O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou que o Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA), em Porto Alegre, vai retomar o procedimento de embarque e desembarque de passageiros na primeira quinzena de julho. A partir do terminal, os passageiros devem ser levados de ônibus para a Base Aérea de Canoas, onde funciona a pista de pousos e decolagens.
Reabertura para embarque e desembarque
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, os voos continuarão sendo realizados no aeródromo militar até que a pista de pouso e decolagem do Aeroporto Salgado Filho seja liberada. Os serviços de check-in, embarque e desembarque, que atualmente estão sendo efetuados no terminal ParkShopping Canoas, serão transferidos para o aeroporto da capital gaúcha.
De acordo com o governo, a operação vai utilizar um espaço do terminal de passageiros que não foi impactado pela enchente. A Fraport, concessionária que administra o aeroporto, informou que mais detalhes sobre o atendimento serão divulgados no dia 08 de julho.
A medida vai viabilizar que embarques, desembarques e procedimentos de segurança sejam realizados para um número maior de passageiros, considerando o aumento de voos projetados para a Base Aérea de Canoas.
Aeroporto fora de operação
Vale lembrar que o Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA) está sem receber voos desde 03 de maio, quando a cidade foi atingida por fortes temporais. Nos dias seguintes, a pista e o térreo do prédio do aeroporto foram afetados pela enchente, ficando alagados por semanas.
Durante este período, a Base Aérea de Canoas se preparou para receber voos comerciais. Um shopping do município vizinho têm funcionado como ponto de embarque e desembarque, onde as operações de check-in estão sendo realizadas desde 27 de maio.
Apesar de ter passado por uma limpeza na última semana, o Aeroporto de Porto Alegre ainda não tem data prevista para reabertura.
Ampliação de voos na Base Aérea
O Ministério de Portos e Aeroportos também anunciou a ampliação cinco para sete voos diários na Base Aérea de Canoas. O número de voos semanais vai subir, assim, de 70 para 98, entre pousos e decolagens. O acréscimo representa um complemento nas ofertas entre 17h35 e 21h.
A operação noturna será possível a partir da instalação de torres de iluminação e da revisão da estrutura da Base Aérea. As companhias Azul, GOL e LATAM estão operando voos em Canoas desde o início da operação provisória no local.
Comentário
A notícia é boa, já que, aos poucos, o Aeroporto Internacional Salgado Filho vai retomando frações de suas operações, principalmente num cenário onde um shopping tem sido improvisado como base para check-in, desembarque e procedimentos de segurança.
Ainda não há previsão de quando pousos e decolagens poderão ser realizados no aeroporto, mas felizmente, as operações na Base Aérea de Canoas, ainda que como uma solução paliativa, poderão seguir com mais fluidez com a novidade.
Caso você tenha voos marcados para o Rio Grande do Sul, recomendamos que fique atento às notificações das companhias para eventuais atualizações de embarque e desembarque.
Veja aqui o comunicado do Ministério de Portos e Aeroportos na íntegra.