Boa notícia para o viajante brasileiro! A Lufthansa retomou, em 27 de outubro, as operações da rota ligando os aeroportos de Munique (MUC) e Guarulhos (GRU). A rota, que inicialmente estava programada para acontecer de forma sazonal, durante o verão do Hemisfério Sul, será operada de forma permanente, de acordo com a companhia.

“Reforçar a ligação direta entre São Paulo e Munique é conectar, de forma ainda mais eficiente, dois polos fundamentais para o desenvolvimento econômico e para a inovação. Essa rota atende tanto ao viajante de negócios quanto ao turista que busca uma experiência cultural única na Europa”, declarou Katrin Dalibor, Diretora Sênior de Vendas para América Latina e Caribe do Lufthansa Group.
Retomada de voos entre Munique e São Paulo pela Lufthansa
Inicialmente, a rota estava prevista para acontecer de forma sazonal, durante o verão do Hemisfério Sul (Inverno do Hemisfério Norte). Tanto que, quando anunciada, a programação da operação era para acontecer entre os dias 27 de outubro de 2025 até 27 de março de 2026.
Contudo, em recente atualização da companhia alemã, a rota será operada permanentemente, alcançando o segundo destino direto da Lufthansa em São Paulo (junto com a rota para Frankfurt).
Os voos são operados nos seguintes dias e horários:
São Paulo (GRU) x Munique (MUC)
Dias da semana: Segundas, quartas e sábados
Horário de saída: 22h05
Horário de chegada: 9h05 (horário local)
Munique (MUC) x São Paulo (GRU)
Dias da semana: Segundas, quartas e sábados
Horário de saída: 7h45
Horário de chegada: 20h15 (horário de Brasília)
A partir do hub de Munique, os passageiros brasileiros poderão aproveitar conexões rápidas para dezenas de destinos em toda a Europa, Oriente Médio e Ásia, incluindo Zurique, Viena, Praga, Milão, Atenas, Tel Aviv, Dubai, Tóquio e Seul.
O A350-900 da Lufthansa
O A350-900 da Lufthansa acomoda 293 passageiros com 48 assentos na Business Class, 21 na Premium Economy e 224 na Economy Class. Trata-se da aeronave bimotora de longo curso mais moderna e ecológica do mundo. Ela consome 25% menos querosene, gera 25% menos emissões e é significativamente mais silenciosa durante a decolagem e o pouso do que as aeronaves comparáveis. Mais de 20 equipamentos deste modelo estão atualmente alocados ao hub da Lufthansa em Munique.

- Business Class
A cabine possui o layout 2-2-2 com assentos flat-bed. Entre os destaques, uma área de self-service com lanches e bebidas disponíveis ao longo do voo.

- Premium Economy
Os assentos na Premium Economy estão dispostos no layout 2-3-2 com braços não removíveis.

- Economy
Já a Economy tem o layout 3-3-3. A cabine é decorada em tons de azul e conta com assentos ergonômicos, com mais espaço para os passageiros e suas bagagens.

Como é voar nessa rota?
A equipe do PP já voou na Classe Executiva dessa rota e fez alguns reviews detalhados, que você pode conferir nas duas matérias abaixo:
- Classe Executiva da Lufthansa no A350-900 – A volta do voo entre São Paulo para Munique
- Classe Executiva da Lufthansa no A350-900 – Munique para São Paulo
Conheça Munique
Munique, a vibrante capital da Baviera, encanta com sua combinação única de tradição e modernidade. Conhecida mundialmente pelo Oktoberfest, saiba que a cidade oferece muito mais do que só cerveja e festas. Sua rica história, cultura, gastronomia e juventude empreendedora fazem de Munique um destino imperdível na Alemanha.

Fundada em 1158, Munique possui uma história refletida em sua arquitetura e pontos turísticos. O imponente Neues Rathaus (Nova Prefeitura), com seu famoso carrilhão Glockenspiel, domina a Marienplatz, a praça central da cidade. Já o Residenz, antigo palácio dos reis bávaros, mostra aos visitantes como era a vida séculos atrás naquelas terras.
Para continuar lendo sobre a capital alemã, acesse o conteúdo completo na Travel. Já para conferir o guia de bolso sobre Munique, clique aqui.
Comentário
Excelente notícia para o viajante brasileiro, uma vez que ele ganha mais uma oportunidade de chegar à Europa de maneira direta. Munique é uma das principais cidades europeias, rica em história, cervejarias e festas – sendo o lar da famosa Oktoberfest.
Além disso, a região da Baviera é uma das mais visitadas da Alemanha, com bastante ligação ao automobilismo, sendo sede de duas das principais montadoras alemãs: Audi e BMW.
Para quem pensa em usar a Alemanha como porta de entrada à Europa, Munique fica em uma localização estratégica, perto de destinos de inverno, como Innsbruck e Salzburg, na Áustria, e Zurique, na Suíça.
O que achou da novidade?