ágil.
Para começar, recebi uma toalha refrescante.
Logo, escolhi as minhas bebidas: água e um vinho português – Cadão Branco Reserva 2018. Neste momento, também recebi um mix de nuts como aperitivo:
Depois, a tripulação aproveitou para montar a mesa, com uma toalha branca para forrá-la. Como estava na primeira fileira, fui o primeiro a receber a bandeja com a minha refeição. Reparem no saleiro e pimenteiro clássico da Azul, uma homenagem super simpática ao Brasil, um verde e o outro amarelo:
Na bandeja estavam os talheres (embrulhados no guardanapo), um pratinho com manteiga, outro para o pão e o prato principal. Na Azul, à parte do mix de nuts e sobremesa, o serviço de bordo é realizado apenas em uma etapa.
Para mim, em um voo diurno, ele deveria idealmente ser realizado em partes. Como não há pressa para dormir, o passageiro tem a oportunidade de aproveitar uma refeição mais elaborada e com mais tranquilidade. Seria interessante ver a Azul adotando a prática de muitas empresas (como American), que oferecem esse serviço express sob demanda.
Como prato principal optei pelo Tornedor Grelhado com molho de pimenta-preta acompanhado de batata assada, abobrinha e cenoura sauté:
Eu optei por “pular” a entrada, mas tirei uma foto da como ficaria a bandeja com a refeição completa. Neste caso, com o Mix de folhas e tomates-cereja vermelho e amarelo:
Assim que acabei, chegou a hora da sobremesa e do café! Eu comi o prato de frutas, mas também tirei a foto do famoso sundae da Azul, com cobertura de chocolate, farofa doce e castanhas de caju:
O serviço de bordo principal da Azul foi excelente. Os tripulantes foram extremamente atenciosos, passando pela cabine constantemente para ver se tudo estava bem e fazer o refil de bebidas. Apesar de ter tido experiências incríveis com companhias aéreas internacionais, confesso que não há nada como voar em uma empresa com tripulação brasileira!
Durante o voo
Antes de finalizar o serviço de bordo, os comissários passaram pela cabine com garrafinhas de água para que os passageiros pudessem manter-se hidratados durante todo o percurso. Reparem no recado simpático que vem na garrafinha (que é azul, por sinal):
Eu confesso que nem vi o voo passar… Entre as sonecas e o sistema de entretenimento de bordo, a viagem toda me pareceu super rápida. Dormi, no total, cerca de 4 horas.
Durante o voo, a tripulação montou na galley um walk-up bar com água, sucos e café:
Em algum momento durante o trajeto, a tripulação passou pela cabine com os famosos snacks da Azul. No meu caso, pedi as batatinhas chips e os cookies integrais, além de um café, que foi preparado pela tripulação na galley:
Segundo serviço de bordo
Faltava 1 hora e 45 minutos para o pouso quando o serviço de bordo começou. Como esperado, esta refeição antes do pouso costuma ser mais simples, servida da maneira “express” – tudo em uma única bandeja. Recebi uma toalha refrescante e minha escolha de bebida: água e café.
Só havia uma opção para esta refeição, uma quiche lorraine, que vinha acompanhada de cogumelos sauté. O prato veio acompanhado de um pão, manteiga e um pratinho de frutas.
Emissão
Para emitir este bilhete, utilizei as minhas milhas do programa TudoAzul e fiz a compra através do site da empresa:
Só ida, Lisboa – Campinas
Milhas: 150.000
Taxas: R$177,51
Comentário
Bom pessoal, o que acharam do voo? Eu confesso que estava muito ansioso para voar com a Azul experimentar sua Classe Executiva!
No geral, a experiência com a empresa me agradou muito. Comissários atenciosos (um agradecimento especial para a Miuly, que cuidou muito bem de mim durante a viagem), serviço de bordo de qualidade e cabine confortável. Com certeza, incluirei a Azul nos meus planos para viajar entre a Europa e o Brasil no futuro.
E aí? Já voou na Executiva da Azul? Como foi a sua experiência?
Avaliação
- Check-in:
- Embarque:
- Poltrona:
- Atendimento:
- Refeição:
- Entretenimento de bordo:
- Amenity Kit:
- Internet:
- Pontualidade:
- Limpeza:
8.6