No último dia 1º, a Japan Airlines operou um voo de Osaka a Xangai usando combustível sustentável de aviação (SAF), feito a partir de óleo de cozinha reciclado. A ação faz parte do projeto Fry For Flight, que promove a reciclagem e a descarbonização no Japão por meio de combustíveis alternativos e outras medidas. Saiba mais!
Combustível a base de óleo de cozinha
A JAL operou pela primeira vez um voo comercial com combustível sustentável de aviação (SAF), produzido em massa no Japão. O voo JL891 partiu do Aeroporto Internacional de Kansai com destino a Xangai Pudong, marcando um passo importante no que diz respeito a uma aviação mais sustentável.
O SAF utilizado foi fornecido pela Saffaire Sky Energy LLC, primeira empresa no Japão a obter certificação internacional por seu valor ambiental como fabricante do produto. O combustível foi produzido em larga escala na unidade localizada na Refinaria Sakai da Cosmo Oil, na cidade de Sakai, Osaka.
Com o sucesso do voo de estreia, a JAL inaugurou a cadeia de suprimentos doméstica de combustível sustentável de aviação no país. A iniciativa representa um avanço significativo rumo à descarbonização do setor aéreo japonês, promovendo o uso de recursos recicláveis.
O que é SAF?
O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é uma alternativa ao querosene tradicional, produzido a partir de matérias-primas renováveis, como óleo de cozinha usado, resíduos urbanos e biomassa, incluindo a cana-de-açúcar. Além de ser compatível com as aeronaves e a infraestrutura existentes, ele pode ser usado sem necessidade de adaptações técnicas.
Um dos principais benefícios do SAF é a significativa redução de emissões de CO₂, que pode variar entre 60% e 80% ao longo de todo o seu ciclo de vida. Por isso, seu uso é considerado essencial para a descarbonização da aviação.
No entanto, a oferta do combustível ainda é bastante limitada, e os custos para sua produção são altos. Para superar esses desafios é fundamental que companhias aéreas e refinarias de petróleo trabalhem juntas.
Projeto Fry to Flight
O Projeto Fry to Flight, algo como “Fritar para Voar”, visa criar um mundo onde as aeronaves voem usando exclusivamente o SAF. Uma grande quantidade de óleo de cozinha usado é necessária para fornecer o combustível em larga escala, que geralmente é descartado.
Para abordar essas questões, empresas participantes, governos locais e organizações que apoiam o projeto estão colaborando para impulsionar a coleta de óleo de cozinha usado de residências e empresas, promovendo atividades de conscientização sobre a reciclagem do material.
O Fry to Flight visa criar oportunidades na promoção e circulação de recursos para a descarbonização no Japão. Inicialmente com 29 membros, o projeto já se expandiu para mais de 200 empresas e governos locais. E no futuro, a ação continuará a aprofundar o tema entre empresas e governos para aumentar progressivamente o uso de SAF no Japão.
Comentário
Notícia de extrema relevância que aborda o futuro da aviação comercial. A operação SAF marca um avanço importante na descarbonização do setor aéreo no Japão. Vale lembrar que outras aeronaves já operaram voos com o uso de SAF, como a Emirates e a Virgin.
Apesar do progresso, o uso do SAF ainda enfrenta desafios, e a cooperação entre companhias aéreas, refinarias e governos será essencial para ampliar o uso desse combustível e tornar a aviação mais sustentável e preservando o meio ambiente.
O que achou da JAL voar com combustível sustentável? Compartilhe sua opinião nos comentários.